Craig Breen, de 32 anos, piloto oficial do Team Hyundai Motorsport no Campeonato Mundial de Ralis (World Rally Champhionship, ou WRC), é a grande novidade do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) do corrente ano: com o compatriota James Fulton como navegador, irá disputar a competição nacional ao volante de um dos dois Hyundai i20 N Rally2 da marca sul-coreana, fazendo equipa com o algarvio Ricardo Teodósio, o outro piloto oficial da Team Hyundai Portugal no CRP.
A novidade da participação de Breen, com 14 anos de experiência (piloto desde 2009, e na Hyundai desde 2019) em todas as provas do CPR – e não apenas no Rali de Portugal e num ou outro evento, a título pontual, que tanto valoriza e sobe a fasquia do circuito luso- foi confirmada pela Hyundai Motorsports esta sexta-feira, em nota enviada às redações.
«Estou muito entusiasmado com este projeto! Será muito desafiante competir em simultâneo nos dois campeonatos [CPR, nacional, e WRC, mundial]. Sinto-me muito motivado por correr no vosso País pelo Team Hyundai Portugal. Vou arrancar a época do WRC na Suécia, mas não vejo a hora de estar em Fafe, convosco», afiançou o piloto irlandês, de há muito um grande fã de Portugal e das suas provas.
Breen remete para Fafe por esta receber a primeira das oito provas do CPR-2023, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, de 10 a 12 de março. Depois, a 31 de março e 1 de abril, terá lugar o Rali Casinos do Algarve, com o Rali Terras d’Aboboreira, a 28 e 29 de abril, a anteceder a etapa portuguesa do WRC (mas também do CPR), o Rali de Portugal, de 11 a 14 de maio.
A 30 de junho e 1 de julho terá lugar o Rali de Castelo Branco, seguindo-se, no calendário do CPR, o Rali Vinho Madeira, de 3 a 5 de agosto. O Rali do Alto Tâmega decorre a 15 e 16 de setembro, e a última prova do CPR será o Rali Vidreiro do Centro de Portugal, a 13 e 14 de outubro.
Já Ricardo Teodósio, que com José Teixeira como navegador, continuará ao volante do outro Hyundai i20 N Rally2 do Team Hyundai Portugal, felicitou o construtor pela escolha de um parceiro… de eleição.
«É um orgulho fazer equipa com Breen, a quem dou as boas-vindas. Para mim, é igualmente um privilégio continuar no Team Hyundai Portugal. Encaro [a época de] 2023 com uma responsabilidade acrescida para lutar pelo título. Será, certamente uma época emocionante e desafiante», afirmou o piloto algarvio.
«O nosso objetivo sempre foi o de trazer mais emoção e inovação a este desporto, tão popular, com um projeto diferenciador no panorama nacional. Estamos muito entusiasmados por trazermos um piloto do WRC para o CPR, e temos a certeza de que beneficiará a modalidade, atraindo mais público e aumentando a visibilidade do nosso campeonato, de todos os pilotos envolvidos e, também, os respetivos patrocinadores», é a esperança de Sérgio Ribeiro, Chief Executive Officer (CEO) da Hyundai Portugal.
«Desde o início, a Hyundai Motorsport apoiou a ideia e o projeto. Dou as boas-vindas ao Craig Breen e ao James Fulton, por se juntarem ao Team Hyundai Portugal, bem como ao Ricardo [Teodósio] e ao José [Teixeira], que continuam connosco. É um orgulho contar, sempre, com grandes nomes nesta equipa», concluiu o responsável máximo da marca em solo luso.