Eixo central da 2.ª Circular terá sistema de transportes

Atualidade

Por Auto Foco 26-06-2019 20:06

O eixo central da 2.ª Circular, em Lisboa, vai ter um sistema de transportes, que poderá ser um metro ligeiro ou uma Busway.

Em entrevista à Transportes em Revista, o vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, revelou que «a Câmara de Lisboa já tinha a ambição de transformar o espaço-canal da 2ª Circular e neste momento estuda a hipótese de colocar no seu eixo central um sistema de transportes, que poderá ser um metro ligeiro ou um BRT (Busway)».

O vereador afirma que o projeto está em discussão sobre se deve ser de âmbito municipal ou se terá um cariz regional. «Estamos mais inclinados para esta última hipótese, porque depois este sistema pode encaixar na CRIL com o corredor em BRT da A5. Isso vai permitir uma coisa extraordinária, que é a ligação direta de Oeiras e Cascais ao aeroporto e à Gare do Oriente».

Para Lisboa, Miguel Gaspar refere que estão previstas outras obras no âmbito da mobilidade, como a construção do projeto da “meia-encosta” que assegurará a ligação, em metro ligeiro (elétrico), das zonas de Alcântara, Ajuda, Restelo, São Francisco Xavier e Miraflores; a extensão do elétrico 15 ao Jamor e a Santa Apolónia; e a construção de um corredor para transportes públicos entre Santa Apolónia e a Gare do Oriente. Outro dos projetos em estudo é o corredor estruturante da Alta de Lisboa, que poderá ser feito em BRT.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade