Renault Clio TCe 120 GT Line vs Seat Ibiza 1.0 TSI FR

Cuida-te, líder!

CONFRONTO

Por João da Silva 21-08-2018 17:56

Fotos: Gonçalo Martins

A 5.ª geração do utilitário espanhol é a mais competitiva de sempre e tecemos inúmeros elogios à sua habitabilidade, capacidade da bagageira, qualidade geral, mecânica 1.0 TSI e dinâmica. O nível exibido pelo Ibiza 1.0 TSI FR é tão elevado que o rival escolhido para este confronto só podia ser o Renault Clio, apenas o automóvel mais vendido em Portugal. Vejamos então se o candidato ao trono dos utilitários destrona o «rei».

O Ibiza 1.0 TSI utiliza mecânica de 3 cilindros a gasolina com 999 cc e 115 cv/200 Nm, acoplada a caixa manual de 6 velocidades, uma proposta muito racional para este tipo de automóvel habitualmente utilizado como «pau para toda a obra», ou seja, deslocações em cidade e longas tiradas ao fim de semana ou nas férias. O Renault Clio que escolhemos utiliza também motor a gasolina, o TCe de 4 cilindros com 1,2 litros e 120 cv/205 Nm, igualmente com caixa manual de 6 velocidades.

Ambos os motores apresentam resposta espontânea, com boa disponibilidade a baixa rotação, o que resulta em acelerações progressivas e despachadas tendo em conta a potência não muito elevada. Na comparação direta, Ibiza  ligeiramenmte mais rápido que Clio. Por outro lado, as recuperações não são fantásticas em nenhum dos dois – o Seat ganha alguns parâmetros das nossas medições, o Renault ganha outros, pelo que optámos por empatá-los neste item – o que se explica com o escalonamento mais longo das respetivas caixas de velocidades nas mudanças mais elevadas, tudo a bem dos consumos.

Nesse aspeto tão importante (diríamos até decisivo para muitos propritários), o automóvel espanhol leva a melhor, registando consumo médio de 5,9 l/100 km, menos 0,3 l/100 km que o carro francês. A diferença é mínima e só ao fim de muitos quilómetros se fará sentir de forma significativa na carteira. Ainda assim, um ponto a mais para o Ibiza.

O Seat que guiámos, nível de equipamento FR, o mais desportivo, tem jantes de 18’’ (opcionais) que penalizam o conforto. E essa característica é ainda mais evidente quando saltamos do Ibiza para o Clio para fazer uma comparação direta a esse nível, pois o Renault será um dos produtos do segmento a oferecer melhor compromisso r rconforto/dinâmica. Atenção: as críticas ao Ibiza são passíveis de serem retiradas quando testarmos unidade com outras jantes/pneus.

No caso concreto deste Ibiza FR que nos coube avaliar, e que estava equipado com suspensão desportiva com dois níveis de ajuste e perfis de condução (quatro modos: Eco, Normal, Sport e Individual) gostámos muito  do equilíbrio em curva e do acerto da direção independentemente do perfil escolhido. Já o Clio confirmou sobriedade e segurança em todos os momentos de condução, mas é um pouco menos divertido de guiar que o Ibiza.

Nos habitáculos há diferenças importantes em termos de espaço. Vejamos: nos lugares dianteiros, Ibiza com mais 3 centímetros em largura, sendo que os rivais se equivalem em comprimento e altura; atrás, vantagem maior para o carro  espanhol, com mais 9 cm no  comprimento para pernas, mais 7 cm em largura e mais 4 cm em altura. Explicam-se assim os dois pontos a mais conferidos ao Seat no espaço atrás.

Depois, na bagageira, também não há dúvidas sobre o par de pontos à maior para o Ibiza, que traduzem 55 litros a mais na volumetria. Nada de importante há a distinguir os acessos aos bancos traseiros ou à mala, pelo que empatámos a acessibilidade.

Esta 5.ª geração do Ibiza conta com materiais  muito razoáveis, mas o que se destaca é mesmo a solidez e o rigor dos acabamentos, sendo nesse aspeto um dos melhores produtos do segmento. O Clio, por outro lado, melhorou bastante a qualidade dos revestimentos do tablier e da consola central e tem montagem razoável, ainda que não nos pareça tão sólida quanto a do automóvel espanhol. Dúvidas para tirar quando guiarmos exemplares com mais quilometragem. Por fim, e falando em concreto nestas versões FR e GT Line, há que dizer que são particularmente atrativas para clientes exigentes e que valorizam acabamentos exclusivos e mais equipamento. Assim, no Seat verificamos ligeira supremacia na segurança, com sistema de travagem automática com deteção de peões de série. O Renault Clio GT Line responde com acesso mãos-livres, sensores de estacionamento traseiros e sistema de navegação, tudo equipamentos pagos à parte no Seat Ibiza.

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Ficha Técnica

Características

RENAULT CLIO

TCe 120 GT LINE

SEAT IBIZA

1.0 TSI FR

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha 3 cilindros em linha
Capacidade 1197 cc 999 cc
Alimentação Injeção direta, turbo, intercooler Injeção direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v 2 a.c.c./12 v
Potência 120 cv/5500 rpm 115 cv/5000-5500 rpm
Binário 205 Nm/2000 rpm 200 Nm/2000-3500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Tambores Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,062/1,732/1,448 m 4,059/1,780/1,444 m
Distância entre eixos 2,589 m 2,564 m
Mala 300 litros 355 litros
Depósito de combustível 45 litros 40 litros
Pneus F 6jx16-195/55 R16 8,5jx18-215/40 R18
Pneus T 6jx16-195/55 R16 8,5jx18-215/40 R18
Peso 1090 kg 1140 kg
Relação peso/potência 9,08 kg/cv 9,9 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 199 km/h 195 km/h
Acel. 0-100 km/h 9 s 9,3 s
Consumo médio 5,3 l/100 km 4,7 l/100 km
Emissões de CO2 118 g/km 108 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos ou 100.000 km 4 anos ou 80000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 100,08 € 100,08 €

Medições

RENAULT

Acelerações
0-50 km/h 3.7 s
0-100 / 130 km/h 9.9 s
0-400 / 0-1000 m 17.1 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 7.1/9.5 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 7.4/9.6/13 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37.2/9.3 m
Consumos
Consumo médio 6.2 l/100km
Autonomia 725 km

Medições

SEAT

Acelerações
0-50 km/h 3.5 s
0-100 / 130 km/h 9.5 s
0-400 / 0-1000 m 16.7 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5.3 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6.7/9.3 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 9.6/10.3/12 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35.6/9 m
Consumos
Consumo médio 5.9 l/100km
Autonomia 677 km