Mercedes AMG GT R PRO: 'especial de corrida'

Atualidade

Por Auto Foco 04-12-2018 15:04

A edição limitada AMG GT R PRO é desenvolvida especialmente para pista, através de tecnologia e ensinamentos recolhidos da experiência da Mercedes no desporto automóvel, nomeadamente nas categorias GT3 e GT4, nas áreas da suspensão, da construção com baixo peso, na aerodinâmica e na imagem.

A nova suspensão AMG permite mais opções para uma configuração à medida de um determinado circuito. Tal como no desporto automóvel, o condutor/piloto não só poderá ajustar mecanicamente a pré-carga da mola, como também poderá agora ajustar a compressão e o retorno dos amortecedores. O eixo dianteiro está equipado com uma barra de torção ajustável construída em fibra de carbono de baixo peso, enquanto o eixo traseiro, construído em aço, é igualmente ajustável e também permite reduzir o peso devido à sua estrutura oca.

O AMG GT R PRO dispõe de rótulas esféricas Uniball no triângulo inferior da suspensão do eixo traseiro e também nos triângulos superiores da suspensão. As rótulas esféricas Uniball são mais resistentes ao desgaste do que as rótulas convencionais utilizadas nos triângulos da suspensão e, devido ao seu design, não têm folga, o que significa que os ângulos de sopé e de avanço não variam mesmo quando o modelo é sujeito a elevadas cargas.

O painel em fibra de carbono na secção inferior traseira da carroçaria também contribui para a elevada precisão do comportamento. Este elemento de baixo peso e rígido aumenta a rigidez estrutural da secção traseira e acrescenta ainda mais estabilidade à carroçaria. Os apoios dinâmicos do motor e da caixa de velocidades controlados eletronicamente, também foram aperfeiçoados.

O equipamento de série do AMG GT R PRO inclui Track Package, constituído por um sistema de proteção contra o capotamento, cintos de segurança de quatro pontos para o condutor e passageiro dianteiro, e um extintor de incêndio de 2 kg (equipamento para ser utilizado exclusivamente em pista).

Além de um conjunto de componentes em fibra de carbono, a redução de peso é obtida com componentes em fibra de carbono e pelo sistema de travões compósitos cerâmicos de série de elevado desempenho, exclusivamente com pinças de travão pintadas a preto, e também pelos bancos AMG envolventes construídos em fibra de carbono. As jantes forjadas AMG Performance de 5 raios duplos e baixo peso são exclusivamente pintadas em cinza titânio.

As lamelas nas asas dianteiras permitem ventilar efetivamente as cavas das rodas e consequentemente contribuem para reduzir a força ascendente no eixo dianteiro. Na secção traseira, o elemento aerodinâmico em fibra de carbono em ambos os guarda-lamas sobe praticamente até ao nível dos farolins traseiros. A interligação de todas estas medidas permite reduzir significativamente a força ascendente no eixo dianteiro sem afetar negativamente as condições aerodinâmicas no eixo traseiro. Além disso, a asa traseira está equipada com um spoiler, que aumenta a força descendente no eixo traseiro e agora assenta nos suportes em alumínio.

O estatuto especial é também salientado pelos elementos de revestimento exterior com faixas desportivas sobre o capot, tejadilho e tampa da bagageira, bem como ao longo das laterais do veículo. Estes elementos de revestimento são de cor verde-claro exclusivamente em combinação com a pintura cinza selenite. Para todas as restantes versões de cor, as faixas são fornecidas em cinza escuro mate. Como opção, os elementos de revestimento exterior também podem ser omitidos completamente.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade