Ford Fiesta Active+ 1.0 EcoboostMala do Fiesta tem ‘apenas’ 311 litros No Fiesta Active, monitor de 8’’ tátil e a cores, muito bem posicionado no topo do tablier, no campo de visão do condutor e a fácil alcance da mão É possível adaptar o Fiesta ao tipo de estrada e ambiente, escolhendo entre três modos de condução: Normal, Eco ou Slippery Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Posição de condução correta, com todos os comandos facilmente acessíveis a quem se posiciona em frente ao volante No Ford, espaço menor nos bancos traseiros Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Ford Fiesta Active+ 1.0 Ecoboost Maior altura ao solo (18 mm) do que no caso do Fiesta 'normal' Inspiração ‘crossover’ nestas versões dos dois utilitários Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC O Honda Jazz está equipado de série com assistente de faixa de rodagem, aviso de aproximação e travagem automática Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Os ‘bancos mágicos’ do Jazz são exemplares A posição de condução é alta, correta e confortável, sendo os comandos de condução leves e precisos; os bancos em tecido Bagageira enorme no Jazz, com 354 litros Qualidade de construção é bastante elevada, mas há excesso de plásticos rijos; o ecrã central está posicionado mais em baixo do que seria desejável Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC

Ford Fiesta Active+ 1.0 EcoBoost vs Honda Jazz x-Road 1.3 i-VTEC

Brincar aos SUV

CONFRONTO

Por João da Silva 16-02-2019 13:00

Fotos: Gonçalo Martins

Ford Fiesta Active+ e Honda Jazz X-Road são utilitários que pouco ou nada têm de SUV, mas as respetivas marcas entenderam conferir-lhes imagens que remetem, ao de leve convenhamos, para o universo da moda. Não o afirmamos em tom de crítica, até porque o resultado é bem conseguido em qualquer dos casos, mas a verdade é que eventual semelhança com um SUV é pura coincidência. Vejamos o que os distinguem das versões normais.

No Fiesta Active+, mais 18 mm de altura livre ao solo face à berlina compacta de 5 portas, proteções inferiores negras tanto nos guarda-lamas como nos para-choques, sendo que existem, em opção, barras cromadas ou pretas no tejadilho (152 €). Quanto ao Jazz X-Road, encontramos aplicações em preto em volta das cavas das rodas e saias laterais e pintura cinzento metalizado na zona inferior dos para-choques dianteiro e traseiro, simulando placas de deslizamento ou proteções específicas dos órgãos mecânicos. Específicas desta versão são ainda as capas de espelho em preto e as jantes de liga leve de 16 polegadas.

Por dentro, num e noutro, nada de novo face às versões sem fantasia crossover, com o Fiesta a mostrar melhor qualidade geral, embora em ambos a nota dominante sejam os plásticos rijos e boa solidez de construção. Onde há diferença maior é na habitabilidade e na volumetria da bagageira, com vantagem para o utilitário japonês, que tem habitáculo espantosamente amplo para um carro com menos de quatro metros de comprimento. Vejamos: nos lugares traseiros, a distância para os encostos da frente atinge 77 centímetros, mais 11 do que o Fiesta. Depois, na largura à frente, 1,39 m contra 1,34 do Ford, diferença que aumenta para nove centímetros na largura nos bancos traseiros (1,33 contra 1,26). Há que referir, ainda, a grande versatilidade do interior do Honda, que permite várias configurações, uma vez que os bancos atrás rebatem totalmente (divisão 60:40, com o piso de carga a ficar inteiramente plano) e os assentos também podem ser fixados na vertical aos encostos, de modo a transportar objetos de maior altura. Por fim, o encosto do passageiro da frente também pode ser totalmente reclinado de forma a criar uma espécie de sofá-cama, sendo apenas necessário retirar o apoio de cabeça para o encaixar à base dos assentos traseiros. Quanto à bagageira, Jazz com compartimento de 354 litros úteis na configuração de cinco lugares, mais 43 litros do que a mala do Fiesta. Se optarmos por rebater os bancos traseiros, a volumetria da mala do carro japonês sobe para um máximo de 1314 litros, enquanto a do Ford se fica pelos 1093 litros.

Mais distinções encontramos nas soluções mecânicas propostas, com o Ford a equipar um 3 cilindros de 1 litro com injeção direta, turbocompressor e intercooler (100 cv e 170 Nm), enquanto no Honda encontramos 4 cilindros atmosférico, o conhecido bloco 1.3 i-VTEC com 102 cv e 123 Nm. O segundo mostra resposta tímida até às 3000 rpm e sonoridade muito expressiva em esforço. Já o 1.0 EcoBoost do Fiesta é mais espevitado a baixa rotação, embora se revele igualmente um pouco barulhento em esforço, sobretudo a frio, onde se notam também excesso vibrações ao ralenti. Mas no demais, fôlego e reação rápida aos movimentos no pedal do acelerador, o que origina condução despachada e prestações adequadas ao automóvel em questão. Nas nossas medições, as diferenças na aceleração entre Ford e Honda não são significativas, mas aumentam bastante quando analisamos as recuperações, com o 4 cilindros atmosférico a revelar maiores dificuldades a recuperar, notando-se a falta do turbo que a esmagadora maioria dos concorrentes a gasolina já utiliza, e o escalonamento longo da caixa de seis velocidades, pensada para beneficiar os consumos. E, nisso, cumpre, sendo fácil manter o consumo médio bastante abaixo dos 6 l/100 km. Já no Fiesta, consumos muito mais elevados, mesmo sem grandes exageros.

Por fim, na dinâmica, o Fiesta comprova os seus pergaminhos de utilitário mais dinâmico do mercado, movimentando-se de forma ágil e competente, oferecendo prazer de condução elevado. Confessamos que não notamos diferenças para a versão com menos 18 mm na altura (livre) da carroçaria ao solo, até porque a largura das vias aumentou 10 mm e as barras estabilizadoras e as molas do Active são novas e a direção com assistência elétrica tem regulação à medida. O Jazz, embora seguro, é menos vocacionado para avarias ao volante. A condução é segura e competente, mas não diverte tanto como o Fiesta.

O Ford Fiesta Active+ vence este confronto, de forma clara com o Honda Jazz X-Road. Afirma-se cristalino o triunfo, porque o automóvel da oval azul demonstra grande homogeneidade. Já o carro japonês, revela alguma fragilidade ao nível da mecânica atmosférica, sobretudo quando comparada com muito mais moderna unidade com turbocompressor. Na apreciação do habitáculo e da bagageira verifica-se que o Honda tem espaço e versatilidade inigualáveis.

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Ficha Técnica

Características

FORD FIESTA

Active+ 1.0 Ecoboost

HONDA JAZZ

1.3 I-VTEC X-Road

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 999 cc 1318 cc
Alimentação Injeção direta, turbo, intercooler Inj. eletrónica (Atkinson/Otto)
Distribuição 1 a.c.c./12v 2 a.c.c./16v
Potência 100 cv/4500-6500 rpm 102 cv/6000
Binário 170 Nm/1500-4000 rpm 123 Nm/5000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Tambores Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10.3 m Elétrica/10,8 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,068/1,756/1,498 m 3,995/1,694/1,550 m
Distância entre eixos 2,493 m 2,53 m
Mala 311-1093 litros 354 - 884 - 1314 litros
Depósito de combustível 42 litros 40 litros
Pneus F 7jx17-205/45 R17 6jx16-185/55 R16
Pneus T 7jx17-205/45 R17 6jx16-185/55 R16
Peso 1241 kg 1066 kg
Relação peso/potência 12,41 kg/cv 10,45 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 181 km/h 190 km/h
Acel. 0-100 km/h 11 s 11,4 s
Consumo médio 5 l/100 km 5,1 l/100 km
Emissões de CO2 114 g/km 120 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km 5 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 20000 km
Imposto de circulação (IUC) 101,49 € 131,4 €

Medições

FORD

Acelerações
0-50 km/h 3,9 s
0-100 / 130 km/h 11,4/18,5 s
0-400 / 0-1000 m 17,9/32,7 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,6 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 9,6/11,9 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 13,4/19,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 9,3/39 m
Consumos
Consumo médio 6,8 l/100km
Autonomia 617 km

Medições

HONDA

Acelerações
0-50 km/h 3,5 s
0-100 / 130 km/h 11,2 s
0-400 / 0-1000 m 18,6 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª -
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 12/14,7 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 16,3/22,7 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,5/9,8 m
Consumos
Consumo médio 5,6 l/100km
Autonomia 714 km