BMW 545e xDrive Letra ‘e’ identifica a derivação PHEV Unidade de 6 cilindros apoiada por motor elétrico (109 cv) colocado à frente, na longitudinal. A bateria é agora de 12 kWh (11,2 kWh úteis) BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive No 545e, modo elétrico até cerca de 40 km BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive Qualidade indiscutível, vários tipos de acabamentos e uma longa lista de opções. Muita informação detalhada e ‘head-up display’ (1320 €) BMW 545e xDrive É possível optar por vários modos de gestão da bateria e, neste caso, a função permite efetuar a recarga a partir do esforço do motor a gasolina BMW 545e xDrive No painel à frente do condutor também é dada a informação da autonomia elétrica e dos quilómetros que já foram efetuados dessa forma BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive As operações de carga domésticas (2,3 kWh) demoram cerca de 6 horas. A 3,7 kWh, o tempo baixa para 3,6 h BMW 545e xDrive Os bancos dianteiros M multifuncionais são excelentes (2490 €), forrados a pele Dakota em preto e com costuras exclusivas BMW 545e xDrive BMW 545e xDrive Híbrido ‘plug-in’ ou 100% elétrico? Em comum: conforto, dinâmica e prestações de excelência Estruturas mistas em aço e alumínio permitem diminuir os pesos, embora se atinjam valores elevados, acima das duas toneladas. Apesar disso, as prestações são impressionantes. Em ambos, jantes de liga leve de 20’’, em opção Porsche Taycan Performance Plus Muita tecnologia, muitas mordomias... Porsche Taycan Performance Plus Porsche Taycan Performance Plus Bancos dianteiros Comfort com ajuste elétrico e memória (1709 €), aquecidos e ventilados (1045 €). Interior revestido a pele custa 3708 € Porsche Taycan Performance Plus Porsche Taycan Performance Plus Porsche Taycan Performance Plus Porsche Taycan Performance Plus Dados completos de viagem (consumo, tempo de condução e velocidade média), a par de gráfico acerca da autonomia e da carga da bateria Porsche Taycan Performance Plus É possível escolher vários modos de condução, desde o Range ao Sport Plus, este com orientação desportiva Porsche Taycan Performance Plus Há duas tomadas de carga à frente, uma de cada lado, nas laterais. A abertura é deslizante e basta passar com a mão junto das portinholas Porsche Taycan Performance Plus Versão Performance Plus sem ‘etiqueta’ Porsche Taycan Performance Plus Porsche Taycan Performance Plusq Porsche Taycan Performance Plus

BMW 545e xDrive vs Porsche Taycan Performance Plus

Choque de ideias

CONFRONTO

Por João Ouro 03-09-2022 09:15

Fotos: Gonçalo Martins

O mundo parece virado ao contrário ou pelo menos está um pouco diferente. Fomos nós que mudámos? Ou tudo está a mudar sem darmos conta? Às vezes parece que as mudanças são tão rápidas que nem se dá conta do tempo, do progresso rápido e da forma como surgem alterações que jamais pensávamos. Pronto. Feita a introdução, regressemos ao que é urgente discutir e que há alguns anos talvez se julgasse impossível: um Porsche 100% elétrico é ou não melhor do que uma potente berlina híbrida? Está lançado o mote, sem complacência e sem ser permitido voltar atrás. Que ganhe o melhor ou o menos visado pelo politicamente correto. Sim, porque a política também entrará nisto e as transições nem sempre são tão instantâneas como desejaríamos.

À parte do estatuto aristocrata e dos preços nada acessíveis dos modelos em causa (neste caso bem acima dos 100 mil € com facilidade), a dúvida subsiste perante o ciclo de viragem que se opera no automóvel. É certo que a dita revolução é quase sempre explicada pela emergência climática e pela saúde pública, mas essa razoabilidade temática parece nada valer em certas decisões. Bem ou mal, estamos a pôr à prova um Porsche contra um atualizado Série 5. Venha o diabo e escolha, uma vez que a dúvida não é nada má. Tudo depende da perspetiva, uma vez que é difícil elencar argumentos financeiros plausíveis quando se está na presença, à partida, de automóveis com encargos tão grandes. Para uma minoria discreta, certamente, que não abdica de grandes dinâmicas e de enormes prestações.

No Taycan da Porsche é mantido o ADN da marca e isso é quase um sacrilégio dizê-lo, mas é verdade. Está lá tudo o que a marca nos habituou a ter num modelo desportivo, desta vez com a diferença da propulsão ser totalmente elétrica e com zero emissões. Assim que está pronto a avançar, e o escape desportivo ligado, escuta-se um som de nave espacial a baixa velocidade, mais forte até do que é habitual noutros elétricos. Está feito o aviso. É Porsche. Na condução isso nota-se, assim como nas prestações e na elevada precisão a curvar.

Já o interior, até podia ser mais parecido ao do Panamera e ter alguns detalhes com melhor ergonomia. A colocação dos comandos dos vidros e dos espelhos está demasiado atrás nas portas; alguns menus dos ecrãs são pouco intuitivos e o aspeto gráfico dos ecrãs não é arrojado, conservador se se quiser. O toque nas teclas exige uma pressão continuada, embora seja possível mudar (um pouco) esse tato e o próprio som. A visão à retaguarda é exígua, mas há câmaras e sensores por todo o lado. De resto, o luxo e o conforto imperam, a par de inúmeros equipamentos sofisticados (e muitos opcionais), como acontece no opositor da BMW, o qual não deixa créditos por mãos-alheias ao incluir até o pack desportivo M (por 4890 €), quase em aparente contradição com o sentido mais ecológico de uma versão PHEV.

O 545e adota novo motor de 6 cilindros a gasolina apoiado por motor elétrico de 109 cv (à frente, longitudinal), atingindo uma potência máxima combinada de 394 cv. Já a bateria (central traseira) tem uma capacidade útil de 11,2 kWh, o que permite uma condução puramente elétrica na ordem dos 35-40 km (real). A gestão desta mecânica é efetuada por vários modos e a função Battery Control permite recarregar a bateria de iões de lítio a partir do esforço do motor a gasolina. Tudo é válido, mas o mais impressionante são as credenciais dinâmicas exibidas por este Série 5, ultrapassando até o Taycan nas principais medições. E quase o faz de forma soberba, aplicando maior pressão gravitacional no condutor e ocupantes ao disparar até 100 km/h em menos de 5 s (4,8 s). A tração integral xDrive é cúmplice dessa façanha num automóvel com tanto peso, apesar da profusão de alumínio. O Taycan combate essa mais-valia do BMW com a precisão do arranque (5,2 s) que é dada através do Launch Control, que tal como nos outros Porsche atua sempre de uma maneira implacável, com repetições por igual, sem recusas ou queixas, como às vezes sucede noutros modelos. E é quase um vício repetir esse género de arranques, até porque a bateria não se esgota facilmente, nem diminui drasticamente. Essa é uma qualidade a valorizar, uma vez que a autonomia declarada (até 479 km) é muito plausível. De facto, mesmo se se exagerar, o Taycan não parece sofrer do síndrome de uma bateria que vai num instante. Nada disso. É perfeitamente realístico obter uma autonomia próxima dos 400 quilómetros, com médias a partir de 16,8 kWh/100 km ou entre 19 e 26 kWh/100 km. Tudo depende do tipo de condução, do percurso e das condições da estrada, já se sabe. Os tempos de recarga para uma bateria de 93,4 kWh não podiam ser muito rápidos (9 horas a 11 kW, AC), embora por corrente contínua (DC) possa demorar apenas 22 minutos num terminal de 270 kW ou 1h33 minutos num de 50 kW.

Neste particular, o 545e é doutro campeonato, uma vez que a pequena bateria de 12 kWh admite carregamentos domésticos a 2,3 ou a 3,7 kWh, aí com períodos de carga de 6 a 4 horas, respetivamente. E é por aí que as diferenças são abissais entre estes aristocratas, perdoando-se menos o otimismo teórico anunciado pela BMW nos valores da autonomia 100% elétrica e nos dados dos consumos. Não se confirmam nem os 56 km em modo 100% elétrico, nem a média de 1,7 l/100 km depois de esgotada a reserva. O 545e tem consumos baixos, é verdade, mas a zero emissões percorre entre 35 a 40 quilómetros, ao mesmo tempo que é credível um gasto de 8,2 litros por 100 km, a que se juntam 3,6 kWh. Ainda assim tratam-se de resultados sensatos, tendo em conta o tipo de berlina em causa.

Mas é exatamente aqui que se pode assistir a um impasse na decisão, com o Taycan a ser outra... coisa.

A eficácia demonstrada por ambos na condução também não ajuda a desempatar, uma vez que os movimentos de carroçaria são mínimos e o equilíbrio é a nota dominante. Porsche é... Porsche, tendo o Taycan as premissas inerentes à genética da marca: grande direção, ótimo chassis e ligações ao solo bem projetadas. O 545e não se inibe face a essas credenciais, assegurando um conforto notável, uma agilidade e uma precisão nada comuns para uma berlina deste tamanho. Há ligeira vantagem do Taycan a curvar, mas é difícil ficar indiferente à destreza do BMW e à tremenda capacidade da aceleração a direito. Estonteante! Os consumos são variáveis, já dissemos, mas é possível geri-los e ajustá-los aos objetivos, ao mesmo tempo que o modo 100% elétrico foi ampliado face ao antecessor.

Estamos assim na presença do melhor de dois mundos, embora o Taycan possa surgir como o representante da tendência de um mundo novo, daquele que passa por assumir que não há planeta B.

A equação é difícil e o alinhamento dos equipamentos para cada uma das versões a jogo parece complicar, tendo em conta as listas das opções, as quais também são responsáveis pelos valores finais tão elevados. E aí as dificuldades surgem outra vez, embora o 545e custe menos 8 mil € do que o Taycan e esteja muito bem equipado.

O Taycan com bateria Performance Plus (por mais 5916 €) estica o valor da autonomia anunciada até perto dos 480 km, graças a uma capacidade de 93,4 kWh (83,7 kWh úteis). Mas sempre é melhor contar com uma estimativa só um pouco acima dos 400 km. Um dado evidente é que a reserva de energia não se esgota facilmente, mesmo se se exagerar na condução, algo que é fácil face à desdobrada potência até aos 476 cv (overboost e Launch-control). Como primeiro modelo 100% elétrico da Porsche, o Taycan convence inteiramente, embora a tecnologia PHEV do 545e seja uma ótima solução, mais limitada e transitória, é certo, mas a garantir grandíssimos resultados.

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Ficha Técnica

Características

BMW Série 5

545e_xDrive

PORSCHE TAYCAN

Performance Plus

Motor elétrico
Tipo - -
Potência 109 cv 476 cv
Binário 265 Nm/2500 rpm 357 Nm
Bateria Iões de lítio Iões de lítio
Capacidade da bateria 12 kWh 83,7 kWh
Módulo Híbrido
Potência 394 cv -
Binário 600 Nm -
Transmissão
Tração Integral permanente Traseira
Caixa de velocidades Automática de 8 vel. Automática de 2 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. multibraços Ind. braços duplos, pneumática
Suspensão T Ind. multibraços Ind. multibraços, pneumática
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12,4 m Elétrica/11,7 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,963/1,868/1,483 m m 4,963/1,966/1,394 m
Distância entre eixos 2,975 m 2,68 m
Mala 410 litros 407 litros
Depósito de combustível 46 litros -
Pneus F 7,5jx17-225/55 R17 8jx19-225/55 R19
Pneus T 7,5jx17-225/55 R17 8jx19-275/45 R19
Peso 2020 kg 2205 kg
Relação peso/potência 5,1 kg/cv 4,6 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h 230 km/h
Acel. 0-100 km/h 4,6 s 5,4 s
Consumo médio 1,7 l/100 km 21,7 kWh/100 km
Autonomia - -
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Bateria - -
Imposto de circulação (IUC) 533,04 € 0 €

Medições

BMW

Acelerações
0-50 km/h 1,8 s
0-100 / 130 km/h 4,8/7,4 s
0-400 / 0-1000 m 13,0/- s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,3 s
60-100 km/h (D) 3,1 s
80-120 km/h (D) 3,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,4/9,2 m
Consumos
Consumo médio 8,2 l/100 km + 3,8 kWh l/100km
Autonomia 595 km

Medições

PORSCHE

Acelerações
0-50 km/h 2,4 s
0-100 / 130 km/h 5,2/7,6 s
0-400 / 0-1000 m -/23,7 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,2 s
60-100 km/h (D) 2,6 s
80-120 km/h (D) 3,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,4/8,7 m
Consumos
Consumo médio 21,5 kWh/100 km kWh/100km
Autonomia 389 km