Saiu à rua o Boxster mais 'cool' de todos os tempos!

Atualidade

Por Vítor M. da Silva 09-06-2019 13:03

Na edição deste ano Gaisberg Race, a Porsche surpreendeu ao promover a primeira aparição pública de verdadeira peça de coleção, automóvel único, que estava há mais de quatro anos afastado da ribalta, guardado nos salões do museu da marca.  

Tratando-se de protótipo apaixonante e perfeitamente funcional, uma pena.

Talvez por isso a marca de Estugarda tenha resolvido presentear adeptos do emblema alemão e todos os fãs de automóveis desportivos, com espécie de “batismo de voo” numa das mais mediáticas Rampas da Europa.

Na Gaisberg Race-2019, Grant Larson, designer de exterior da Porsche e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do modelo, conduziu na estreia os mais radical de todos os Boxster.  

Os mais ferranhos adeptos da marca de Estugarda sabem com certeza do que se trata; o 981 Bergspyder é a reinterpretação moderna de automóvel icónico da década de 60, o 909 Bergspyder, um monolugar desenhado especificamente para competir nas rampas, com apenas 384 kg…

Em 2015, o emblema alemão encarregou um restrito grupo de engenheiros de desenvolver um projeto com base naquele automóvel de 1968, com o principal objetivo de apresentar um design tão radical que não deixaria ninguém indiferente. O resultado chegou pouco depois, na forma deste Porsche 981 Bergspyder, um “one-off” construído com base na geração 981 do Boxster.

«O nosso objetivo era fica abaixo da tonelada de peso. Mas isso não era possível porque o modelo que serviu de base ao projeto tinha mais peso pela sua rigidez elevada como pela presença de variados componentes de segurança. Então estabelecemos o limite de 1099 kg.”, relembrou Larson.   

No interior do monolugar, muitos elementos do exclusivo 918 Spyder, incluindo painel de instrumentos e banco estilo ‘bacquet’ de competição. 

Com autêntico peso-pluma, o Bergspyder está equipado com propulsor bóxer de seis cilindros, com 3,8 litros de capacidade, a debitar e 393 cv, o mesmo que encontramos no Cayman GT4, responsável por prestações fora de série. Na medição de 0 a 100 km/h, por exemplo, apenas 4 segundos!

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade