BMW 218d Active Tourer

Espécie em vias de proteção

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 12-02-2023 06:55

Já existem poucos monovolumes (MPV) e os motores Diesel também estão a desaparecer, mas a BMW não dispensa a dupla, propondo a combinação no 218d Active Tourer, moderno e tecnológico modelo familiar, além de um poupado estradista.

Se os SUV vieram para ficar e os elétricos são autêntica imposição legal, a verdade é que a parceria MPV/motores Diesel, praticamente extinta, continua a apresentar competências únicas e modos (versáteis e inteligentes) de transportar a família e todos os seus pertences. A BMW insiste na fórmula nos menos de 4,4 m de comprimento da nova geração do Série 2 Active Tourer, somando-lhe imagem moderna e interior que espelha as novas soluções ergonómicas e tecnológicas da marca, à imagem do estreado nos elétricos iX e i4.

Os cuidados aerodinâmicos são tais (cd de 0.26) que culminam em puxadores de porta à face da carroçaria, mas que de prático pouco têm, escapando muitas vezes da mão. Já o acesso mãos-livres muito melhorou, bastando agora aproximar ou afastar a chave para que o Série 2 Active Tourer se tranque ou destranque.

A facilidade dos acessos, seja ao habitáculo ou à bagageira, é uma das características vinculadas ao formato MPV. Com 470 litros, a mala inclui acionamento elétrico do portão e enorme alçapão sob o piso principal, local acessível através da elevação (e útil fixação superior) da plataforma elevatória. Somam-se funcionalidades várias ao banco traseiro, incluindo o standard rebatimento tripartido das costas (40:20:40) e a possibilidade de se acrescentar ajuste longitudinal dos assentos, sobre calhas, e a regulação dos ângulos das costas. Ou seja, o habitáculo pode ser organizado à medida das necessidades, ora dedicando mais espaço para as pernas de quem viaja atrás (com generosos 75 cm máximos), ora acrescentando 13 centímetros/90 litros à bagageira. Os locais de arrumo à mão são práticos e satisfazem pelas dimensões.

Inovadora expressão tecnológica

Um dos maiores saltos geracionais do atual Série 2 Active Tourer prende-se com a total reorientação tecnológica do habitáculo, alicerçada num único painel digital curvilíneo que une instrumentação e interface multimédia, internamente dividido em dois monitores. Além do efeito futurista e restante ambiente minimalista – sobram alguns botões na zona do apoio de braços, bem à mão do condutor, caso dos modos de condução, assistentes de segurança, ignição, caixa de velocidades e volume – sobressai a excelente qualidade gráfica de toda a zona digital. Os revestimentos interiores são igualmente cuidados, em particular com o Pack Desportivo M, com acabamentos em pele, Alcantara (bancos desportivos) e costuras em azul.

Mas o fascínio tecnológico nem sempre resulta no melhor sentido prático: a BMW já teve soluções mais simples para interagir com o computador de bordo, e sentimos falta do comando rotativo iDrive para navegar na multimédia, agora em monitor tátil e algo afastado da mão do condutor. Também desapareceram os comandos físicos da climatização. Por outro lado, a solução de berço (vertical) para suporte e carregamento do telemóvel é ergonomicamente inteligente.

O vasto rol (opcional...)  de ajudas eletrónicas à condução, dos apoios às informações, passando pelas câmaras, e a forma como interagem com o condutor, assina outro dos fascínios tecnológicos.

Diesel muito poupado

Noutros tempos visto como solução e agora tido como bicho-papão, a mecânica Diesel, aqui de 4 cilindros e 2 litros de capacidade, com 150 cv e de 360 Nm de força logo a partir das 1500 rpm, mostra-se de extrema eficiência, capaz de acelerações lestas e resposta pronta (em combinação com a excelente e multifacetada caixa automática desportiva, a que nem falta Launch Control!) com médias de consumo em torno dos 5 l/100 km. O que, em conjunto com opcional depósito de 54 litros, é garante de autonomia para mais de 1000 km, em viagem fora das cidades! E é nesse ambiente rolador (e por bons pisos, já que o amortecimento é firme...) que o 218d Active Tourer exibe enorme estabilidade dinâmica, com os perfis de condução a adaptar (bem)  a personalidade do veículo (direção, motor e caixa), deixando-se o 2 Active Tourer conduzir-se (sempre) com enorme ligeireza.

Licenciado em tecnologia, inovações e estratégias que envolvem cuidados efeitos visuais (interiores e exteriores); e doutorado em baixos custos de utilização permitidos pela também enérgica mecânica Diesel de 150 cv, o 218d Active Tourer é excelente reinterpretação do conceito MPV, já quase em desuso. A nova arquitetura interior, focada em minimalismo de comandos físicos e vastas áreas digitais é mais impressionista e vanguardista do que propriamente prática.

Preço (fevereiro 2023):

BMW 218d Active Tourer: Desde 44.350 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW 218d Active Tourer

Active Tourer

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1995 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16V
Potência 150 cv/3750-4000 rpm
Binário 360 Nm/1500-2500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 7 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,386/1,824/1,576 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 470-1455 litros
Depósito de combustível 45 litros
Pneus F 7jx16-205/65 R16
Pneus T 7jx16-205/65 R16
Peso 1620 kg
Relação peso/potência 10,8 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 220 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,8 s
Consumo médio 4,8 l/100 km
Emissões de CO2 125 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 226,98 €

Medições

BMW

Acelerações
0-50 km/h 3,1 s
0-100 / 130 km/h 8,6/13,5 s
0-400 / 0-1000 m 16,0/29,3 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,8 s
60-100 km/h (D) 4,2 s
80-120 km/h (D) 5,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 38,1/9,7 m
Consumos
Consumo médio 5,4 l/100km
Autonomia 833 km

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