Grupo VW quer partilhar tecnologia EV 'premium' com rivais

Atualidade

Por Auto Foco 04-10-2019 18:10

O Grupo VW está em conversações com outros construtores para a partilha da denominada arquitetura Premium Platform Electric (PPE) do consórcio alemão, em que se basearão os futuros modelos elétricos da Porsche e da Audi. O objetivo é aumentar dinamização da economia de escala, as sinergias, com consequente divisão de custos de desenvolvimento.

"Definitivamente, há interesse", afirmou Ulrich Widmann, chefe de desenvolvimento da Audi para este projeto conjunto de engenharia. "Estamos a conversar. Partilhar tecnologia para gerar rentabilidade de economia de escala é a única maneira de obter retorno em veículos elétricos, tanto económica como ecologicamente”, explicou aquele responsável.

Widman, no entanto, não referiu com que fabricantes o Grupo VW está a negociar e que terão demonstrado interesse em adotar a plataforma PPE. "Dado o enorme investimento em pesquisa e desenvolvimento necessário para a transição para veículos elétricos a bateria, muitos construtores de luxo de pequeno volume poderiam estar interessados, incluindo Aston Martin, McLaren e Maserati", disse Michael Dean, analista da Bloomberg Intelligence, que acrescentou: “Mas não podemos excluir a BMW e a Mercedes-Benz, marcas premium também alemães”.

A VW já assinou um acordo com a Ford, permitindo que o construtor norte-americano recorra a principal plataforma de carros elétricos da marca germânica, um acordo que vale entre 10 e 20 mil milhões de euros em seis anos.

A Audi planeia lançar 30 modelos ‘eletrificados’ até 2025, dois terços dos quais serão totalmente elétricos. Um desses modelos foi recentemente antecipado sob forma de um novo ‘concept’ elétrico e-tron, de tamanho semelhante ao A7 Sportback e baseado na plataforma PPE, supostamente. No futuro, toda a gama da Audi será ‘eletrificada’.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade