Os 40 anos da Audi Sport, a F1 e o rumo à eletrificação

Atualidade

Por AUTO FOCO 19-05-2023 16:05

O braço desportivo da Audi, hoje conhecido como Audi Sport, nasceu como quattro GmbH em outubro de 1983. Em ano de celebrar o 40º Aniversário, as comemorações têm início no fim de semana (20 e 21 de maio), por ocasião das 24 Horas de Nürburgring.

Nos anos iniciais da sua existência, a então quattro teve como missão principal impulsionar o nome e desenvolver-se enquanto manobra de marketing da imagem desportiva da Audi e desbravar novas áreas de negócio. Efetivamente, tudo começou em 1984 com a comercialização de acessórios e de várias coleções lifestyle (malas, vestuário, etc.), que foram abrindo caminho para a implementação do nome quattro no desporto automóvel.

Mais tarde, em 1995, a marca alemã abriu os programas de personalização Audi Sport para que os clientes particulares atribuíssem aos seus automóveis um cunho desportivo próprio. Mas só em 1996 surge o primeiro modelo efetivo da Audi Sport, o S6 plus, dado a conhecer no Salão Automóvel de Genebra.

O sucesso exprime-se em números. Se nos últimos 10 anos a Audi Sport produziu mais de 450 mil veículos, só em 2022 foi responsável por 45.515 automóveis de assinatura desportiva (S ou RS) entregues a clientes, num portefólio atualmente composto por 16 modelos, entre os quais os elétricos RS Q8 e e-tron GT - dos números de 2022 fazem parte 10.042 unidades da família e-tron GT, em que um terço ostentavam a chancela RS. E até ao final da década todos os modelos Audi Sport serão eletrificados, total ou parcialmente.

A Audi Sport tem participado ativamente na transição energética, tendo dado o primeiro passo na competição com a participação do RS Q e-tron na edição de 2021 do Rally Dakar, modelo de elevada eficiência e capaz de carregar a bateria durante a condução, em que o conversor de energia é composto por um motor a gasolina da família TFSI herdado do DTM associado a um módulo motriz elétrico da Fórmula E.

Será já em 2026 que a Audi irá encarar a presença no campeonato do mundo de Fórmula 1, assumindo, até lá, o desafio de desenvolvimento de motor turbo de apenas 1.6 litros de capacidade mais eficiente e associado a módulo de tração elétrica.

Na edição de 2023 das 24 Horas de Nürburgring, a marca vai alinhar à partida da prova de resistência com o R8 LMS da Audi Sport Team Scherer PHX com visual inspirado no Audi V8 quattro DTM de 1992.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade