Benelli Leoncino Cinquecento

Leãozinho atrevido

Motos- Apresentações

Por Paulo Ribeiro 02-02-2018 13:43

Simplicidade, estética e mecânica, é ponto de partida para subir degrau A2 no percurso motociclista. De enorme agilidade e motor muito ‘redondo’, a Benneli Leoncino está preparada para levar a diversão bem para lá dos limites da cidade. E o preço é apenas um dos excelentes argumentos…

Naked de vocação urbana e imagem muito próxima das scrambler da moda, a Leoncino é proposta jovem, de coração moderno mas rendida à moda vintage, com roupagens de linhas simples, de secção traseira encurtada e guarda-lamas junto à roda para cumprir legislação europeia. Leveza que acentua estética moderna e onde não faltam pormenores de classe, da chave retrátil ao vistoso farol dianteiro em LED, das pinças radiais personalizadas aos pneus Pirelli Angel ST. Ousadia italiana que não esconde ambições maiores, de morder os calcanhares a motos de preço e prestações bem diferentes.

Os argumentos do pequeno leão de Pesaro são fortes e vão muito além de preço bombástico.  A começar pela imagem, por exemplo, bem dentro do espírito que rege um dos mais animados segmentos da atualidade, fazendo esquecer pormenores como o acabamento de algumas soldaduras ou a manete de embraiagem a quilómetros do punho e sem regulação. Antítese que salta mais à vista em componentes muito próximos entre si, como os poisa-pés injetados, com forte imagem de qualidade, em contraponto ao mastodôntico pedal de travão. E ainda que o preço possa servir de justificação para alguns detalhes, destaque para o nível geral muito bom, prosseguindo no capítulo técnico. Mas já lá vamos…

Banco de altura acessível e boa largura ofrece posição confortável, com pernas pouco dobradas, braços descontraídos e costas direitas, permitindo boa visibilidade e fácil controlo no trânsito urbano. Já nas ligações mais longas, ausência total de proteção acaba por pagar-se em velocidades de cruzeiro elevadas. O guiador largo que sobressai no primeiro impacto, puxa o condutor para cima da suspensão dianteira, em posição de condução que inicialmente se estranha, mas que logo se mostra divertida, tornando frente muito incisiva, com estonteante rapidez de reação e vivacidade.

Agilidade reforçada pelos pneus Pirelli Angel GT e seguida a preceito pelo amortecimento, com comportamento que, dentro dos limites filosóficos da Benelli Leoncino, é bem conseguido. Mas quando o ritmo aumenta, aproveitando disponibilidade do motor e rigidez do quadro, transparece um bambolear que o ajuste da pré-carga da mola do mono amortecedor permite minimizar.

Em nível positivo também a travagem, com potência que se adivinha ao olhar para os discos de generoso diâmetro e pinças radiais, confirmada ao apertar com força a manete direita, levando a forqueta com bainhas de generoso diâmetro a afundar de forma acentuada, enquanto na traseira é suficiente para equilibrar a moto em condução mais agressiva.

Ou seja, colmatando pequenas lacunas com muitos e variados pontos fortes, a Leoncino tem comportamento geral equilibrado, sensação que continua no motor. Conhecido da bem-sucedida trail TRK 502, destaca-se pela enorme elasticidade e funcionamento de grande suavidade, deixando escapar muito poucas vibrações mesmo nas rotações mais elevadas. De enorme elasticidade, o motor é muito agradável, apoiado por escape de sonoridade grave, parecendo de maior cilindrada. Entusiasmante sensação de potência em modelo com ABS que pode ser desligado fácilmente, permitindo algumas brincadeiras ou até excursões em light off-road, dentro do espírito atrevido desta moto. Veículo que, na cidade como fora dela, é garantia de facilidade e muita diversão…

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

BENELLI LEONCINO

Cinquecento

Motor
Capacidade 499 cc
Potência 47,6 cv/8500 rpm
Binário 46 Nm/6000 rpm
Transmissão
Tipo Dois cilindros paralelos, 4 Tempos
Ciclística
Quadro Estrutura em tubos em aço
Suspensão F Forqueta tele hidráulica invertida, diâmetro 50 mm, curso 125 mm
Suspensão T Mono amortecedor regulável em pré-carga e extensão, curso 128 mm
Travões F Dois discos de 320 mm, pinça radial de 4 pistões ABS desconectável
Travões T Disco de 260 mm, pinça de 1 pistão. ABS desconectável
Dimensões e Capacidades
Altura do assento 815 mm
Depósito de combustível 127 litros
Peso 207 kg
Relação peso/potência 4,34 kg/cv
Consumo médio 4,1 l/100km
Preço
Preço 5 990 €

Conte-nos a sua opinião 0

Motos- Apresentações

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.   Saiba mais   OK