Sabia que o primeiro SUV da Seat tem afinal 30 anos?

Chama-se Marbella Playa e foi, talvez, a primeira abordagem da espanhola Seat ao segmento que hoje domina o mercado automóvel.

Atualidade

Por VM 06-04-2020 09:12

Hoje, a Seat tem no seu catálogo uma completa gama de SUV, o formato automóvel da moda. Mas o conceito não é novo para os criativos da marca espanhola, que exploram o conceito de condução ‘nas alturas’ há quase três décadas.

A primeira experiência remonta a1991, quando o construtor de Barcelona apresentou o Marbella Playa Concept, uma versão do Marbella equipado com motor modesto a debitar 40 cv.

Nove anos mais tarde, em 2000, a marca assinalou o 25.º aniversário do seu centro técnico com um concept chamado Salsa Emocion, um SUV de três com motor V6 a gasolina e altura ao solo de 31 cm, e três programas de condução: Off-Road, Sport e Street.

Na edição de 2007 do salão automóvel de Genebra, a Seat voltou ao tema, com o Tribu, com linhas da autoria de Luc Donckerwolke, o criador do Lamborghini Diablo e do Bentley EXP 10 Speed 6 Concept. O Tribu estava construído sobre a base do VW Golf Mk5 e apontava a produção em série, mas a crise financeira de 2008 impediu o lançamento.

Só mais tarde, em 2011, o estilizado IBX viria a traduzir-se num carro de produção, o Ateca, que chegaria cinco anos mais tarde. Luc Donckerwolke também assinava o design deste SUV que não era mais do que uma versão compacta do Volkswagen Tiguan.

Nesta lista de protótipos que ajudaram a marca de espanhola a trilhar o caminho dos SUV, referência também ao Altea Freetrack de 2007, sem esquecer o Leon Cross Sport de 2015.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade