Reunindo conceitos de SUV e de coupé numa carroçaria de formato fastback, de cinco portas, o Peugeot 408 é modelo quase único da sua espécie entre o popular segmento dos familiares compactos. A oferta de motorizações alarga-se agora a estreante versão Hybrid PHEV de 180 cv, com preços que começam nos 45.150 € (valor com IVA, parcela possível de deduzir em caso de aquisição através de empresas).

Se até agora o Peugeot 408 contava com a versão Hybrid 225, a gama acolhe a nova variante de acesso PHEV de semelhante arquitetura base enquanto solução técnica, mas em derivação de 180 cv de rendimento máximo combinado entre o motor 1.6 turbo PureTech (150 cv) e a máquina elétrica de 81 kW. A caixa automática é de 8 velocidades e a tração entregue às rodas da frente.

Também se mantém a bateria de 12,4 kWh de capacidade, com a Peugeot a homologar entre 62 a 64 km de autonomia em modo puramente elétrico. Ligado a uma tomada doméstica, serão necessárias cerca de 7 horas para uma carga completa, com os 408 Hybrid 180 e 225 a aceitar carregamentos até 7,4 kW (opcional), com carregador embarcado de série para 3,7 kW.

Como resultado, e face a versões de igual dotação de equipamento, o 408 Hybrid 180 é 1500 € mais acessível, com a vantagem de incluir versão de acesso (Allure) inexistente no catálogo Hybrid de 225 cv, permitindo preço de arranque (tabelado) de 45.150 €.
Focado nas empresas e aposta no Renting
E se a diferença de 1500 € entre motorizações híbridas Plug-In pode parecer escassa, o certo é que as soluções PHEV estão fortemente orientadas para o mercado das empresas, fruto dos benefícios fiscais vigentes, caso da dedução do valor do IVA na aquisição e redução nas tabelas de tributação autónoma. Como tal, e ao contrário do que acontece com a versão de 225 cv, a Peugeot afirma que o novo 408 Hybrid 180 cv está em condições de se encaixar no escalão abaixo dos 35 mil euros, ou seja, menos taxado.
A Peugeot tem ainda soluções internas de financiamento e de Renting, propondo para o novo 408 Hybrid 180 rendas mensais para empresas a partir dos 500 €, valor sem IVA.

Embora nascendo sobre a base do Peugeot 308, o 408 tem imagem e formato mais impactantes, sobressaindo o quinto portão traseiro com linha descendente ao estilo coupé perfeitamente integrada na carroçaria de 5 portas, a que se junta, diversas heranças visuais ao melhor estilo SUV, caso das rodas de grandes dimensões (690 mm de diâmetro e opção por jantes de 20''), elevada altura ao solo e plásticos a proteger as zonas das cavas de roda.

Com praticamente 4,7 metros de comprimento, o 408 utiliza versão de distância ente eixos esticada da plataforma base do 308, o que permite alargar a oferta de espaço e bem-estar no banco traseiro, paralelamente a generosa zona de carga, com as motorizações PHEV a permitirem acolher 471 litros de capacidade base - o 408 está ainda disponível com a motorização 1.2 PureTech de 130 cv e caixa automática, sem bateria ou assistência híbrida, com bagageira de 536 litros.

O interior segue a receita de sofisticação do 308, assente no conceito i-Cockpit, tendo o volante de pequenas dimensões e o painel de instrumentos digital 3D no centro das atenções. Ao centro, solução multimédia a cargo de monitor tátil de 10'' a que se juntam zonas de teclas (igualmente digitais) de acesso direto a alguns menus, sendo que todos os ambientes (painel de instrumentos ou interface multimédia) são passíveis de personalização gráfica e de conteúdos informativos.
Preços gama Peugeot 408:
1.2 PureTech Allure - 35.800 €
1.2 PureTech Allure Pack - 37.450 €
1.2 PureTech GT - 40.250 €
Plug-In Hybrid 180 Allure - 45.150 €
Plug-In Hybrid 180 Allure Pack - 46-400 €
Plug-In Hybrid 180 GT - 49.200 €
Plug-In Hybrid 225 Allure Pack - 47.900 €
Plug-In Hybrid 225 GT - 50.700 €
