Todas as ajudas à condução num Fiat 500 elétrico

Atualidade

Por Auto Foco 10-01-2019 15:24

O Fiat 500e, versão elétrica do citadino italiano (que não é comercializada em Portugal), parece ter tudo para fazer sentido comercialmente, mas a verdade é que a Fiat-Chrysler perde cerca de 20 mil dólares (17,4 mil euros) em cada unidade que produz.

Talvez para valorizar Fiat 500e perante o consumidor, a Harman International, empresa que é propriedade da Samsung, concebeu um estudo baseado naquele modelo que é um autêntico concentrado de tecnologias, e exibe-o no CES - Feira de Eletrónica de Consumo, em Las Vegas.

A empresa levou ao certame um concept do Fiat 500e com um conjunto aprimorado de tecnologias apoiadas por inúmeros sensores, câmaras, radares que permitem ao veículo a ampla monitorização do meio envolvente, tornando-o um verdadeiro rastreador.

Desde logo, uma câmara que substitui os espelhos retrovisores, segundo a Harman, com a capacidade de exibir o ângulo morto, suprimindo assim o dispositivo convencional de alerta que já é comum nos automóveis de hoje. A esta função, acrescenta-se a de assistência à transposição involuntária da faixa de rodagem e de aviso para a iminência de uma colisão à retaguarda.

O concept do 500e dispõe de uma câmara frontal que permite, com a integração de um radar de longo alcance (LiDAR), detetar veículos à frente e mantenha uma distância segura enquanto estiver em movimento.

O estudo inclui um sistema de monitorização no interior do veículo que recorre a sensores para ‘observar’ o condutor, captando o movimento dos olhos, a posição da cabeça e o diâmetro da pupila, para prevenir situações de fadiga durante a condução. A tecnologia também pode analisar o ritmo cardíaco ou respiratório dos passageiros “para fornecer sinais biométricos de segunda ordem, como atividade emocional e carga cognitiva”.

Por que isso é necessário? Bem, a Harman diz que a monitorização do condutor será fundamental para o sucesso dos veículos semiautónomos da categoria 3 no futuro, já que permitirá que as viaturas avaliem se o indivíduo está apto para assumir, a todo o momento, a condução.

tões de transmissão agora.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade