Confirmando os rumores do início do ano, o modelo elétrico mais acessível no catálogo da Cupra vai chamar-se Raval, homenageando bairro de Barcelona muito ligado às artes e à cultura.
“El Raval é uma das zonas mais surpreendentes de Barcelona. E estamos orgulhosos que o futuro automóvel elétrico urbano da marca receba o seu nome e represente o seu espírito. Da mesma forma que fizemos com o Cupra Born, agora queremos exportar a essência de El Raval e continuar a inspirar o mundo a partir de Barcelona”, explicou Wayne Griffiths, CEO da marca espanhola.
O Cupra Raval será produzido na sede da SEAT S.A. em Martorell, na sequência de plano que inclui investimento de 3.000 milhões de euros para sua transformação das linhas para produzir automóveis elétricos, a partir de 2025.
Que carro será este?
A Cupra vai fazer apenas cinco anos de história como emblema autónomo, mas a marca desportiva criada na base da Seat Sport, não para de somar sucessos. Desde o lançamento, em 2018, o emblema da tribal vendeu mais de 300.000 unidades – 46.600 exemplares no primeiro trimestre de 2023, o que representa subida de 83% face ao ano anterior.
Em 2025, lançamento de compacto inspirado no UrbanRebel Concept, com motor elétrico em vez de mecânicas térmicas, para posicionar abaixo do Born. «Este é o modelo que democratizará a mobilidade elétrica urbana. Emocional, sexy e divertido de conduzir e ao mesmo tempo acessível. Estamos a provar que os carros elétricos não têm de ser aborrecidos. Esta será a entrada da próxima geração na nossa gama», comentou Wayne Griffiths.
Inspirado no mundo dos desportos motorizados, o futuro modelo de segmento B (o mesmo dos Ibiza/Arona, com preços estimados a partir de 25.000 euros) estreia a variante small da plataforma MEB do Grupo VW – motor sobre o eixo dianteiro (tração à frente) e cerca de 2,5 m entre eixos, contra os 2,770 m do ID.3 –, numa estilizada carroçaria de 5 portas e 4,03 m de comprimento.
As dimensões aproximam-no do Arona e também do Ibiza, adotando o mesmo formato de crossover deste Seat.
O motor elétrico disponibiliza 226 cv, para permitir ao automóvel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. A marca anuncia até 440 quilómetros de autonomia.
No interior, imagem muito futurista, com clara inspiração no mundo dos videojogos (os comandos no volante remetem para os das consolas) e muita luz.