Italdesign e Nissan 'assinam' GT-R 50 com 720 cv

Atualidade

Por Auto Foco 21-05-2020 17:56

 

Italdesign e Nissan, durante conferência de Imprensa conjunta na Internet, reconfirmaram o lançamento do GT-R 50 e apresentam a versão definitiva do superdesportivo com 720 cv, que tem edição limitada a apenas 50 exemplares (990.000 €, mais impostos), todos fabricados pelos italianos no centro de produção que mantêm em Turim. O automóvel celebra os 50 anos tanto do modelo da marca nipónica como da firma fundada por Giorgetto Giugiaro. As entregas iniciar-se-ão entre o final do ano e as primeiras semanas de 2021.

 

As duas empresas apresentaram o protótipo do GT-R 50 em 2018, no Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra. Inicialmente, a Italdesign, empresa na órbita do Grupo VW desde 2010, pretendia revelar a versão de produção em março, no salão de Genebra, mas a pandemia da COVID-19 obrigou ao cancelamento do certame helvético. A Nissan estreou a ‘etiqueta’ GT-R em versão de 1969 da berlina Skyline comercializada apenas no mercado doméstico e, depois, até 2007, utilizou-a nas versões mais desportivas daquele modelo. Então, apresentou o superdesportivo que mantém no catálogo. No entanto, confirmando-se as informações mais recentes, não há plano para sucessor, porventura 'morto' por  programa de reestruturação muito rigoroso.

 

O GT-R 50 é baseado na versão Nismo e mantém o sistema de tração integral, mas apresenta-se equipado com variante ainda mais ‘explosiva’ (720 cv) do motor V6 3.8 biturbo, também preparada pela divisão desportiva da marca nipónica, nível de potência que que abrigou a intervenção técnica para refortalecimento da caixa automática de 6 velocidades, de embraiagem dupla.

 

Nissan e Italdesign colaboraram no desenho do modelo novo, claramente diferente do original. Entre as novidades, ‘aileron’ traseiro móvel. No habitáculo, encontra-se fibra de carbono em muitos revestimentos (consola, painel de instrumentos, portas e estrutura dos bancos). O volante também é exclusivo. No GT-R 50, travões Brembo, pneus Michelin Pilot Super Sport nas rodas de 21’’ e suspensão com amortecedores Bilstein (modelo Damtronic I), entre muitos outros recursos técnicos desenvolvidos à medida.

 

Nissan e Italdesign não anunciaram quaisquer ‘performances’, mas o Nismo com 600 cv acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge 315 km/h!

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade