Vespa Elletrica Premium

Vespa brilha em futuro elétrico

Motos- Apresentações

Por Paulo Ribeiro 07-02-2019 16:15

A reação do público durante o período de pré-venda online reforçou o otimismo dos responsáveis da marca aquando do lançamento oficial da Vespa Elletrica, feito durante o Salão de Milão pelo CEO do Grupo Piaggio, Roberto Colaninno. Absoluto respeito ambiental e avançada conectividade foram trunfos evocados perante centenas de jornalistas e apaixonados do emblema hexagonal, sem beliscar valores de personalidade, facilidade de condução e estilo.

Muito estilo em modelo que apenas alguns traços coloridos na carroçaria podem ajudar a distinguir das versões com motor de combustão interna. A mais moderna das Vespa destaca-se ainda pelo banco com pesponto em cores tecnológicas, sob o qual existe espaço para um capacete jet e, no local onde estava o tampão da gasolina, tomada de cinco pinos que pode ser ligada aos carregadores rápidos ou à corrente doméstica através de ficha Schuko disponibilizada de origem. O tempo de recarga é de 4 horas em tomada de 220 V e as baterias, de iões de lítio e dispensando qualquer manutenção ou cuidados especiais, afiançam máxima eficiência ao longo de 1000 ciclos de recarga completa, ou seja entre 50 a 70 000 quilómetros, o equivalente a cerca de 10 anos em utilização urbana.

Aproveitando presença no Salão de Milão, AUTOFOCO foi das primeiras publicações a nível mundial a conduzir a Vespa Elletrica que, segundo o fabricante, terá autonomia para 100 km (versão X a chegar em 2019 permitirá 200 km graças a bateria suplementar e pequeno motor de combustão), oferecendo potência contínua de 3,5 kW com pico de 4 kW. Dados que proporcionam performances semelhantes a uma scooter tradicional de 50 cc mas com acelerações… elétricas. Ou seja, rapidez na saída dos semáforos, até uma velocidade máxima anunciada de 45 km/h e tendo sempre como companhia apenas o ruído de rolamento. Velocidade real confirmada pelos 51 km/h registados no bem legível, personalizável e muito completo painel TFT, que, além dos habituais conta-quilómetros total e parcial, permite visualizar tempo de viagem e a velocidade máxima ou média além do consumo, em W por km. ou a informação sobre qual dos níveis de travagem ou dos três mapas de motos está a ser utilizado, As opções são o Eco, limitado a 35 km/h e com 100 km de autonomia, Power, 45 km/h e 80 a 85 km consoante o entusiasmo na condução, e Reverse, marcha-atrás que facilita as manobras mesmo em rampas com inclinação até 10 graus. Escolha feita através de botão à distância do polegar direito tal como a dos níveis de travagem, aumentando o efeito de travão motor e a acumulação de energia no modo 2, através do reajuste do sistema de recuperação de energia cinética KERS, de inspiração nos utilizados na Fórmula 1. Fator com influência direta e imediata na condução, aumentando a reatividade da travagem de máquina oferecedora de enorme estabilidade embora seja notório o peso acrescido das baterias e a sua colocação quando se inclina para entrar em curva, aumentando a sensibilidade mas sem chegar a ser delicado. Uma vez lá dentro (da curva…), facilidade e rigor absoluto, ressaltando a tradicional agilidade da Vespa graças à roda de 12 polegadas na dianteira, fazendo esquecer o peso. Inconfundível no desenho, mantendo a mítica gravata no escudo dianteiro, a Vespa Elletrica estará opcionalmente disponível em seis decorações, sempre com carroçaria em cinzento e apontamentos em azul Elettrico, verde Boreale, os vistosos amarelo Lampo e Cromo ou os mais discretos preto Profondo e cinza Fumo.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

VESPA Elletrica

Elletrica

Motor
Capacidade -
Potência 3,5 Kw (máximo 4 kW)
Binário 200 Nm (à roda)
Transmissão
Tipo Elétrico, sem escovas e com sistema de recuperação de energia KERS
Ciclística
Quadro Estrutura emaço estampado com reforços estruturais soldados
Suspensão F Mono braço com mola helicoidal e mono amortecedor hidráulico
Suspensão T Mono amortecedor, curso n.d.
Travões F Disco de 200 mm, pinça pistão duplo. eABS
Travões T Tambor de 140 mm
Dimensões e Capacidades
Altura do assento 790 mm
Depósito de combustível -
Peso -
Relação peso/potência 3,73 kg/cv
Consumo médio -
Preço
Preço 6 590 €

Conte-nos a sua opinião 0

Motos- Apresentações