Alpine A110 No ‘cockpit’, qualidade acima da média e equipamento de série completo. A versão Première Edition, limitada a apenas 1955 unidades, número que remete para o ano da criação da marca, esgotou depressa Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 A caixa tem 7 velocidades e embraiagem dupla. A Getrag desenvolve e produz a DCT com programa manual comandado em patilhas Alpine A110O volante integra comando que ativa três programas de condução, que influenciam funcionamento de motor, caixa, ESP e escape Alpine A110 Alpine A110 O painel de instrumentos é digital (monitor de 10’’). No modo Track, regime de funcionamnto do motor 1.8 Turbo em primeiro plano Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 No Alpine A110, bancos integrais desenvolvidos ‘à medida’ pela Sabelt. Os apoios são formidáveis Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 O Alpine A110 tem 1.8 Turbo muito mais reativo ao acelerador que o V6 3.7 do Nissan 370Z. No primeiro, binário máximo ativo às 2000 rpm. No segundo, exigência de mais rotação, com 371 Nm às 5200 rpm Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Alpine A110 Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo No ‘cockpit’, no centro do painel de bordo, sistema multimédia com monitor de 7’’, tátil e a cores, som da marca Bose e navegação Instrumentação analógica, com conta-rotações central, a regra nos desportivos. O painel move-se de forma solidária com a direção Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo No centro do painel de bordo, manómetros para leitura de algumas informações de bordo, nomeadamente a temperatura do motor Barra metálica sobre o V6 aumenta rigidez O seletor da caixa manual combina rapidez com precisão acima da média. Comando S-mode, à frente, ativa sincronização das rotações Na versão de topo do 370Z, bancos desportivos da Recaro com revestimentos em alcantara e pele Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo Nissan 370Z Nismo

Nissan 370Z Nismo vs Alpine A110

O peso dos gramas

CONFRONTO

Por José Caetano 11-10-2018 11:00

Fotos: Gonçalo Martins

A Nissan, em 2001, apresentando o 350Z, designação da 5.ª geração do Z, reintroduziu desportivo compacto na gama, para satisfação dos adeptos da série iniciada no final da década de 1960, com o S30, que conhecemos, na Europa, como Datsun 240Z, 260Z e 280Z. O 370Z encontra-se no mercado europeu desde 2009, com a mudança de nome a remeter-nos para o crescimento da capacidade de 6 cilindros, na comparação com o carro precedente, de 3,5 litros para 3,7. O modelo recebeu atualização em 2013 e, anualmente, beneficia de revisão que melhora os argumentos.

Na edição-2018 do 370Z Nismo, imagem mais contemporânea, consequência (muito) positiva da adoção de meia dúzia de apontamentos, como os puxadores das portas e o para-choques posterior em preto. Complementarmente, na sequência de parceria com a EXEDY, embraiagem nova nas versões com caixa manual de 6 velocidades, como é o caso. Entre as mais-valias, menos esforço no pedal, mais precisão e rapidez no engrenamento das relações, sobretudo nas reduções… No demais, modelo de 2018 igual ao de 2017, 2016, 2015, 2014 ou 2013.

Então, atualização do 370Z, com desenvolvimento na geometria da suspensão traseira, que também ganhou amortecedores e molas novos, para progresso tanto na dinâmica, como no conforto, calcanhar de Aquiles do desportivo nipónico. Os técnicos da Nismo (acrónimo de Nissan Motorsport) também melhoraram a aerodinâmica e a distribuição do peso entre eixos, otimizando a estabilidade, sobretudo, a alta velocidade e a motricidade. Mais: o V6 com 344 cv permite-nos acelerar muito, contando-se com a precisão da direção (fabulosa), a potência da travagem (fenomenal) e a atuação quer do autoblocante, quer da eletrónica para manutenção da ação sob controlo.

A Alpine não tem a dimensão de fabricantes de automóveis como a Nissan, mas dispõe de currículo incrível, que inclui títulos mundiais nos ralis e vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans. O A110 representa o regresso à ação do emblema criado em 1955, mais de duas décadas depois de saída de cena. A Renault, felizmente, não recuou no relançamento de marca que gere desde 1973. Criado por Antony Villain, inspirando-se no desenho original de Giovanni Michelotti (o italiano também trabalhou com marcas como Ferrari, Maserati, Lancia ou Triumph, por isso assinando muitos automóveis célebres das décadas de 1940, 1950 e 1960), o A110 recorda-nos o automóvel de 1962, mas é reinterpretação e não cópia, com os faróis duplos no , monograma Alpine e nervo no capot, ao centro, os farolins horizontais e, ainda, o óculo em vidro na traseira. Este Alpine não tem carroçaria em plástico, nem pesa apenas 706 kg, mas dispõe de construção em alumínio, motor muito mais fogoso que o de há 50 anos (no lançamento, 55 cv) e mantém as dimensões compactas (4,18 m em vez de 4,05) e a arquitetura de sempre, com motor central-posterior e tração traseira.

O A110 recupera todos os princípios na origem do prazer na condução do... A110! Este Première Edition com produção limitada a 1955 exemplares pesa 1103 kg, mas a massa apresenta-se bem repartida pelos eixos (44-56%), o que beneficia a dinâmica, que também ganha com o centro de gravidade baixo e a suspensão com triângulos duplos sobrepostos nos dois eixos. Somem-se-lhe a potência e a resistência do sistema de travagem da Brembo.

No Alpine A110, variante do motor do Mégane R.S. com 252 cv em vez de 280 cv. Mas, mais potência para quê?! Combinados com a tecnologia turbo, os 4,3 kg/cv garantem números incríveis. A caixa automática de 7 velocidades, de embraiagem dupla contribui para este resultado, devido ao funcionamento ótimo de sistema que inclui modo manual ativado sequencialmente em patilhas no volante. No botão Sport, seleção dos três programas de condução – a apresentação do painel de instrumentos, digital, muda em função do modo selecionado! Tocando-o duas vezes, ativa-se o Track, para (muita) liberdade de movimentos, onde desfrutamos da agilidade, estabilidade, precisão e capacidade de tração, sobretudo nas saídas das curvas.

No 370Z, instrumentos analógicos – curiosidade: o painel move-se solidariamente com a coluna da direção – e ausência de alternativas ao modo de condução acelerado! No Nissan, possibilidade de ativarmos programa que simula, automaticamente, o efeito de ponta-tacão, para subida de rotação durante as reduções, para menos peso deslocado para a frente do automóvel e travagem muito mais equilibrada, sem bloqueio de rodas.

O V6 3.7 atmosférico precisa de rotação para explodir... Espremendo-o, condução muitíssimo veloz e, sonoramente, impressiva.

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Ficha Técnica

Características

ALPINE A110

PREMIÈRE EDITION

NISSAN 370Z

Nismo

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha 6 cilindros em V
Capacidade 1798 cc 3696 cc
Alimentação Injeção direta, turbo, intercooler Injeção eletrónica
Distribuição 2 a.c.c./16v 2 a.c.c./24v
Potência 252 cv/6000 rpm 344 cv/7400 rpm
Binário 320 Nm/2000 rpm 371 Nm/5200 rpm
Transmissão
Tração Traseira Traseira
Caixa de velocidades Automática de 7 velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. triângulos duplos Ind. multibraços
Suspensão T Ind. triângulos duplos Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados (320 mm) Discos ventilados (355/350 mm)
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/- Hidráulica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,180/1,798/1,252 m 4,330/1,870/1,315 m
Distância entre eixos 2,42 m 2,55 m
Mala 100 (F)/96 (T) litros 235 litros
Depósito de combustível 45 litros 72 litros
Pneus F 7,5jx18-205/40 R18 9,5jx19-245/40 R19
Pneus T 8jx18-235/40 R18 10,5jx19-285/35 R19
Peso 1103 kg 1610 kg
Relação peso/potência 4,3 kg/cv 4,33 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h 250 km/h
Acel. 0-100 km/h 4,5 s 5,2 s
Consumo médio 6,1 l/100 km 10,6 l/100 km
Emissões de CO2 138 g/km 248 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos sem limite de km 3 anos ou 100.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 235,59 € 707,35 €

Medições

ALPINE

Acelerações
0-50 km/h 1,9 s
0-100 / 130 km/h 4,7/7 s
0-400 / 0-1000 m 12,8/23,3 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,1 s
60-100 km/h (D) 2,7 s
80-120 km/h (D) 2,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,3/9,1 m
Consumos
Consumo médio 8,8 l/100km
Autonomia 511 km

Medições

NISSAN

Acelerações
0-50 km/h 2,2 s
0-100 / 130 km/h 5,7 s
0-400 / 0-1000 m 9,2 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,4 s (3.ª) s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,7 s (5.ª) s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11 s (6.ª) s
Travagem
100-0/50-0km/h 34,3 m
Consumos
Consumo médio 13,6 l/100km
Autonomia 529 km