Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Posição de condução bem centrada; boa qualidade de construção; o volante forrado a pele é recortado em baixo Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Geração nova do sistema Nissan Connect para multimédia e navegação ainda longe das melhores referências na matéria Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna O grande teto em vidro (com cortina automática) confere excelente luminosidade ao habitáculo; atrás, há muito espaço para pernas Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna Prestações divergentes, consumos quase iguais Equipamento é trunfo importante destas versões Renault Kadjar e Nissan Qashqai com novo 1.7 Diesel Atualização trouxe consola central com novo desenho, aplicações cromadas e sistema multimédia melhorado Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Ecrã tátil de 7’’ tem melhor resolução, mas está colocado demasiado abaixo, obrigando a desviar muito os olhos da estrada para o visualizar Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition O habitáculo do Kadjar não é particularmente espaçoso; e o acesso aos lugares posteriores é também um pouco apertado Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition

Nissan Qashqai 1.7 DCI Teckna vs Renault Kadjar 1.7 DCI Black Edition

Gémeos falsos

CONFRONTO

Por João da Silva 05-01-2020 14:50

Fotos: Gonçalo Martins

No início de 2019, o Renault Kadjar apresentou-se com estética refrescada, mais moderna e dinâmica, e com mais e melhores argumentos técnicos e económicos para lugar por um lugar de destaque no segmento C, o segundo mais importante do mercado. Até acontecer esta atualização, o SUV francês disputava o mercado numa única versão, com um só motor e apenas um nível de equipamento, o que naturalmente condiciona qualquer estratégia de competitividade.

Mas as emendas aconteceram e o Kadjar já dispõe de uma gama completa, com vários motores a gasolina e a gasóleo (passa de um para quatro!) e, muito importante, preços mais competitivos. Mais: graças à alteração do critério das Classes 1 e 2 das portagens nacionais, já não é sequer necessário o recurso aplicável no anterior modelo (eixo Multilink atrás) para que o Kadjar cumpra a lei em vigor (altura até 1,30 m no eixo dianteiro) e seja agora tributado como Classe 1, isto desde que munido do dispositivo de pagamento automática da Via Verde. Ora, um dos reforços mais importantes que o Kadjar recebeu foi a mecânica 1.7 BluedCi, novo motor a gasóleo que substitui o antigo 1.6 dCi e que apresenta evidentes vantagens nas emissões e consumos.

O 1.7 BluedCi, conhecido internamente como R9N, tem 1698 cc de cilindrada e potências de 120, 150 e 160 cv. Além de tecnologia melhorada face às unidades anteriores e de novos componentes de otimização de rendimento e eficiência, o novo Diesel conta com catalisador SCR seletivo e depósito de AdBlue (que reduz as emissões de NOx), tornando-se a primeira motorização no mercado a superar o futuro padrão de emissões Euro 7, que entrará em vigor de 2020 a 2021. Segundo a Renault, essa legislação poderá reduzir para metade os limites da produção de NOx para 40 miligramas por quilómetro. No caso da gama Kadjar, a unidade disponível é a de 150 cv, precisamente a mesma que a Nissan utiliza no Qashqai, mantendo atualizado com a mais recente tecnologia o modelo que é há muito o líder incontestado da categoria.

Para este confronto entre gémeos falsos, trouxemos as muito bem equipadas versões Black Edition no Kadjar (a única disponível com esta motorização) e Tekna no Qashqai, onde encontramos interiores muito bem apetrechados no que toca a itens de conforto (bancos em pele, ar condicionado automático, sistema de navegação, entre outros) e de segurança, como os faróis LED, assistentes de faixa de rodagem, entre outros. É pois algo de muito prazenteiro estar no interior destes automóveis, fortes também no capítulo da insonorização, pelo que são de esperar viagens tranquilas. O que já não garantimos (de forma alguma!) é que não sinta com grande intensidade toda e qualquer imperfeição do asfalto, pois qualquer dos dois SUV está equipado com rodas de 19’’ com aparato estético espalhafatoso, no bom sentido, mas muito pouco amigas do corpo dos ocupantes, que sofre com pancadas violentas na transição de buracos e lombas sonoras. Felizmente que as posições de condução são corretas e que os bancos sustentam bem o corpo, o que de certa forma ameniza o tratamento de choque. É melhor não imaginar o que seria com bancos de pior qualidade...

No reverso da medalha estão os desempenhos dinâmicos convincentes. Parece cada vez mais importante, mesmo em SUV, oferecer um comportamento menos bamboleante e que permita brincar um bocadinho. Qashqai e Kadjar permitem-no graças ao acerto dinâmico a atirar para o rijinho. O equilíbrio em curva é assinalável, isto apesar do centro de gravidade elevado, e ainda que haja algum exagero, há muito vigilantes dispositivos tecnológicos para zelar pela segurança.

Bom, mas o dado mais relevante neste confronto é analisar o que valem Kadjar e Qashqai equipados com o mesmíssimo novo motor Diesel de 1,7 litros e 150 cv, acoplado a caixa manual de 6 velocidades. Os dois fabricantes apresentam valores dissemelhantes para velocidade máxima, aceleração, consumos e emissões, o que é normal, pois cada um dos carros têm as suas especificidades, apesar de partilharem a plataforma. Interessa referir que, empiricamente, o motor sente-se igual num e noutro SUV, mostrando disponibilidade na entrega da potência, aceleração linear e permitindo condução fluida, mérito também dos 340 Nm de binário disponíveis logo às 1750 rpm. A caixa manual de 6 velocidades tem escalonamento longo que contribui para a obtenção de bons consumos, mas impede uma condução mais espevitada. É pena, confessamos, porque esperávamos um pouco de mais patanisca dos 150 cv.

Nas nossas medições, o Kadjar acabou por mostrar-se mais rápido no 0-100 km/h (curiosamente, o valor oficial é favorável ao Qashqai, ligeiramente mais leve), enquanto nas recuperações apurámos vantagens repartidas, pelo que não há grandes ilações a retirar daí.

Já no que toca os consumos, aquele que pretende ser o ponto mais forte desta mecânica, diferença mínima: 6,3 l/100 km para o Nissan, 6,4 l/100 km para o Renault.

Após a atualização, o Renault Kadjar apresenta-se mais forte que nunca, mostrando ser uma alternativa interessante ao Nissan Qashqai, ainda grande referência da categoria. Por outro lado, o bom desempenho do novo motor Blue dCi 1.7 de 150 cv que encontramos no SUV da Renault (entre outros modelos da marca francesa) e no Qashqai confirmam a excelente aposta que constituem as modernas mecânicas Diesel cumpridoras das mais recentes normas antipoluição. Um facto que chega a suscitar-nos vontade de gracejar, pois há quem ainda teime em apregoar que apostar em veículos a gasóleo não é uma boa ideia. Só pode ser (mau) marketing.

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Ficha Técnica

Características

NISSAN QASHQAI

1.7 DCI 4X2 TEKNA

RENAULT KADJAR

1.7 DCI BLACK EDITION

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 1749 cc 1749 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, intercooler Inj. direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v 2 a.c.c./16v
Potência 150 cv/3500 rpm 150 cv/3500 rpm
Binário 340 Nm/1750-2750 rpm 340 Nm/1750-2750 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,7 m Elétrica/10,7 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,394/1,806/1,590 m 4,489/1,836/1,607 m
Distância entre eixos 2,646 m 2,646 m
Mala 430 - 1598 litros 472-1478 litros
Depósito de combustível 55 litros 55 litros
Pneus F 7,5jx19 - 225/45 ZR19 7,5jx19 - 225/45 ZR19
Pneus T 7,5jx19 - 225/45 ZR19 7,5jx19 - 225/45 ZR19
Peso 1525 kg 1598 kg
Relação peso/potência 10,16 kg/cv 10,65 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 192 km/h 198 km/h
Acel. 0-100 km/h 9,5 s 10 s
Consumo médio 5,8 l/100 km 5,3 l/100 km
Emissões de CO2 151 g/km 142 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos ou 100.000 km 5 anos ou 100.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 181,25 € 181,25 €

Medições

NISSAN

Acelerações
0-50 km/h 4 s
0-100 / 130 km/h 10,9 s
0-400 / 0-1000 m 17,7/32,1 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 4,4 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,9/6,5/8,3 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 7/8,9/10,8 s
Travagem
100-0/50-0km/h 34,2/9,2 m
Consumos
Consumo médio 6,3 l/100km
Autonomia 873 km

Medições

RENAULT

Acelerações
0-50 km/h 3,4 s
0-100 / 130 km/h 10 s
0-400 / 0-1000 m 17,6/31,7 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 4,0 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,8/6,4/8,7 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 7,3/8,9/11,8 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,1/9 m
Consumos
Consumo médio 6,4 l/100km
Autonomia 859 km