Já existem poucos monovolumes (MPV) e os motores Diesel também estão a desaparecer, mas a BMW não dispensa a dupla, propondo a combinação no 218d Active Tourer, moderno e tecnológico modelo familiar, além de um poupado estradista.
Se os SUV vieram para ficar e os elétricos são autêntica imposição legal, a verdade é que a parceria MPV/motores Diesel, praticamente extinta, continua a apresentar competências únicas e modos (versáteis e inteligentes) de transportar a família e todos os seus pertences. A BMW insiste na fórmula nos menos de 4,4 m de comprimento da nova geração do Série 2 Active Tourer, somando-lhe imagem moderna e interior que espelha as novas soluções ergonómicas e tecnológicas da marca, à imagem do estreado nos elétricos iX e i4.
Os cuidados aerodinâmicos são tais (cd de 0.26) que culminam em puxadores de porta à face da carroçaria, mas que de prático pouco têm, escapando muitas vezes da mão. Já o acesso mãos-livres muito melhorou, bastando agora aproximar ou afastar a chave para que o Série 2 Active Tourer se tranque ou destranque.

A facilidade dos acessos, seja ao habitáculo ou à bagageira, é uma das características vinculadas ao formato MPV. Com 470 litros, a mala inclui acionamento elétrico do portão e enorme alçapão sob o piso principal, local acessível através da elevação (e útil fixação superior) da plataforma elevatória. Somam-se funcionalidades várias ao banco traseiro, incluindo o standard rebatimento tripartido das costas (40:20:40) e a possibilidade de se acrescentar ajuste longitudinal dos assentos, sobre calhas, e a regulação dos ângulos das costas. Ou seja, o habitáculo pode ser organizado à medida das necessidades, ora dedicando mais espaço para as pernas de quem viaja atrás (com generosos 75 cm máximos), ora acrescentando 13 centímetros/90 litros à bagageira. Os locais de arrumo à mão são práticos e satisfazem pelas dimensões.
Inovadora expressão tecnológica
Um dos maiores saltos geracionais do atual Série 2 Active Tourer prende-se com a total reorientação tecnológica do habitáculo, alicerçada num único painel digital curvilíneo que une instrumentação e interface multimédia, internamente dividido em dois monitores. Além do efeito futurista e restante ambiente minimalista – sobram alguns botões na zona do apoio de braços, bem à mão do condutor, caso dos modos de condução, assistentes de segurança, ignição, caixa de velocidades e volume – sobressai a excelente qualidade gráfica de toda a zona digital. Os revestimentos interiores são igualmente cuidados, em particular com o Pack Desportivo M, com acabamentos em pele, Alcantara (bancos desportivos) e costuras em azul.

Mas o fascínio tecnológico nem sempre resulta no melhor sentido prático: a BMW já teve soluções mais simples para interagir com o computador de bordo, e sentimos falta do comando rotativo iDrive para navegar na multimédia, agora em monitor tátil e algo afastado da mão do condutor. Também desapareceram os comandos físicos da climatização. Por outro lado, a solução de berço (vertical) para suporte e carregamento do telemóvel é ergonomicamente inteligente.
O vasto rol (opcional...) de ajudas eletrónicas à condução, dos apoios às informações, passando pelas câmaras, e a forma como interagem com o condutor, assina outro dos fascínios tecnológicos.

Diesel muito poupado
Noutros tempos visto como solução e agora tido como bicho-papão, a mecânica Diesel, aqui de 4 cilindros e 2 litros de capacidade, com 150 cv e de 360 Nm de força logo a partir das 1500 rpm, mostra-se de extrema eficiência, capaz de acelerações lestas e resposta pronta (em combinação com a excelente e multifacetada caixa automática desportiva, a que nem falta Launch Control!) com médias de consumo em torno dos 5 l/100 km. O que, em conjunto com opcional depósito de 54 litros, é garante de autonomia para mais de 1000 km, em viagem fora das cidades! E é nesse ambiente rolador (e por bons pisos, já que o amortecimento é firme...) que o 218d Active Tourer exibe enorme estabilidade dinâmica, com os perfis de condução a adaptar (bem) a personalidade do veículo (direção, motor e caixa), deixando-se o 2 Active Tourer conduzir-se (sempre) com enorme ligeireza.
Licenciado em tecnologia, inovações e estratégias que envolvem cuidados efeitos visuais (interiores e exteriores); e doutorado em baixos custos de utilização permitidos pela também enérgica mecânica Diesel de 150 cv, o 218d Active Tourer é excelente reinterpretação do conceito MPV, já quase em desuso. A nova arquitetura interior, focada em minimalismo de comandos físicos e vastas áreas digitais é mais impressionista e vanguardista do que propriamente prática.
Preço (fevereiro 2023):
BMW 218d Active Tourer: Desde 44.350 €