Estudo revela: autonomia dos elétricos desce 'a pique' com o frio

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Por Auto Foco 08-02-2019 19:27

Um estudo promovido pela Associação Automóvel dos Estados Unidos - American Automobile Association (AAA) -, conclui que a capacidade da bateria de cinco automóveis elétricos diminui bastante a temperaturas negativas (-6,6 °C), provocando consequente redução da autonomia dos veículos de 41%, em média. Na referida experiência verificou-se igualmente que a quebra de autonomia acentua-se, principalmente, devido ao funcionamento do sistema de climatização do habitáculo.

O estudo, que examinou cinco veículos elétricos distintos: BMW i3s (ano de produção: 2018), Chevrolet Bolt (2018), Nissan Leaf (2018), Tesla Model S 75D (2017) e Volkswagen e-Golf (2017), revela que as temperaturas baixas têm um impacto negativo mais acentuado do que as altas na autonomia das baterias do que as altas. Com o mercúrio do termómetro a 35 °C, com o ar condicionado acionado para refrescar o interior dos automóveis elétricos analisados, a autonomia das baterias diminuiu em média 17%.

Quando a climatização está desligada as quedas são muito menos importantes, a temperaturas de -6 ° C, a autonomia baixa 12%, enquanto a 35 ° C, cai apenas 4%.

Observou-se que o BMW i3s teve o pior desempenho sob temperaturas baixas (-6,6 °C) com o ar condicionado ligado, perdendo mais de 50% de autonomia com uma carga completa da bateria. O compacto elétrico da marca de Munique também apresentou a pior performance com temperaturas elevadas (35 °C), baixando mais de 20%.

No outro lado oposto, o Nissan Leaf apresentou a melhor resultado, apresentando perdas inferiores em temperaturas extremas (31% muito fria e 12% muito quente), também com o A/C ligado.

Eis os resultados do teste - com A/C ligado:

BMW i3s

Perda de autonomia com -6,6 °C: 50,5%

Perda de autonomia com 35 °C: 21%

Chevrolet Bolt

Perda de autonomia com -6,6 °C: 46%

Perda de autonomia com 35 °C: 29%

Nissan Leaf

Perda de autonomia com -6,6 °C: 31%

Perda de autonomia com 35 °C: 12%

Tesla Model S 75D

Perda de autonomia com -6,6 °C: 38%

Perda de autonomia com 35 °C: 16%

VW e-Golf

Perda de autonomia com -6,6 °C: 36%

Perda de autonomia com 35 °C: 18%

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