Os 'confortáveis' Citroën' do futuro serão assim...

Atualidade

Por Auto Foco 13-05-2019 15:14

A Citroën revelou o ‘concept’ 19_19, um estudo de um veículo elétrico que reflete a visão do fabricante francês sobre o “ultra-conforto e a mobilidade sustentável”.

O protótipo estará em exibição na VivaTech, em Paris, no dia 16 de maio, onde tentará seduzir os visitantes com a sua autonomia excecional de 800 km, e uma arquitetura inovadora em que o habitáculo (a ‘capsula’, segundo a Citroën) parece suspenso sobre um subchassis (subframe), ligado por uma suspensão com amortecedores hidráulicos ativamente adaptáveis. O 19_19 dispõe ainda dos recursos mais avançados da atualidade no domínio da condução autónoma.

A Citroën define o ‘concept’ com o “um OVNI no setor automóvel”, que colheu inspiração nos mundos da aviação e do design de interiores.

A incomum silhueta do 19_19 é semelhante à fuselagem de um avião e à cockpit de um helicóptero. É uma cápsula de suspensa sobre quatro rodas que “sugere o conforto de um tapete voador, com os passageiros a serem transportados por um carro como se pairassem sobre a estrada”, descreve a Citroën em comunicado.

O estudo impressiona pela ampla distância entre eixos de 3,10 metros para acomodar uma plataforma de bateria sobredimensionada, e sobre esta assenta uma cabine que “parece suspensa”, com as suspensões “a formarem o interface, o elo, entre a cabine e as rodas”.

Igualmente sobredimensionadas, são as rodas 30 polegadas com pneus desenvolvidos em parceria com a Goodyear, nas medidas 255/30 R30. O desafio aqui era “criar uma harmonia entre a jante e o pneu, dando a impressão de que o veículo "avança sobre esferas", com a borracha estendendo-se sobre a liga leve.

Outras características exteriores incluem a capota dupla transparente, o recurso extensivo a tecnologia de iluminação LED, o sistema LIDAR instalado no tejadilho e o referido subchassis (que foi projetado como um skate) que apresenta três linhas coloridas formando Bandeira francesa.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade