Dacia Jogger ECO-G 100 (Bi-Fuel)

Está na hora de fazer contas

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 24-12-2022 07:05

Fotos: Gonçalo Martins

O Dacia Jogger não só custa menos de 20.000 €, como oferece imensidão de espaço para a família, mais de 700 litros na mala e é dos poucos habilitados, de origem, aos reduzidos custos de utilização permitidos pelo GPL. Há que tomar decisões...

No atual cenário de escalada de preços dos combustíveis ainda vemos valor inferior a 1 € /litro afixado nos painéis indicativos dos postos de abastecimento. É o do GPL, que à data em que se escrevem estas linhas apresenta preço médio em Portugal na ordem dos 0,95 €/litro, quando gasolina e gasóleo aproximam-se cada vez mais do patamar dos 2 €/litro!

E como estes (imprevisíveis) tempos estão cada vez menos orientados para tiros no escuro ou veleidades, as propostas mais racionais e de baixos custos de aquisição e de utilização ganham interesse nos cadernos de encargo de muitas famílias portuguesas. Caso do multifacetado Dacia Jogger, autêntica carrinha multiusos com visual de SUV, que a preços de partida (bem) inferiores a 20.000 €, soma nesta versão Eco-G a GPL a realidade financeira de percorrer-se mais de 450 km atestando-se com menos de 40 € de GPL. Esta foi uma das principais conclusões deste teste, resultando de consumo médio com este combustível a rondar os 8,7 l/100 km.

Não é segredo que os consumos a GPL sejam mais elevados do que alimentando o motor a gasolina. O bloco 1.0 turbo de 100 cv da Dacia não é exceção, tendo nós aferido médias a gasolina a rondar os 7 litros. Mas se analisarmos os custos por km, e estando o preço da gasolina perto do dobro do GPL, facilmente se percebe a poupança imediata que tal representa nos custos de utilização. Ou seja, para percorrer os mesmos 450 km, serão precisos mais cerca 65 euros de gasolina, face aos 40 € de GPL! E sem ansiedades, uma vez que mesmo não havendo por perto um posto de abastecimento a GPL, o Jogger complementa-se com os até 50 litros do depósito de gasolina. Somando os dois contentores, o Dacia Jogger Eco-G tem autonomia conjunta para mais de 1000 km.

Um bom negócio

Embora a Dacia continue focada em carros despretensiosos e de baixo custo, esta nova geração de modelos (Jogger, Sandero e Duster) apresenta já soluções de design com personalidade vincada e interiores desenhados com preocupações ergonómicas, muito focados no condutor e na simplicidade de utilização quotidiana. Tudo para sair do campo low cost e entrar no feudo de um bom negócio, a que se juntam já tecnologias atualizadas, incluindo na multimédia e ajudas à condução. Não se procurem sinais de grande preocupação ao detalhe, claudicando ainda a Dacia na qualidade dos plásticos do habitáculo e pela ausência de revestimentos insonorizantes, que acabam por resultar num conforto rolante pouco filtrado e de baixa serenidade. Já a suspensão é robusta e apta para enfrentar com resistência os pisos mais degradados.

Botão à esquerda do volante permite comutar entre combustíveis, sendo que quando selecionado GPL o Jogger funcionará sempre com este e logo a partir do momento de arranque. Para melhor acompanhar o desempenho do conjunto, esta versão Eco-G inclui computadores de bordo independentes para os momentos de utilização em cada um dos combustíveis.

O motor 1.0 turbo rende aqui 100 cv e pouco perde em performances face à versão (só a gasolina) de 110 cv, já testada. Quando alimentado a GPL, o motor emite ruído de funcionamento até inferior ao congénere de 110 cv e o trabalhar da mecânica de 3 cilindros parece mais oleado. O desempenho do motor está perfeitamente orientado para as utilizações quotidianas, com resposta viva nos regimes intermédios e ajustadas relações de caixa, com exceção de uma sexta relação longa para poupar combustíveis em autoestrada.

À facilidade dos acessos (generosa altura ao solo, de 20 cm) acrescente-se imensidão de espaço para ocupantes e carga, e ainda opcional terceira fila de dois bancos individuais. A oferta de equipamentos, de série ou opcionais propostos a valores interessantes, reforçam a ideia de bom negócio.

Além da versão aqui analisada – que mesmo somando quase todos os opcionais disponíveis fica com preço na ordem dos 21 mil euros – a gama Jogger a GPL apresenta-se com valores a partir dos 17.600 €. Por estas maquias não se irá encontrar outro modelo de iguais características familiares, dimensões ou equipamentos, nem tão pouco com os custos de utilização permitidos pelo GPL. O Jogger só não é, nem refinado, nem uma referência dinâmica.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

DACIA Jogger

ECO-G 100 (Bi-Fuel)

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 999 cc
Alimentação Inj. direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12V
Potência 100 cv/4600-5000 rpm
Binário 170 Nm/2000-3500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Tambores
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,7 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,547/1,784/1,632 m
Distância entre eixos 2,897m
Mala 708-1819 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 205/60 R16
Pneus T 205/60 R16
Peso 1331 kg
Relação peso/potência 13,3 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 175 km/h
Acel. 0-100 km/h 12,3 s
Consumo médio 6 l/100 km
Emissões de CO2 136 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/8 anos
Intervalos entre revisões 20000 km
Imposto de circulação (IUC) 103,12 €

Medições

DACIA

Acelerações
0-50 km/h 4,4\ s
0-100 / 130 km/h 12,8/22,4 s
0-400 / 0-1000 m 18,9/34,7 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,5 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6,8/7,8/12,2 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 9,0/12,6/20,0 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,7/9,2 m
Consumos
Consumo médio 8,7 l/100km
Autonomia 690 km

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