Lancia Stratos vai renascer neste concept?

Atualidade

Por VM 16-03-2023 15:06

O nome Stratos é associado por historiadores ao termo grego «armada», mas há quem defende que está relacionado com a estratosfera. Na indústria automóvel é sinónimo de design e performances e de uma era mítica para a Lancia no Mundial de Ralis.

Lenda começou do… Zero

O Lancia Stratos HF foi um projeto solitário de Nuccio Bertone que a Lancia aproveitou a pensar na competição. O protótipo do que seria o carro de produção foi apresentado no salão de Turim em 1970, chamava-se Zero, tinha o motor 1.6 V4 do Fulvia (132 cv) e foi uma autêntica pedrada no charco, pelo arrojo estilístico e pela conceção radical, que previa, por exemplo, que o condutor entrasse no habitáculo pelo para-brisas que se elevava…! Uma de muitas soluções que ficaram no show car.

A produção do Stratos arrancou três anos depois, em 1973, e foram só feitas 492 unidades do modelo que tinha um chassis tubular em aço, painéis de carroçaria em fibra de carbono e capot dianteiro e traseiro em poliéster com reforços em fibra de carbono.

O motor V6 2.4 (o bloco do Ferrari Dino 246 GT) com 190 cv estava instalado em posição central traseira, associado a caixa de cinco velocidades e tração traseira. A marca anunciava 230 km/h e apenas 5,9 segundos de 0 a 100 km/h. Base ótima para a versão de competição (Grupo 4) que surgiu logo em 1974, com 280 cv.

No final da ‘era Stratos’, em 1979, o Lancia tinha ganho 69 (!) ralis internacionais e dado três títulos mundiais à marca italiana.   

Daí para cá, e apesar de várias tentativas de reeditar o mítico Stratos (incluindo o ‘one-off’ espetacular de 2010, construído pela Pininfarina a pedido do milionário alemão Michael Stoschek, e que contou com o piloto português Tiago Monteiro no desenvolvimento), a Lancia não apresentou sucessor. Até agora…

O emblema de Turim vai renascer com o gigante industrial Stellantis e o próximo dia 15 de abril, com a realização do evento “Emozione Pu+Ra”, marcará o arranque de uma nova era, com a revelação de um protótipo que funcionará como uma espécie de manifesto para a próxima década de lançamentos.

Futuro com história

A primeira imagem ‘teaser’ revelada pela Lancia não permite afirmar com certeza que se trata de um protótipo que antecipa um modelo novo de produção ou se é mais um exercício de estilo que dará as pistas sobre a direção a seguir em matéria design. Mas uma coisa é certa, são algumas as referências às linhas icónicas da traseira do Lancia HF Stratos: os LED em forma de anéis na traseira montados no spoiler negro, o desenho que remete para as ‘persianas’ na zona no óculo e a forma única do para-choques…

Por outro lado, há uma colagem ao estilo do Pu+Ra, estudo apresentado em novembro e que estreou a nova assinatura luminosa em forma de Y, chamada ‘calice’, e, mais uma vez, realçava os farolins redondos inspirados no Stratos.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade