Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Focus mais dinâmico, Civic sem falhas... Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line A 4.ª geração do Focus tem uma dinâmica eficaz, graças ao excelente chassis, mesmo com eixo de torção atrás. A inscrição em curva é exemplar e a suspensão revela uma firmeza ‘justa’ Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ótima qualidade geral, mas os estofos parcialmente a couro são opcionais e com ajuste elétrico, por 762 €. ‘Head-up display’ por 407 € Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Há três modos de condução (Normal, ECO e Desportivo) que se selecionam através de tecla na consola, à esquerda do seletor da transmissão Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Volume de 375 litros, mais 12 l do que antes Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Boa habitabilidade atrás, em especial na distância até aos encostos da frente. Todavia, os assentos podiam ter melhor apoio Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line Motores têm prestações muito parecidas Familiares-médios com mecânicas turbodiesel de 120 cv Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Dinâmica segura, embora sem ter a agilidade e a precisão em curva que é evidenciada pelo adversário da Ford. As reações da suspensão são confortáveis, mesmo no acerto mais firme Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Posição ao volante bem centrada, sem falhas ergonómicas. Materiais inspiram confiança e o nível de equipamento é completo Modo mais ecológico (ECON) permite baixar os consumos; sistema ‘start-stop’ incluído. Também é possível regular a firmeza da suspensão Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Espécie de fundo ‘falso’ e maior área do Civic Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Apesar da dimensão do túnel central, em baixo, há mais centímetros em todas as direções. O apoio de braços tem um formato ‘descaído’ Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive

Ford Focus 1.5 Ecoblue ST-Line vs Honda Civic 1.6 i-DTEC Executive

Há ir e voltar...

CONFRONTO

Por João Ouro 18-03-2019 10:00

Fotos: Gonçalo Martins

Talvez não haja hipótese de retrocesso no atual declínio das vendas dos modelos Diesel. E é bastante provável que o mercado só possa reagir (ou não!) de forma contrária daqui a alguns anos. De momento, o ciclo é adverso face à diabolização do Diesel e ao empurrão dado pela indústria a outros tipos de propulsores (gasolina, híbridos plug-in e elétricos, por exemplo), embora as mecânicas Diesel convencionais não sejam colocadas de parte para certas categorias. O segmento médio-familiar é exemplo disso, não se tratando de uma simples teimosia tecnológica, mas antes de uma aposta tática em motores que dispõem de vários trunfos, inclusive de baixas emissões. Ou seja, face à eficiência demonstrada e mediante as prestações mensuráveis, não há como dizer... não! Ou, pelo menos, é impossível não valorizar esses aspetos, apesar do contexto menos favorável.

Os modelos em análise encaixam-se nessa perspetiva, ambos com mecânicas Diesel evoluídas e de potência igual (120 cv), tendo binários máximos equivalentes (300 Nm), algo que se percebe ao nível do desempenho, essencialmente nas acelerações e nas principais retomas de velocidade. Em suma, a condução é despachada e operada sem esforço, a par de resposta progressiva desde baixo regime, numa matriz que é sublinhada pelo recurso a injeção direta common-rail e a turbos de geometria variável. Num caso como noutro é possível aceder a diferentes programas de condução; no Civic, por exemplo, ao desativar-se o efeito ECO (por tecla na consola), o modo Normal tem uma resposta mais apressada, enquanto no Focus se poderá optar por três patamares: Normal, ECO ou Sport, neste último caso mais expedito, embora sem atitudes exageradas. Nota-se melhor a força do bloco 1.5 TDCi, é certo, mas o ruído de funcionamento também é superior ao i-DTEC da Honda, tanto mais que a insonorização do Civic parece estar uns furos acima, graças à solidez da estrutura e à construção exemplar, algo que é habitual nos automóveis da marca. Essa avaliação não menoriza o modelo da Ford, já que este também assegura uma qualidade referencial, inclusive na montagem, forros e revestimentos aplicados. A este nível, análise quase equivalente, apesar da vantagem do Honda nalguns pormenores melhor finalizados, embora a decoração interior do Focus até seja mais moderna e menos austera.

O equipamento standard alinha pela mesma bitola, aqui e ali com diferenças, sendo a mais evidente a que diz respeito ao forro em pele (de série) dos bancos do Civic na versão Executive, item opcional no rival. No entanto, a lista de opções do Focus destaca-se por ter pack acessíveis e dispositivos de segurança e de conforto avançados, além de detalhes exclusivos da versão ST-Line. Outro dado a que é impossível escapar diz respeito à promoção em vigor de 4200 €, desconto feito à cabeça, que coloca o preço do Focus entre os mais competitivos da categoria, se não mesmo entre os mais baixos da classe. Face a isso, a gama Civic contrapõe com a garantia mecânica de 5 anos sem limite de quilómetros (em vez dos normais 2 anos) e a imagem de fiabilidade que sempre lhe é apontada...

Na condução, entretanto, este Civic também não permite quaisquer falhas: é seguro, bastante neutro e confortável, mesmo se se contar com a maior dureza dos Michelin Primacy 3 (235/45 ZR 17) e a regulação firme (por tecla na consola) do amortecimento. Sem exagero! O chassis é sólido e guiá-lo inspira confiança, tendo uma direção precisa q.b., embora pudesse ser mais rápida. Em suma, faz tudo bem e é eficaz, algo que se impõe num familiar em que não há falta de espaço (por dentro é maior do que o Focus, quer à frente, quer atrás) e cuja área de bagagens é ampla. Tudo certo! Ou quase: a dimensão do volante é demasiado grande, o design interior (mais digital) não é muito atrativo e os menús/ícones do computador de bordo são encrencados. No Focus, a informação do sistema SYNC 3 (ecrã de 8’’) é, por vezes, mais lenta do que o desejável, enquanto o grafismo da instrumentação não é perfeito devido a ícones pequenos e atalhos difíceis.

Maiores virtudes da dinâmica do Focus, apesar da suspensão seca e da firmeza em piso irregular (Michelin Pilot Sport3 235/40 ZR18), tendo uma grandíssima condução e uma eficácia em toda a linha. A direção é precisa e melhor do que a do Civic e o seletor da caixa exibe outra rapidez. Ágil, direto e de controlo fácil! Nota-se o empurrão do modo Sport, mas aí os consumos progridem, acima dos do Civic, este com médias mais ponderadas entre 4,8/5,4 l/100 km. Há ir e voltar...

É provável que não seja possível remar contra a maré, mas as propostas a jogo têm méritos bastante credíveis, tais como o baixo consumo e as reduzidas emissões de C02. Para que conste! Em ambas, a vibração inerente à natureza Diesel está atenuada e o funcionamento não é nada ruidoso. Depois, as prestações também convencem, tratando-se de familiares agradáveis de conduzir, seguros e confortáveis. No fim, o Civic ultrapassa o Focus por pouco...

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Ficha Técnica

Características

FORD FOCUS

1.5 EcoBlue ST-Line 5p

HONDA CIVIC

1.6 i-DTEC EXECUTIVE

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 1500 cc 1597 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, Intercooler Inj. direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v 2 a.c.c./16v
Potência 120 cv/3600 rpm 120 cv/4000 rpm
Binário 300 Nm/1750-2250 rpm 300 Nm/2000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,378/1825/1,452 m 4,518/1,799/1,434 m
Distância entre eixos 2,7 m 2,697 m
Mala 375-1354 litros 478 - 1267 litros
Depósito de combustível 47 litros 46 litros
Pneus F 7,5jx18-235/40 ZR18 7,5jx17 - 235/45 ZR17
Pneus T 7,5jx18-235/40 ZR18 7,5jx17 - 235/45 ZR17
Peso 1394 kg 1340 kg
Relação peso/potência 11,6 kg/cv 11,1 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 196 km/h 201 km/h
Acel. 0-100 km/h 10 s 10,2 s
Consumo médio 3,7 l/100 km 3,5 l/100 km
Emissões de CO2 100 g/km 93 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite km 5 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 20000 km
Imposto de circulação (IUC) 146,79 € 146,79 €

Medições

FORD

Acelerações
0-50 km/h 3,2 s
0-100 / 130 km/h 10,1 s
0-400 / 0-1000 m 17,1 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 4,5 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,8/- s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 8,1/- s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,9/9,3 m
Consumos
Consumo médio 6 l/100km
Autonomia 783 km

Medições

HONDA

Acelerações
0-50 km/h 3,1 s
0-100 / 130 km/h 9,8 s
0-400 / 0-1000 m 17 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 4,4 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6,9/9,2 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 9,4/11,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,6/9,5 m
Consumos
Consumo médio 5,4 l/100km
Autonomia 852 km