Opel moderniza Grandland

A Opel acelera no processo de modernização da gama com o lançamento de versão revista e modernizada do seu SUV Grandland, agora sem o “X” no nome.

Atualidade

Por VM 09-06-2021 17:23

O Grandland é o gémeo falso do Peugeot 3008, com este partilhando a plataforma técnica, a maioria das tecnologias de assistência à condução, de segurança passiva e de conectividade, e as motorizações, mas com soluções e estilo originais.

Na estética, destaque para a adoção do Opel Vizor, o novo ‘rosto’ da marca do relâmpago, que pode vir agora equipado com faróis adaptativos de matriz de LED IntelliLux, com 168 elementos; 84 por farol. A tecnologia ‘importada’ do Insignia não é a única novidade na lista de itens de segurança do novo SUV. Outro sistema em destaque é o Night Vision, apoiado numa câmara infravermelha que deteta pessoas e animais até 100 metros à frente do Grandland, na direção de andamento, com base na sua diferença de temperatura em relação ao meio ambiente. O Night Vision avisa o condutor e mostra a posição dos peões, por exemplo, no Driver Info Centre integrado no ecrã digital de 12 polegadas.

No interior, a reconfiguração do painel de bordo, agora com dois ecrãs de grandes dimensões, integrados numa única unidade, o Opel Pure Panel. Este posto de condução totalmente digital e orientado para o condutor é intuitivo de operar e torna supérflua a necessidade de múltiplos botões, integrando as mais recentes tecnologias digitais e mostrando as informações mais importantes.

Também novo, apenas em combinação com a transmissão automática, é o Highway Integration Assist. Utilizando uma câmara e sensores de radar, o sistema combina vários sistemas para tornar a condução ainda mais descontraída. “O programador de velocidade adaptativo mantém a distância ao veículo da frente de acordo com a velocidade definida e, a par do sistema de posicionamento ativo na faixa de rodagem, mantém o Grandland no centro da sua faixa. A velocidade do veículo aumenta ou diminui para acompanhar o veículo da frente - sem exceder a velocidade definida - e pode travar até à total imobilização, se necessário. Graças à função “Stop & Go”, o Grandland equipado com Highway Integration Assist retoma automaticamente a condução após uma paragem”, explica a marca alemã.

Dentro de algumas semanas, a Opel anunciará a gama e preços do novo Grandland, com produção na fábrica de Eisenach a partir do Outono.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade