O Dacia Jogger não só custa menos de 20.000 €, como oferece imensidão de espaço para a família, mais de 700 litros na mala e é dos poucos habilitados, de origem, aos reduzidos custos de utilização permitidos pelo GPL. Há que tomar decisões...
No atual cenário de escalada de preços dos combustíveis ainda vemos valor inferior a 1 € /litro afixado nos painéis indicativos dos postos de abastecimento. É o do GPL, que à data em que se escrevem estas linhas apresenta preço médio em Portugal na ordem dos 0,95 €/litro, quando gasolina e gasóleo aproximam-se cada vez mais do patamar dos 2 €/litro!

E como estes (imprevisíveis) tempos estão cada vez menos orientados para tiros no escuro ou veleidades, as propostas mais racionais e de baixos custos de aquisição e de utilização ganham interesse nos cadernos de encargo de muitas famílias portuguesas. Caso do multifacetado Dacia Jogger, autêntica carrinha multiusos com visual de SUV, que a preços de partida (bem) inferiores a 20.000 €, soma nesta versão Eco-G a GPL a realidade financeira de percorrer-se mais de 450 km atestando-se com menos de 40 € de GPL. Esta foi uma das principais conclusões deste teste, resultando de consumo médio com este combustível a rondar os 8,7 l/100 km.
Não é segredo que os consumos a GPL sejam mais elevados do que alimentando o motor a gasolina. O bloco 1.0 turbo de 100 cv da Dacia não é exceção, tendo nós aferido médias a gasolina a rondar os 7 litros. Mas se analisarmos os custos por km, e estando o preço da gasolina perto do dobro do GPL, facilmente se percebe a poupança imediata que tal representa nos custos de utilização. Ou seja, para percorrer os mesmos 450 km, serão precisos mais cerca 65 euros de gasolina, face aos 40 € de GPL! E sem ansiedades, uma vez que mesmo não havendo por perto um posto de abastecimento a GPL, o Jogger complementa-se com os até 50 litros do depósito de gasolina. Somando os dois contentores, o Dacia Jogger Eco-G tem autonomia conjunta para mais de 1000 km.

Um bom negócio
Embora a Dacia continue focada em carros despretensiosos e de baixo custo, esta nova geração de modelos (Jogger, Sandero e Duster) apresenta já soluções de design com personalidade vincada e interiores desenhados com preocupações ergonómicas, muito focados no condutor e na simplicidade de utilização quotidiana. Tudo para sair do campo low cost e entrar no feudo de um bom negócio, a que se juntam já tecnologias atualizadas, incluindo na multimédia e ajudas à condução. Não se procurem sinais de grande preocupação ao detalhe, claudicando ainda a Dacia na qualidade dos plásticos do habitáculo e pela ausência de revestimentos insonorizantes, que acabam por resultar num conforto rolante pouco filtrado e de baixa serenidade. Já a suspensão é robusta e apta para enfrentar com resistência os pisos mais degradados.
Botão à esquerda do volante permite comutar entre combustíveis, sendo que quando selecionado GPL o Jogger funcionará sempre com este e logo a partir do momento de arranque. Para melhor acompanhar o desempenho do conjunto, esta versão Eco-G inclui computadores de bordo independentes para os momentos de utilização em cada um dos combustíveis.

O motor 1.0 turbo rende aqui 100 cv e pouco perde em performances face à versão (só a gasolina) de 110 cv, já testada. Quando alimentado a GPL, o motor emite ruído de funcionamento até inferior ao congénere de 110 cv e o trabalhar da mecânica de 3 cilindros parece mais oleado. O desempenho do motor está perfeitamente orientado para as utilizações quotidianas, com resposta viva nos regimes intermédios e ajustadas relações de caixa, com exceção de uma sexta relação longa para poupar combustíveis em autoestrada.

À facilidade dos acessos (generosa altura ao solo, de 20 cm) acrescente-se imensidão de espaço para ocupantes e carga, e ainda opcional terceira fila de dois bancos individuais. A oferta de equipamentos, de série ou opcionais propostos a valores interessantes, reforçam a ideia de bom negócio.
Além da versão aqui analisada – que mesmo somando quase todos os opcionais disponíveis fica com preço na ordem dos 21 mil euros – a gama Jogger a GPL apresenta-se com valores a partir dos 17.600 €. Por estas maquias não se irá encontrar outro modelo de iguais características familiares, dimensões ou equipamentos, nem tão pouco com os custos de utilização permitidos pelo GPL. O Jogger só não é, nem refinado, nem uma referência dinâmica.