Posição de condução bem centrada; boa qualidade de construção e equipamento abundante; volante forrado a pele ‘cortado’ em baixo. Seletor da caixa automática DCT de sete velocidades, esta só disponível em versões de duas rodas motrizes Visor ao centro da instrumentação fornece informações sobre a viagem; em destaque, baixíssimo consumo médio! Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Bagageira do Qashqai ‘copia’ a do CX-30 na volumetria, na configuração de 5 lugares, mas suplanta a do rival com os bancos rebatidos No Nissan, a posição de condução é correta e o banco forrado a tecido sustenta bem o corpo Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT O SUV da Nissan tem agora suspensão com afinação menos firme, o que beneficia ligeiramente o conforto. Apesar disso, não se verifica aumento de rolamento da carroçaria em curva Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT O consumo entre as principais qualidades do otimizado Diesel Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT Rivais apresentam consumos equiparados SUV japoneses de segmento C em versões Diesel Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Recém-chegado CX-30 utiliza a plataforma do Mazda3 Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Habitáculo com decoração muito simples, com muito poucos elementos no painel; qualidade de materias e de construção acima da média Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Comando rotativo e botões anexos na consola para as funções do sistema de infoentretenimento Ecrã central de 8,8’’ permite seguir em ‘direto’ os sistemas do carro, incluindo o fluxo de energia a cada momento da condução Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Bagageira com 430 litros de volumetria tem acesso amplo, mas a plataforma de carga está em plano demasiado elevado Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D Posto de condução ótimo e todos os comandos bem posicionados. No nível de equipamento Evolve, os bancos são forrados a tecido Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D

Nissan Qashqai 1.5 DCI DCT vs Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D

Ataque ao campeão

CONFRONTO

Por João da Silva 18-06-2020 18:05

Fotos: Gonçalo Martins

O Automotive News Europe citou uma fonte da Nissan que afirmava que o próximo Qashqai, que tem apresentação agendada para setembro deste ano, deixará de estar disponível com motores a gasóleo. Uma medida que, a confirmar-se, ficará alinhada com o que os compatriotas da Toyota e da Honda já fazem com C-HR e CR-V, respetivamente, modelos apenas disponíveis em versões a gasolina ou híbridas. Contudo, para já, a Nissan não só continua a apostar em versões a gasóleo para o seu best-seller, como reforçou a oferta Diesel com o renovado 1.5 dCi e o novo 1.7 dCi.

É a versão do Nissan Qashqai equipada com o 1.5 Diesel que analisamos em confronto com outro SUV japonês que continua com este combustível: Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D. Debaixo do capot do primeiro há 1,5 litros a gasóleo que agora debita 115 cv e 260 Nm (285 Nm em overboost), estando acoplado, neste caso, à caixa de dupla embraiagem e sete velocidades DCT. A mecânica de 1,8 litros utilizada no CX-30 tem praticamente a mesma potência (116 cv), diferindo ligeiramente no binário máximo (270 Nm). Gostámos de ambas as unidades motrizes, embora o facto de o Nissan utilizar caixa automática seja uma vantagem no que toca ao conforto de condução. Mas não só: o dispositivo tem funcionamento suave e rápido em velocidade de cruzeiro, contribuindo para a boa fluidez do andamento, mesmo que os resultados das nossas medições das acelerações e retomas tenham ficado um pouco abaixo do que seria esperado. Nas recuperações a rapidez é superior à revelada pelo 1.8 do CX-30, embora previsivelmente, uma vez que o Mazda tem binário inferior e caixa manual de 6 velocidades. Contudo, em aceleração, o CX-30 leva a melhor.

Ainda sobre o Nissan, e mais concretamente no que toca à caixa de dupla embraiagem, há que lamentar a falta de elasticidade no arranque, gerindo mal a pressão exercida pelo condutor no acelerador. Mesmo que a pisadela seja suave, o arranque é demasiado brusco, quer para a frente, quer para trás, o que, confessamos, nos provocou alguns sustos em manobras de estacionamento em locais mais apertados. Claro que a habituação tudo torna mais amigável e com o passar do tempo atenua-se a impetuosidade nos arranques desta DCT. Nota, ainda, para a condução igualmente fluida do CX-30, que beneficia de caixa manual bem escalonada.

Com tantas reservas levantadas em relação aos motores Diesel, interessa, mais do que nunca, escrutinar a vantagem destes motores no que toca aos consumos. Ora, num e noutro caso, essas vantagens são mais do que evidentes. No Qashqai, apurámos a interessantíssima média de 6,2 litros a cada 100 quilómetros, mas o CX-30 suplanta esse registo, com menos 0,2 litros para a mesma quilometragem de referência. Não sendo a diferença muito significativa, optámos ainda assim por atribuir um ponto a mais ao Mazda neste importante item.

Muito interessantes ainda são as autonomias garantidas: no CX-30, com depósito de 51 litros, autonomia de 850 km, menos 27 km do que no Nissan Qashqai, que tem depósito um pouco maior (55 litros).

Conforto não convence

O SUV da Nissan tem condução segura, com muita aderência e equilíbrio satisfatório nas viragens. Não é tão ágil quanto o Mazda, e sente-se sempre mais pesado que o CX-30, mas em geral a condução é muito agradável. Registe-se que o Qashqai beneficiou, na última modernização, de ajustes no amortecimento e nas barras estabilizadoras, mas se é verdade que o rolamento da carroçaria em curva diminuiu, já no que toca ao conforto a evolução não nos parece significativa.

A unidade que testámos, equipada com jantes em liga leve de 18’’ e pneus Continental Conti Eco Contact5, revela ainda excessiva firmeza, sobretudo nos pisos irregulares. O CX-30 não está melhor neste particular, acusando igualmente demasiada sensibilidade perante pisos imperfeitos, o que acaba por penalizar os níveis de conforto.

Já a dinâmica do Mazda merece aplauso, sendo automóvel muito leve de conduzir, beneficiando de direção com acerto correto e apresentando bom controlo dos movimentos da carroçaria, o que lhe confere boa estabilidade.

Mazda CX-30

Prosseguindo com o Mazda, agora noutra dimensão, consideramos que a habitabilidade é interessante, quer à frente, quer atrás, mas não tanto como a do Qashqai, que se impõe quando utilizamos a fita métrica. À frente, em largura, vantagem de 2 centímetros para o Nissan, a mesma diferença que nos lugares traseiros. No comprimento, são três os centímetros a mais que os passageiros traseiros beneficiam no Qashqai.

Nissan Qashai

O CX-30 tem a melhor posição de condução (embora a do Qashqai também seja satisfatória), bem como ergonomia mais correta – vide, por exemplo, a excelente colocação do ecrã central no topo do tablier – e, acrescente-se, materiais de qualidade superior. A construção é muito sólida nos dois automóveis, mas a qualidade deste Mazda é realmente impressionante, sobressaindo o rigor da montagem e a perfeição dos acabamentos, nomeadamente no topo do tablier, na consola e nos apoios das portas. Neste particular, o Qashqai é razoável, ou seja, fica longe do CX-30.

Ainda no domínio das dimensões, interessa dizer que as bagageiras destes SUV são exatamente iguais na configuração de cinco lugares do habitáculo, com 430 litros, diferindo, contudo, a favor do Qashqai, quando rebatemos os bancos traseiros. Aí, 1598 litros para o Nissan, 1406 para o Mazda. Refira-se, ainda, que a altura da plataforma de carga do CX-30 está a 79 centímetros de chão, mais dois que no Qashqai.

Enquanto não acontece uma revolução a sério no que toca aos sistemas de propulsão, as marcas continuam a apostar em mecânicas a gasóleo. E bem, dizemos nós, tomando como exemplo os dois automóveis que aqui analisámos e que oferecem condução agradável (ainda que com prestações fraquinhas...) e consumos comedidos. Em, geral, dois SUV referenciais no segmento, sendo o vencedor deste confronto, o Mazda, decidido por pormenores.

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Ficha Técnica

Características

MAZDA CX-30

1.8 Skyactiv-D

NISSAN QASHQAI

1.5 DCI DCT

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 1759 cc 1461 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, intercooler Inj. direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v 1 a.c.c./8v
Potência 116 cv/4000 rpm 115 cv/3750 rpm
Binário 270 Nm/1600 - 2600 rpm 260 Nm/2600 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção Eixo de torção
Travões F/T Discos/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m Elétrica/10,7 s
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,395/1,795/1,540 m 4,394/1,806/1,590 m
Distância entre eixos 2,655 m 2,646 m
Mala 430 - 1406 litros 430 - 1598 litros
Depósito de combustível 51 litros 55 litros
Pneus F 7jx18-215/55 R18 7jx18-215/55 R18
Pneus T 7jx18-215/55 R18 7jx18-215/55 R18
Peso 1419 kg 1475 kg
Relação peso/potência 12,2 kg/cv 12,7 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 183 km/h 183 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,8 s 13 s
Consumo médio 5,1 l/100 km 5,4 l/100 km
Emissões de CO2 135 g/km 141 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos ou 100.000 km 3 anos ou 100.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 224,33 € 146,79 €

Medições

MAZDA

Acelerações
0-50 km/h 3,3 s
0-100 / 130 km/h 10,8 s
0-400 / 0-1000 m 17,9 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,8 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 8,1/10,2 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11,6/16 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,2/8,9 m
Consumos
Consumo médio 6 l/100km
Autonomia 850 km

Medições

NISSAN

Acelerações
0-50 km/h 4,3 s
0-100 / 130 km/h 12 s
0-400 / 0-1000 m 18,4 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,9 s
60-100 km/h (D) 6,3 s
80-120 km/h (D) 11,1 s
Travagem
100-0/50-0km/h 34,2/9,2 m
Consumos
Consumo médio 6,2 l/100km
Autonomia 887 km