A Peugeot estreou o inovador i-Cockpit na primeira geração do 208 – há mais de dez anos –, e desde aí o conceito alargou-se a toda a gama de modelos, tendo sido produzidos quase 10 milhões de unidades.
O conceito assenta em três elementos fundamentais: volante compacto, 'display' mais elevado (permitindo ao condutor visualizar as várias informações) e grande ecrã tátil central, para gerir as principais funções do automóvel.
O i-Cockpit tornou-se mesmo numa característica de 'assinatura' de cada modelo da Peugeot, podendo agora ser encontrado em todos os automóveis da marca.
A história teve início em 2010 através do 'concept' SR1 (lançado no Salão de Genebra), nada menos do que um coupé-cabriolet que incluía uma posição de condução revolucionária e que transformou por completo os tradicionais códigos de design e de ergonomia da marca.
A nova solução propunha um posicionamento menos convencional do visor à frente do condutor – ao nível dos olhos, mais elevado – e o recurso a um volante mais pequeno, adicionando ainda um monitor tátil central. Foi o início dos ecrãs táteis da Peugeot e de um sistema que surgiria em definitivo no 208 no ano de 2012.
Desde o lançamento, o i-Cockpit tem continuado a evoluir e, em 2016, a segunda geração do 3008 e do 5008 apresentaram um novo ecrã digital de 12,3'', totalmente adaptado e personalizado, surgindo com botões tipo 'tecla de piano' sob o referido monitor.
Em 2019, a 2.ª geração do 208 introduziu um novo painel de instrumentos digital 3D, enquanto em 2021 (com o 308) e em 2022 (408) foi lançado outro sistema de 'infotainment' i-Connect, incluindo novo volante compacto com ‘i-toggles’ sensíveis ao toque.
E a história não terminará por aqui, até porque, no início deste ano, no CES em Las Vegas, o 'concept' Inception mostrou a evolução que o novo i-Cockpit poderá vir a ter, mais intuitivo e com um controlo de direção revolucionário, designado por Hypersquare, incluindo novos gestos ao nível da condução assentes em ecrãs (tipo tablet) e em dispositivos inteligentes. E, aparentemente, sem volante...