Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Instrumentação muito simples; o pequeno ecrã central fornece informações detalhadas sobre viagem, navegação e entretenimento Versão Vignale acrescenta toque de requinte a habitáculo muito bem construído; volante e punho da alavanca de velocidades são forrados a couro; ecrã central particularmente bem posicionado O 3 cilindros do Ford é muito silencioso A bagageira da carrinha Focus tem 608 litros de volumetria na configuração de 5 lugares, mas pode chegar a 1653 litros Logótipo Vignale nos encostos dos bancos dianteiros, muito confortáveis e ergonómicos Bancos exclusivos em couro com pespontos em contraste; encontramos mais couro a revestir outras superfícies no habitáculo Acabamento Vignale acrescenta muito requinte ao Ford Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Além da grande qualidade, Focus SW destaca-se na dinâmica Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale As unidades testadas de Focus SW e Leon ST afastam-se bastante em termos de preço (6700 €), ‘culpa’ da muito vantajosa campanha proposta pela Ford para a sua carrinha com acabamento Vignale Caixa DSG favorece prestações do Leon Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Leon ST convence nas prestações, na dinâmica e no conforto Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence Bons materiais e qualidade e montagem sem falhas; o ecrã central devia estar posicionado mais acima; posição de condução correta e bem enquadrada 1.5 TSI: despachado e não muito gastador A bagageira do Seat é ampla, oferecendo 587 litros, mas ainda assim abaixo do valor da mala do rival de ocasião, 20 litros maior Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence O Pacote Dinâmico e de Conforto (565 €) do Seat Drive Profile inclui Controlo Adaptativo do Chassis (DCC) e Direção Progressiva Bancos desportivos em pele custam 1145 €, mas convencem pelo conforto e suporte do corpo O espaço em comprimento nos lugares traseiros é igual ao do Focus SW, mas a largura é ligeiramente inferior no Seat ST

Seat Leon ST 1.5 TSI DSG Xcellence vs Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale

Muitos e bons argumentos

CONFRONTO

Por João da Silva 21-12-2019 13:15

Fotos: Gonçalo Martins

Ao analisarmos o Ford Focus SW 1.5 Ecoboost Vignale, é quase inevitável começar por referir a excelência do acabamento Vignale com o qual a marca da oval azul acrescenta à sua carrinha um timbre de requinte que a posiciona num patamar mais próximo das marcas ‘premium’. E é no habitáculo que encontramos as diferenças maiores do nível de acabamento superior da gama Ford comparativamente às versões menos chiques, chamemos-lhes assim, da gama do compacto.

Basta abrir a porta e olhar para o interior desta carrinha Focus para perceber a diferença, sendo notória a utilização de materiais de melhor qualidade: o interior é amplamente revestido a pele perfurada de elevada qualidade, com duplos pespontos de cor contrastante e padrão exclusivo, há aplicações em madeira no tablier e nos painéis interiores das portas e o logótipo Vignale nos excelentes bancos e nas embaladeiras específicas. Estruturalmente, nada o distingue dos outros Focus da gama, merecendo grandes elogios a boa posição de condução e a ergonomia corretíssima, com destaque maior para o correto posicionamento do ecrã central, colocado acima do tablier, bem ao alcance da mão e da vista do condutor, que não tem assim que desviar em demasia o olhar da estrada para operar o dispositivo.

Depois, é o abastado equipamento que merece elogio. De série nesta versão Vignale temos o novo Head-up display da Ford (extremamente nítido), o ar condicionado automático, o banco do condutor com regulações elétricas, as luzes ambiente em LED, o botão FordPower (chave inteligente e ignição e paragem do motor), o sistema de navegação, o volante e punho da caixa de velocidades em pele e os tapetes dianteiros e traseiros premium Vignale. E ficamo-nos por aqui nas referências aos adereços e equipamentos de conforto, sendo certo que a lista é bastante mais extensa se estendermos a descrição aos dispositivos de auxílio à condução, onde figuram o sistema de estacionamento automático, os sensores de estacionamento à frente e atrás, assistência à pré-colisão (com travagem ativa autónoma e deteção de peões e ciclistas) e assistência à manutenção de faixa, entre outros.

Depois de percebermos no Focus SW Vignale toda esta envolvência de luxo e conforto, é com enorme expetativa que subimos a bordo do Seat Leon ST, preparado para este confronto com o nível de equipamento Xcellence, o qual não está no topo da hierarquia do catálogo da Seat, encimado pelo acabamento «FR». Logo num primeiro olhar, são notórias as diferenças nos materiais utilizados e no requinte dos acabamentos. Não que sejam maus, nada disso, pois a maioria dos materiais são de boa qualidade e as finalizações são rigorosas, mas o acabamento Vignale têm outro nível. E as diferenças prosseguem quando analisamos o equipamento de conforto e de segurança. No Seat Leon não há head-up display, os estofos em são pagos à parte, assim como o sistema de navegação. Joga a favor do automóvel espanhol o facto de contar com caixa automática, a qual analisaremos adiante, mas que acrescenta vários pontos no item do Conforto pela comodidade de utilização que proporciona. Depois, olhando para o equipamento de segurança, o Leon não conta com aviso de proximação, travagem automática ou assistência de faixa de rodagem, elementos de série no Focus. No Seat há que elogiar a correta posição de condução e ainda a ergonomia cuidada, ainda que o posicionamento do ecrã central não seja o melhor.

Já de fita métrica em punho, apurámos a habitabilidade, onde a carrinha da Ford se destaca, nos lugares dianteiros, pela largura superior, sendo irrelevantes as diferenças entre os concorrentes na largura e altura. Passando para os lugares traseiros, empate a 72 cm no comprimento, melhor o Seat na altura, com 95 cm contra 93. A diferença maior está, novamente, na largura, e igualmente a favor do Focus SW, que se destaca com 138 cm contra 133 do Seat. Tratando-se de carrinhas, teoricamente veículos que terão utilização mais intensiva das bagageiras, importância aumentada para a volumetria destes espaços. No Ford, encontramos compartimento com 608 litros, extensíveis a 1653 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. No Leon, 587 litros na configuração de cinco lugares, 1470 litros só com a fila da frente disponível.

Avancemos para as mecânicas, ambas a gasolina, 1,5 litros e 150 cv, diferindo no número de cilindros (3 no Ford, 4 no Seat). O Ecoboost do Focus conta com distribuição variável e destaca-se pela grande suavidade, reduzido ruído de funcionamento e adequada capacidade de resposta que garante condução tranquila e despachada. As prestações que apurámos não são brilhantes, mas a verdade é que nunca sentimos que o automóvel fosse lento ou estivesse submotorizada, o que atesta o agrado de utilização do tricilíndrico, gerido por caixa de seis velocidades suave e precisa, cujo escalonamento longo – a 5.ª e a 6.ª são claramente para reduzir o regime de funcionamento do motor – pretende garantir consumos baixos, proeza que consegue, como prova a média de 7 litros a cada 100 km. Este valor é apenas 0,2 l/100 km abaixo ao registado no Seat Leon, mais rápido e melhor «recuperador», como provam as nossas medições, facto ao qual não é possível dissociar a caixa automática de 7 velocidades, de embraiagem dupla (DSG-7), muito competente na gestão da potência e binário disponíveis, oferecendo por isso uma condução mais despachada e rápida do que a do Focus. Puxando pela mecânica, o Seat mostra chassis com estabilidade, precisão e rapidez, com discreta eletrónica de assistência à condução, e bom nível de amortecimento, ainda que com alguma sensibilidade em piso piso regular, característica ainda mais vincada no Focus, equipado com jantes de 18’’ que penalizam o conforto de forma importante. No reverso da medalha, a excelência da dinâmica: agilidade superior, graças a chassis equilibradíssimo e direção precisa e afinada que são garantia de momentos divertidos ao volante.

A diferença de 13 pontos entre Ford Focus SW e Seat Leon ST na pontuação final, a favor do primeiro, tem a ver sobretudo com três fatores: a qualidade superior do acabamento Vignale, a riqueza do acabamento de série desta versão e ainda o preço a qua Ford consegue comercializar esta carrinha graças a campanhas promocionais muito vantajosas. Além do que descrevemos no final da ficha técnica, acresce a possibilidade de mais 1000 € de redução no caso de retoma. Em tudo o resto, o equilíbrio é a nota dominante entre estas duas carrinhas, mesmo se vão alternando vantagens entre si: o Ford na dinâmica, o Seat no conforto e prestações.

Ler Mais

Ficha Técnica

Características

FORD FOCUS

1.5 ECOBOOST VIGNALE SW

SEAT LEON

ST 1.5 TSI DSG Xcellence

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 1496 cc 1498 cc
Alimentação Inj. dir/indir., turbo, Intercooler Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12v 2 a.c.c./16 v
Potência 150 cv/6000 rpm 150 cv/5000-6000 rpm
Binário 240 Nm/1600 rpm 250 Nm/1500-2500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Multibraços Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m Elétrica/10,3 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,668/1,825/1,469 m 4,549/1,816/1,454 m
Distância entre eixos 2,7 m 2,636 m
Mala 608 - 1653 litros 587 - 1470 litros
Depósito de combustível 52 litros 50 litros
Pneus F 7,5jx18 - 235/40 R18 7jx17-225/45 R17
Pneus T 7,5jx18 - 235/40 R18 7jx17-225/45 R17
Peso 1408 kg 1294 kg
Relação peso/potência 9,38 kg/cv 8,62 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 208 km/h 215 km/h
Acel. 0-100 km/h 9 s 8,3 s
Consumo médio 5,6 l/100 km 6,4 l/100 km
Emissões de CO2 127 g/km 118 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km 4 anos ou 80.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 102,81 € 136,72 €

Medições

FORD

Acelerações
0-50 km/h 2,8 s
0-100 / 130 km/h 9,3 s
0-400 / 0-1000 m 16,6 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,4/7,4/10 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 7,9/10,2/12,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 33,1/9 m
Consumos
Consumo médio 7 l/100km
Autonomia 742 km

Medições

SEAT

Acelerações
0-50 km/h 2,8 s
0-100 / 130 km/h 9,3 s
0-400 / 0-1000 m 16,6 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,4/7,4/10 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 7,9/10,2/12,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 33,1/9 m
Consumos
Consumo médio 7 l/100km
Autonomia 742 km