BMW iX3 em produção no verão

Atualidade

Por Auto Foco 21-05-2020 16:46

A pandemia da COVID-19 não atrasou os planos da BMW para o início da produção em série do iX3, que continua planeado para o verão, garantiu o diretor-geral da empresa, Oliver Zipse, durante o encontro anual com os acionistas do consórcio de Munique… O Sport Utility Vehicle (SUV) tornar-se-á o primeiro automóvel fabricado em exclusivo na China (Shenyang).

 

«Os preparativos mantêm-se, independentemente do momento de incerteza originado pela pandemia», disse Zipse. O iX3 assentará numa base técnica nova que admite quer o recurso a fórmulas de eletrificação, incluindo sistemas híbridos com recarregamento externo das baterias, quer a instalação de mecânicas térmicas convencionais a gasolina e gasóleo. A BMW utilizará a mesma plataforma no i4 com lançamento marcado para o próximo ano.

 

O consórcio BMW, ao contrário de Daimler (EVA2) e Volkswagen (PPE), não investiu no desenvolvimento de arquitetura específica para elétricos, privilegiando antes a criação de plataforma flexível, de forma a adaptá-la muito facilmente a tecnologias diferentes. O fabricante de Munique também decidiu entregar o projeto a fábrica existente, assim poupando dinheiro e reduzindo o tempo necessário para a industrialização do projeto. Em Shenyang, a empresa mantém parceria com a Briliance Auto desde 2003.

 

No SUV, bateria com células de alta densidade – a fórmula combina 80% de níquel com 10% de cobalto e 10% de manganésio –, o que explica a garantia de mais de 440 km de autonomia com acumuladores de energia que têm apenas 74 kWh de capacidade… No iX3, os alemães também estreiam a 5.ª geração do sistema eDrive (até o motor elétrico é novo). No SUV, a transmissão acionará apenas às rodas posteriores, mas a tecnologia admite tração integral.

 

A BMW antecipou o iX3 em abril de 2018, no salão de Pequim com o Concept iX3.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade