A 5.ª geração do utilitário espanhol é a mais competitiva de sempre e tecemos inúmeros elogios à sua habitabilidade, capacidade da bagageira, qualidade geral, mecânica 1.0 TSI e dinâmica. O nível exibido pelo Ibiza 1.0 TSI FR é tão elevado que o rival escolhido para este confronto só podia ser o Renault Clio, apenas o automóvel mais vendido em Portugal. Vejamos então se o candidato ao trono dos utilitários destrona o «rei».

O Ibiza 1.0 TSI utiliza mecânica de 3 cilindros a gasolina com 999 cc e 115 cv/200 Nm, acoplada a caixa manual de 6 velocidades, uma proposta muito racional para este tipo de automóvel habitualmente utilizado como «pau para toda a obra», ou seja, deslocações em cidade e longas tiradas ao fim de semana ou nas férias. O Renault Clio que escolhemos utiliza também motor a gasolina, o TCe de 4 cilindros com 1,2 litros e 120 cv/205 Nm, igualmente com caixa manual de 6 velocidades.
Ambos os motores apresentam resposta espontânea, com boa disponibilidade a baixa rotação, o que resulta em acelerações progressivas e despachadas tendo em conta a potência não muito elevada. Na comparação direta, Ibiza ligeiramenmte mais rápido que Clio. Por outro lado, as recuperações não são fantásticas em nenhum dos dois – o Seat ganha alguns parâmetros das nossas medições, o Renault ganha outros, pelo que optámos por empatá-los neste item – o que se explica com o escalonamento mais longo das respetivas caixas de velocidades nas mudanças mais elevadas, tudo a bem dos consumos.

Nesse aspeto tão importante (diríamos até decisivo para muitos propritários), o automóvel espanhol leva a melhor, registando consumo médio de 5,9 l/100 km, menos 0,3 l/100 km que o carro francês. A diferença é mínima e só ao fim de muitos quilómetros se fará sentir de forma significativa na carteira. Ainda assim, um ponto a mais para o Ibiza.
O Seat que guiámos, nível de equipamento FR, o mais desportivo, tem jantes de 18’’ (opcionais) que penalizam o conforto. E essa característica é ainda mais evidente quando saltamos do Ibiza para o Clio para fazer uma comparação direta a esse nível, pois o Renault será um dos produtos do segmento a oferecer melhor compromisso r rconforto/dinâmica. Atenção: as críticas ao Ibiza são passíveis de serem retiradas quando testarmos unidade com outras jantes/pneus.
No caso concreto deste Ibiza FR que nos coube avaliar, e que estava equipado com suspensão desportiva com dois níveis de ajuste e perfis de condução (quatro modos: Eco, Normal, Sport e Individual) gostámos muito do equilíbrio em curva e do acerto da direção independentemente do perfil escolhido. Já o Clio confirmou sobriedade e segurança em todos os momentos de condução, mas é um pouco menos divertido de guiar que o Ibiza.

Nos habitáculos há diferenças importantes em termos de espaço. Vejamos: nos lugares dianteiros, Ibiza com mais 3 centímetros em largura, sendo que os rivais se equivalem em comprimento e altura; atrás, vantagem maior para o carro espanhol, com mais 9 cm no comprimento para pernas, mais 7 cm em largura e mais 4 cm em altura. Explicam-se assim os dois pontos a mais conferidos ao Seat no espaço atrás.
Depois, na bagageira, também não há dúvidas sobre o par de pontos à maior para o Ibiza, que traduzem 55 litros a mais na volumetria. Nada de importante há a distinguir os acessos aos bancos traseiros ou à mala, pelo que empatámos a acessibilidade.
Esta 5.ª geração do Ibiza conta com materiais muito razoáveis, mas o que se destaca é mesmo a solidez e o rigor dos acabamentos, sendo nesse aspeto um dos melhores produtos do segmento. O Clio, por outro lado, melhorou bastante a qualidade dos revestimentos do tablier e da consola central e tem montagem razoável, ainda que não nos pareça tão sólida quanto a do automóvel espanhol. Dúvidas para tirar quando guiarmos exemplares com mais quilometragem. Por fim, e falando em concreto nestas versões FR e GT Line, há que dizer que são particularmente atrativas para clientes exigentes e que valorizam acabamentos exclusivos e mais equipamento. Assim, no Seat verificamos ligeira supremacia na segurança, com sistema de travagem automática com deteção de peões de série. O Renault Clio GT Line responde com acesso mãos-livres, sensores de estacionamento traseiros e sistema de navegação, tudo equipamentos pagos à parte no Seat Ibiza.