Audi Q3 Sportback 45 TFSIe

Em vez de Porsche...

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 03-05-2023 20:49

Depois de abrir caminhos da eletrificação ao Q3, a Audi estendeu-os ao mais ‘acoupésado’ e desportivo Sportback. Que, ‘assim vestido’, pode bem fazer as vezes de um inexistente Porsche Macan PHEV! Está longe de ser barato, mas o investimento em personalidade pode ser amortizado nos benefícios fiscais.

Andar ‘elétrico’ (não confundir com andar de elétrico) é mais uma moda que se juntou à dos SUV, autêntico Santo Graal da indústria automóvel dos últimos anos. E se o formato mais volumoso dos SUV se torna berço ideal para alojar baterias e afins, já a aerodinâmica e o peso em nada parecem encaixar na (também na moda...) expressão de sustentabilidade ecológica... O que sobra? A mobilidade elétrica (mais uma que está na moda), que no caso dos PHEV como este Q3 45 TFSIe está intimamente ligada à disposição do utilizador em ligar o veículo à corrente e não a fazer-se deslocar apenas com o motor a combustão.

Preço:

Audi Q3 Sportback 45 TFSI e - Desde 55.627 €

Depois de ter despertado a eletrificação no Q3, a Audi alargou-a à mais desportiva carroçaria Sportback, com receita técnica já bem conhecida em vários modelos do Grupo, associando ao motor 1.4 turbo a gasolina de 150 cv uma unidade elétrica de 117 cv, num rendimento máximo combinado de 245 cv e 400 Nm, entregues em exclusivo às rodas dianteiras, com a orientação de uma caixa automática S tronic (DSG) de seis velocidades.

Um dos problemas em ser tão compacto, é que o Q3 Sportback vê a bagageira drasticamente reduzida a apenas 380 litros, fruto da colocação da bateria de 10,8 kWh sob o piso da mala. Numa tomada doméstica – onde os PHEV devem ser preferencialmente ligados para otimizar os custos de utilização – apurámos cerca de 5 horas (a marca até anuncia mais) para uma carga completa da bateria, sendo que o carregador de bordo do Q3 também não aguenta mais que 3,7 kWh e só corrente alternada. Finda a carga, o computador de bordo nunca indicou autonomia EV superior a 46 km, o que verificámos: numa utilização normalizada será difícil conseguir rodar mais que 41 km em modo elétrico (consumo entre 18 e 19 kWh), tendo nós conseguido alcançar neste teste 45 km apenas em circuito urbano.

Com estes dados, e somando o consumo de combustível, o Q3 Sportback mostra-se mais gastador que a concorrência direta, uma vez que evaporando-se a carga da bateria, o motor a gasolina passa mais tempo ligado. Por isso, as médias registadas sobem facilmente aos 6,6 l/100 km, rondando os 7,5/8 litros em autoestrada.

Este desempenho mais gastador estará ligado às especificações da unidade ensaiada, com jantes de grandes dimensões, largos pneus desportivos e teto de abrir, ingredientes que somam lastro e reduzem o desempenho elétrico. Por outro lado, o Q3 permite ao condutor um total controlo das atividades do módulo híbrido, ora obrigando o SUV a rodar em modo puramente elétrico (existindo carga), ora possibilitando a preservação da carga existente, ora forçando o carregamento por ação do trabalho do motor a gasolina. Pode ainda entregar-se a otimização dos recursos à gestão eletrónica.

Toda bonitinha por fora e por dentro, esta unidade do Audi Q3 Sportback deslumbrava pelo conjunto e bom gosto dos equipamentos extra e pelo toque de vanguardismo somado pelas tecnologias ligadas à digitalização. Ficam-lhe bem estas rodas, os contrastes a preto nas capas dos retrovisores, grelhas e siglas, os efeitos e assinaturas luminosas e até esta pintura exclusiva.

O interior também revela a arte da Audi saber fazer modelos premium compactos, com a delicadeza e o efeito requintado de superfícies em Alcantara e pele, conforto e ergonomia dos bancos desportivos e do posto de condução, ou pormenores de design como o dos puxadores interiores da porta. Tudo a fazer crer que se está a bordo de um automóvel especial, mas onde é preciso investir na personalização, já que a versão base não contempla o painel de instrumentos digital, câmara traseira, aplicações em alumínio ou navegação.

Mesmo que ligeiramente mais firme que os restantes Q3, o Sportback mantém elevados níveis de comodidade e, acima de tudo, respira robustez nas ligações ao solo, o que culmina numa dinâmica assertiva para SUV e muita segurança na exploração dos 245 cv.

O Q3 Sportback é caro face às dimensões e ao equipamento base. Mas também é certo que responde à letra com qualidade geral muito acima da média e com aqueles retoques premium que ajudam o utilizador a sentir-se aos comandos de um automóvel especial. Esta versão PHEV não é das mais eficientes do mercado e tem uma bagageira pequena, embora saiba honrar dinamicamente (performances e atitude em estrada) o potencial estético desportivo.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

AUDI Q3

Sportback 45 TFSIe S Tronic

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1395 cc
Alimentação Injeção direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16V
Potência 150 cv/5000-6000 rpm
Binário 250 Nm/1550-3500 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 117 cv (86 kW)
Binário 330 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 10,8 kWh
Módulo Híbrido
Potência 245 cv
Binário 400 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 6 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,8 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,509/1,848/1,565 m
Distância entre eixos 2,678m
Mala 380-1250 litros
Depósito de combustível 45 litros
Pneus F 215/65 R17
Pneus T 215/65 R17
Peso 1828 kg
Relação peso/potência 7,5 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 210 km/h
Acel. 0-100 km/h 7,3 s
Consumo médio 1,6 l/100 km
Emissões de CO2 37 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 4 anos/80.000 km
Pintura/Corrosão 8 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 138,51 €

Medições

AUDI

Acelerações
0-50 km/h 3,1 s
0-100 / 130 km/h 7,5/12,1 s
0-400 / 0-1000 m 15,3/28,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,4 s
60-100 km/h (D) 3,6 s
80-120 km/h (D) 4,7 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,9/9,5 m
Consumos
Consumo médio 3,8 l/100km
Autonomia 650 km

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