Redução do ISP da gasolina a 1 de janeiro de 2019

Atualidade

Por Auto Foco 05-12-2018 10:56

A taxa adicional ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) para a gasolina vai baixar três cêntimos a partir do dia 1 de janeiro do próximo ano, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

Pode ler-se no documento que o mesmo “fixa as taxas unitárias de ISP para o ano de 2019, reduzindo em três cêntimos por litro a taxa do ISP sobre a gasolina, que corresponde à diferença que ainda se mantinha aos valores que vigoravam no início do ano de 2016”.

O Governo refere que, após portaria de fevereiro de 2016, as taxas unitárias do ISP foram atualizadas em 0,06 euros por litro, e a partir de 2017, “definiu-se o caminho da convergência das taxas de imposto sobre a gasolina e gasóleo”.

Recorda o executivo, que, desde então, “tem vindo a proceder a uma descida progressiva da tributação sobre a gasolina, com contrapartida na subida da tributação do gasóleo, visando a convergência da tributação destes dois combustíveis”.

Em 29 de outubro, o ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou na Assembleia da República a descida do ISP, adiantando que seria reposto o nível fiscal que vigorava antes do último aumento em 2016.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade