Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look A zona central do tablier replica a cor da carroçaria e o volante forrado a pele integra várias teclas de controlo. O ambiente é inspirado no emblemático Fiat 500 Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Imagens da câmara traseira no ecrã de 7’’ Distância atrás é equivalente à da do Seat, mas o túnel central (em baixo) até é menos intrusivo. A posição dos bancos está mais elevada Bancos em pele sintética com logótipo inscrito no encosto. Regulação em altura e ajuste elétrico lombar no lado do condutor Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Formato oval e luzes Full-LED por 600 € Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Imagem inspirada no icónico Fiat 500, mas em... formato familiar Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look Pequenos Diesel para... dois SUV de pequeno tamanho Seat Arona 1.6 TDI xCellence Boa qualidade geral e bancos forrados a pele e Alcantara (450 €). Atmosfera interna acima da do 500X, algo que se reflete através de vários detalhes. O único aspeto estranho é a ausência de luzes atrás... Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Modos de condução selecionáveis (Arona Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Melhor definição do monitor central de 8’’ Ótima posição ao volante (forrado a pele) com ajuste em altura do banco. Melhor envolvência do que no Fiat. Bancos em pele e Alcantara O acesso atrás é mais estreito e os bancos estão num plano ‘rebaixado’. Ainda assim, sem prejuízo do conforto e com boa distância até aos encostos Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence Seat Arona 1.6 TDI xCellence

Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look vs Seat Arona 1.6 TDI xCellence

‘SUVes’ em graça!

CONFRONTO

Por João Ouro 24-02-2019 18:25

Fotos: Gonçalo Martins

Os automóveis a jogo entram de forma decidida no novo território dos pequenos modelos SUV/crossover, ambos com medidas encaixadas no segmento B, quase a beliscar a categoria dos familiares compactos.

No caso do Fiat 500X, a versão Cross Look é um bocadinho especial ao nível da imagem exterior, algo que se percebe nos cromados aplicados, assim como nos para-choques e proteções Cross em contraste (cinzento Antracite), tipo TT. Já no Arona, é o formato e a combinação das cores da carroçaria em contraste com o tejadilho (há três opções, sem custo no nível Xcellence) que o tornam tão carismático, a par de um interior moderno, a respirar qualidade, e com equipamentos avançados. Aliás, esses aspetos sobressaem mais do que no caso do Fiat, embora este tenha alguns elementos de design inspirados no icónico 500, inclusive com a zona do tablier na cor da carroçaria. A assinatura visual que é dada pelas óticas Full-LED (por 600 €) é outro dos traços diferenciadores do 500X, o qual acrescenta alguns argumentos no âmbito da segurança ativa: alerta de mudança de faixa (com intervenção da direção...), aviso de aproximação a veículo da frente e travagem automática a baixa velocidade (esta por 300 €), além de alerta de ângulo morto (pack Safety Genius por 500 €).

Nesse domínio, ao modelo da Seat só lhe falta a possibilidade de ter o aviso de faixa de rodagem, embora a travagem automática e o aviso de colisão também sejam de série. E é ainda possível incluir o assistente de ângulo morto (350 €), a que se junta o alerta de trânsito à retaguarda, este último de extrema utilidade. No lado do Fiat, a vantagem é dada pela inclusão da câmara traseira, a qual tem custo opcional no Arona (550 €).

No que diz respeito ao somatório do equipamento de conforto regista-se quase um empate técnico, uma vez que, por exemplo, os bancos forrados a pele e Alcantara do Arona estão disponíveis por 450 € e a navegação por 500 €. Por sua vez, a pele sintética dos bancos do Fiat atinge 900 €, embora a navegação seja standard. Logo, somatório quase igual! Há, assim, poucas diferenças a esse nível, mas o modelo da Seat obtém depois outra diferenciação na atmosfera interna, algo que é dado pela melhor aparência dos materiais/forros e pela envolvência mais contemporânea, divergente do estilo rétro do 500X. Todo o interface do Arona é ainda mais moderno (ecrã central, comandos, teclas, grafismo) e a versão Xcellence acrescenta detalhes que reforçam a sensação de qualidade a bordo. Estranho é que não haja qualquer iluminação nos lugares atrás, notando-se também a falta de pegas.

Quanto às mecânicas Diesel, as prestações equiparam-se, embora haja supremacia do Arona nas acelerações e em certas recuperações, mesmo que o desempenho esteja constrangido à potência em causa, e isto apesar da ótima resposta a partir das 1500 rpm (250 Nm de binário máximo), sem dificuldades no trânsito citadino. Em terreno aberto (autoestradas), o esforço do 4 cilindros é mais notado, por vezes a pedir uma 6.ª relação que não existe, ao mesmo tempo que o ruído Diesel também podia estar mais dissimulado. Em 5.ª velocidade, por exemplo, de 60 a 100 km/h, o tempo de recuperação obtido é pior (15,2 s) do que no caso do Fiat (13,4 s), mas nas outras performances é o contrário, tendo ambos velocidade máxima (anunciada) igual: 172 km/h.

Apesar do formato e da maior altura ao solo, o 500X é uma boa surpresa em termos dinâmicos, sem balanços exagerados da carroçaria em curva (com alguns componentes herdados do Jeep Renegade), a par de reações mais firmes no mau piso, é certo, mas sendo eficaz e confortável (pneus Continental ContiEco Contact5 215/55 R17). Já o maior peso da direção é menos apreciado, assim como o largo diâmetro de viragem (11,5 m), mesmo que as manobras não se tornem difíceis por isso.

Refira-se que a qualidade de condução do Arona está uns furos acima da do Fiat, tendo em conta a ótima resposta por parte das suspensões e o equilíbrio em curva, seguramente entre os melhores da categoria, senão o melhor ! E o tato da direção é excelente, tendo melhor assistência a cada momento (mais direta e exata...), independentemente das circunstâncias ou da velocidade.

Na unidade em teste, a ligação ao asfalto é ainda sublinhada pelas jantes em liga leve de 18’’ e pelos Cinturato P7 da Pirelli (215/45), conjunto proposto opcionalmente (no pack Street Xcellence, por 650 €), gerando maior firmeza (e eficácia), mas sem prejuízo do conforto. Outro trunfo é a possibilidade de recorrer aos modos ECO, Normal, Sport e Individual, para condução à la carte, embora as diferenças sejam pouco notadas. Os consumos médios são parecidos (de 4,7 a 5,5 l/100 km) e os motores (Euro 6d) recorrem a aditivo AdBlue.

O resultado final espelha a supremacia do Arona perante o revisto 500X, embora este último reequilibre as contas através de alguns trunfos que importa não desdenhar, tais como o equipamento de série, maior garantia mecânica e imagem Cross Look suplementar. No entanto, naquilo que é essencial, o Seat ultrapassa-o, sendo óbvia a melhor qualidade estrutural, assim como o interior cuidado e moderno, além de alguns equipamentos avançados. Depois, a própria condução faz (tudo) o resto, revelando inegáveis vantagens do Arona, inclusive com melhor conforto e prestações um bocadinho acima, atingindo consumos tão moderados como no caso do oponente...

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Ficha Técnica

Características

FIAT 500X

1.3 Multijet Cross Look

SEAT ARONA

1.6 TDI XCELLENCE

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 1248 cc 1598 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, Intercooler Inj. direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v 2 a.c.c./16v
Potência 95 cv/3750 rpm 95 cv/2750-4600 rpm
Binário 200 Nm/1500 rpm 250 Nm/1500-2600 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Ind. McPherson Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/tambores
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,5 m Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,248/1,796/1,600 m 4,138/1,780/1,552 m
Distância entre eixos 2,57 m 2,566 m
Mala 350 - 1000 litros 400 - 1280 litros
Depósito de combustível 48 litros 40 litros
Pneus F 6,5jx17 - 215/55 R17 6jx16 - 205/50 R16
Pneus T 6,5jx17 - 215/55 R17 6jx16 - 205/50 R16
Peso 1395 kg 1297 kg
Relação peso/potência 14,68 kg/cv 13,65 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 172 km/h 172 km/h
Acel. 0-100 km/h 12,9 s 11,9 s
Consumo médio 4,2 l/100 km 4 l/100 km
Emissões de CO2 111 g/km 105 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos sem limite de km 4 anos ou 80.000 km
Pintura/Corrosão 3/8 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 106,51 € 145,05 €

Medições

FIAT

Acelerações
0-50 km/h 5 s
0-100 / 130 km/h 14,9 s
0-400 / 0-1000 m 19,8 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,1 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 8,9/13,4 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11,7/14,2 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,3/9,1 m
Consumos
Consumo médio 5,3 l/100km
Autonomia 905 km

Medições

SEAT

Acelerações
0-50 km/h 4,2 s
0-100 / 130 km/h 12 s
0-400 / 0-1000 m 18,3 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,9 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 8,9/15,2 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11,3/13,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,1/8,6 m
Consumos
Consumo médio 5 l/100km
Autonomia 800 km