Hyundai com chave digital no 'smartphone'

Atualidade

Por Auto Foco 12-03-2019 14:30

A Hyundai anunciou o desenvolvimento de uma ‘chave digital’ que permite ao utilizador destrancar e ligar o seu automóvel através do seu smartphone. O novo sistema eletrónico pode ser transferido através de uma aplicação de telemóvel e utilizada por um máximo de quatro pessoas autorizadas, substituindo assim a chave física tradicional nos veículos da marca Hyundai.

A tecnologia Near Field Communication (comunicação de curto alcance, NFC) deteta a presença de um telemóvel autorizado com chave digital junto da porta do veículo. A antena NFC para identificação da entrada está localizada nos puxadores das portas do condutor e do passageiro da frente, encontrando-se a antena destinada a ligar o veículo na estação de carregamento sem fios.

Após destrancar o veículo, o utilizador pode ligar o motor ao colocar o smartphone na estação de carregamento sem fios, que se encontra na consola central, e premindo o botão Start/Stop no tablier.

As preferências do utilizador são memorizadas pelo veículo. Quando a chave é reconhecida, essas preferências são ajustadas automaticamente – incluindo a posição dos espelhos, dos bancos e do volante, bem como os comandos dos sistemas de áudio, vídeo e navegação (AVN) e o Head-Up Display.

A chave digital da Hyundai pode ser utilizada para controlar remotamente sistemas selecionados do veículo através de um smartphone. Com a comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), o utilizador pode trancar e destrancar o veículo, ativar o alarme e ligar o motor.

O nível de acesso a diferentes funcionalidades do veículo pode ser adaptado a cada utilizador, durante um determinado período de tempo. O proprietário do veículo pode predefinir a duração da utilização do veículo ou limitar o seu uso a apenas algumas funcionalidades em caso de aluguer. Por exemplo, é possível definir o acesso para permitir que o funcionário de uma transportadora abra o porta-bagagens para realizar a entrega de uma encomenda.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade