Eis o que 'aguenta' a inovadora pinça de travão do Chiron

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Por Auto Foco 04-02-2019 19:03

A Bugatti produziu o maior componente em titânio impresso em 3D de sempre: uma nova pinça de travão para o Chiron.

O fabricante de automóveis de luxo francês tem estado a desenvolver a nova maxila para o sistema de travagem do seu superdesportivo e num recente vídeo mostrou como o componente é submetido, até aos limites, em testes ainda laboratoriais.

Como o Chiron pode superar facilmente os 400 km/h, durante testes recentes à nova pinça de travão a Bugatti simulou o funcionamento deste componente ao ser submetido a uma travagem a fundo a 375 km/h.

O resultado é o que se vê nas imagens: o disco fica incandescente, a temperaturas superiores a 1000 graus Celsius, implicando elevadíssima resistência às pinças, o que motivou a Bugatti a concebê-las em titânio, através de um inovador processo de impressão em 3D. Os responsáveis pela sua criação são quatro lasers de 400 watts que, ao longo de 45 horas, depositam-lhe 2213 camadas de pó de titânio.

A nova pinça de travão da Bugatti dispõe de oito pistões, mede 16 polegadas de diâmetro, pesa apenas 2,9 kg, tornando-a 40% mais leve do que os atualmente usados pelo Chiron, e pode suportar até 125 kg de força por milímetro quadrado.

A Bugatti ainda não revelou quando é que o Chiron estará disponível com as novas maxilas e se serão de série ou opcionais.

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