O habitáculo do 5008 tem linhas futuristas e comandos fáceis de utilizar. O monitor central está dirigido para o condutor Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Botão rotativo do programa de modos de condução em todo-o-terreno Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line A instrumentação digital é completa e pode ser configurada para receber imagens e informações do sistema de navegação Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Não morremos de amores pela posição de condução do SUV da Peugeot, mas os bancos em pele são bonitos e confortáveis Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line cMenos potente, 5008 convence nos consumos Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line SUV com sete lugares com motor Diesel Habitáculos espaçosos e bagageiras amplas Mais sóbrio ou mais irreverente? Seat Tarraco e Peugeot 5008 estão extremados pela abordagem estética Habitáculo mais sóbrio do que o do Peugeot, mas igualmente funcional; monitor principal amplo e posicionado de forma correta Junto ao seletor da caixa de velocidades, botão rotativo para gerir os modos de condução Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Painel de instrumentos digital é de série e fornece informações detalhadas sobre tudo o que se passa no automóvel 2.0 litros Diesel do Tarraco tem mais potência e binário Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence No Tarraco, os dispositivos de rebatimento dos bancos são fáceis de operar Posição de condução muito agradável para SUV; bancos revestidos a tecido/alcantara são menos ergonómicos face aos do Peugeot Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence

Peugeot 5008 1.5 BlueHDI GT Line vs Seat Tarraco 2.0 TDI XCellence

As crianças vão sempre atrás

CONFRONTO

Por João da Silva 03-11-2019 18:05

Fotos: Gonçalo Martins

Não são assim tantos os agregados familiares de sete elementos em Portugal e talvez menos ainda os que têm necessidade de partilhar diariamente no mesmo automóvel. Serão muitas mais as famílias a que, por vezes, fazem falta dois lugares suplementares para levar os avós, os sogros, os tios ou os amigos dos filhos. Nestas situações em que a lotação do veículo vai esgotada são as crianças que se remetem (quase sempre por vontade própria) para a terceira fila de bancos, de dois lugares bastante menos espaçosos e de acesso mais difícil.

Peugeot 5008 e Seat Tarraco não são exceção à regra. Todavia, no segmento dos SUV médios são dos mais amplos, permitindo aceder-se à última fila sem exigir dotes de contorcionismo e conseguem até instalar dois adultos até 1,80 metros de altura, em condições de conforto mínimas e para deslocações breves. Dito assim, poderá parecer um suplício ocuparmos os lugares mais recuados de 5008 e Tarraco, embora não seja, de todo, essa a ideia que pretendemos passar. Mas sim, a de que não foi para adultos que estes lugares extra foram pensados. Ou só em ocasiões excecionais.

Vamos a medidas: no Peugeot, a distância para arrumar as pernas varia entre 53 e 68 centímetros, enquanto no Seat esse espaço tem entre 54 e 72 cm. Esta variação tem a ver com a movimentação dos bancos da 2.ª fila, que correm sobre calhas. Na largura, a 3.ª fila do 5008 oferece 112 cm, menos 10 que o Tarraco, enquanto na altura, o carro francês ganha com 88 mm contra 83 do espanhol. E já que de habitabilidade falamos, passemos à 2.ª fila de bancos, onde Peugeot e Seat se equivalem no comprimento (variável, como vimos), assim como na largura (142 cm para o primeiro, 141 para o segundo).

Nos bancos da frente há desafogo em qualquer dos veículos, iguais na largura: 144 cm. Contudo, não vamos da mesma maneira, num e noutro, quando nos instalamos ao volante. Muito melhor o Seat nesse aspeto, oferecendo uma posição de condução cómoda e bem enquadrada com volante e demais elementos relativos à condução. Já no 5008, e sem críticas diretas ao famigerado iCockpit da Peugeot, não nos acomodamos tão bem, ainda que se permita ajustar o volante de forma a sentarmo-nos corretamente e conseguirmos ver na totalidade a instrumentação. Quando ao acesso aos elementos dispostos na consola e visualização do ecrã central, não há reparos negativos ao 5008, assim como à qualidade da maioria dos materiais e ao cuidado nos acabamentos. Avaliação semelhante nos aspetos referidos merece o Tarraco, que se destaca pela facilidade de utilização do sistema multimédia e a gestão das funções de bordo, e ainda pela solidez da estrutura, claramente elaborada para durar sem ruídos parasitas.

Por baixo do capot do Peugeot, encontramos Diesel de 1,5 litros com 130 cv e 300 Nm, mecânica evoluída com acústica pouco típica de motor a gasóleo, o que é uma virtude, e start-stop nada brusco a intervir. Este motor está acoplado a caixa manual de 6 velocidades, sendo o engrenamento suave e o escalonamento ajustado ao que se pretende: consumos baixos. Assim, ainda que a resposta do propulsor não seja tímida a baixo regime, o que explica a boa aceleração, e a progressão aconteça sem esforço, a verdade é que as retomas deixam um pouco a desejar. Mas nada que motores de maior cilindrada e binário também não sofram, como é o caso do 2.0 Diesel do Tarraco, com 150 cv e 340 Nm, cujas acelerações e recuperações deixam muito a desejar, como pode comprovar nas medições que publicamos. Peugeot e Seat praticamente empatam nas acelerações e verifica-se ligeira vantagem do 5008 nas retomas, o que pode ser explicado em parte pelo peso bastante superior do Tarraco (mais 230 kg), mas não só...

Por outro lado, é o Seat o mais valioso no compromisso conforto/dinâmica (estabilidade e agilidade), pisando de forma suave e doseando bem as oscilações da carroçaria nos percursos com mais viragens - incluindo em terrenos irregulares sem o asfalto das estradas. Por seu turno, o Peugeot pareceu-nos um pouco menos confortável (ou melhor, menos consistente no amortecimento e filtragem das vibrações e ressaltos) e também ligeiramente menos expedito a curvar do que o Seat, adornando um pouco mais e mostrando maior dificuldade em sair de forma lesta das viragens (vem aqui ao de cima alguma falta de binário do motor de 1,5 litros Diesel francês).

Em contraponto, o 5008 merece, contudo, maiores elogios pelo inteligente sistema Grip Control, cujas regulações eletrónicas garantem boa aderência em neve, lama ou areia. 

Dois excelentes SUV em análise, pelo que qualquer um podia ser o vencedor deste confronto, ainda que detalhe muito importante condicione, logo à partida, o desenlace: o preço do Seat Tarraco é muito superior ao do Peugeot 5008 (quase sete mil euros!), que desde logo deixa o SUV espanhol em desvantagem que nem a potência e binário superiores do 2.0 litros Diesel conseguiram amenizar, pois o 1.5 a gasóleo do Peugeot (com menos 20 cv e 40 Nm) revelou-se perfeitamente à altura do desafio, conseguindo a proeza de ser ainda mais económico. De resto, o equilíbrio é a nota dominante entre estes SUV de 7 lugares.

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Ficha Técnica

Características

PEUGEOT 5008

1.5 BlueHDI GT Line

SEAT Tarraco

2.0 TDI XCellence

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 1499 cc 1968 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, intercooler Inj. direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v 2 a.c.c./16v
Potência 130 cv/3750 rpm 150 cv/3500-4000 rpm
Binário 300 Nm/1750 rpm 340 Nm/1750-3000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,2 m Elétrica/11,9 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,641/1,844/1,651 m 4,735/1,839/1,658 m
Distância entre eixos 2,84 m 2,79 m
Mala 702 - 1862 litros 700 - 1775 litros
Depósito de combustível 56 litros 58 litros
Pneus F 8jx18 - 225/55 R18 9,5jx19-235/50 R19
Pneus T 8jx18 - 225/55 R18 9,5jx19-235/50 R19
Peso 1505 kg 1735 kg
Relação peso/potência 11,6 kg/cv 11,5 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 191 km/h 202 km/h
Acel. 0-100 km/h 12,7 s 9,8 s
Consumo médio 5,4 l/100 km 4,9 l/100 km
Emissões de CO2 140 g/km 129 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km 2+2 anos ou 80.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 146,79 € 224,33 €

Medições

PEUGEOT

Acelerações
0-50 km/h 3,2 s
0-100 / 130 km/h 10,3 s
0-400 / 0-1000 m 17,2 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,7 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 7,6/11 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11,2/14,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,2/8,9 m
Consumos
Consumo médio 6,2 l/100km
Autonomia 903 km

Medições

SEAT

Acelerações
0-50 km/h 3,3 s
0-100 / 130 km/h 10,3 s
0-400 / 0-1000 m 17,5 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,3 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 8/12,1 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11,1/14,8 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,4/9,9 m
Consumos
Consumo médio 7 l/100km
Autonomia 828 km