Audi A6 Avant 50 TFSIe quattro S tronic PHEV

Mais autonomia, melhor... carrinha

TESTE

Por João Ouro 03-12-2022 14:00

Fotos: Gonçalo Martins

A carrinha A6 50 TFSIe recebe bateria de maior capacidade para superior autonomia elétrica do sistema híbrido Plug-In. Conte-se com cerca de 55 km sem gastar combustível. Automóvel familiar de excelência, com performances elevadas garantidas pela mecânica de 299 cv, bom dinamismo apesar do lastro, e conforto incriticável.

Nos automóveis híbridos Plug-In há uma condição essencial à sua eficiência no consumo: exige-se o carregamento sistemático da bateria que alimenta o motor elétrico, sempre que possível, no início de cada utilização quotidiana. Caso contrário, lá se vai a vantagem da tecnologia, quer na economia, quer nas emissões.

Já se sabe que as táticas aplicadas por quem está ao volante, ou seja, a denominada condução ecológica, também altera esses registos, e isso é ainda mais perentório nos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), como acontece na carrinha A6 50 TFSIe em teste. Esta reúne todos os trunfos da gama A6, a que se juntam os argumentos da mecânica híbrida (a gasolina e elétrica) com potência total de 299 cv. Esse rendimento explica as prestações elevadas (6,2 s até 100 km/h) e o bom desempenho dinâmico, ainda que este seja influenciado pelo peso acima das duas toneladas, que se deve ao lastro adicional da bateria, à retaguarda, do motor elétrico (à frente, na longitudinal) e do sistema quattro (tração integral).

Uma alteração fundamental diz respeito à ampliada capacidade da bateria, que passou de 14,1 kWh para 17,9 kWh (agora com 14,4 kWh úteis), alargando a autonomia anunciada para 66 km, segundo o ciclo WLTP. Essa condição permite ter o desconto do ISV para modelos PHEV (75%), já que a autonomia está acima da exigência dos 50 km 100% elétricos impostos por lei.

É fácil atingir cerca de 55 km numa condução puramente elétrica, principalmente se se optar pelo programa de maior eficiência energética (Efficiency), através do conhecido Drive Select, o qual dispõe das configurações Comfort, Auto, Dynamic e Individual, que são capazes de alterar a resposta da direção, do motor e da transmissão S tronic.

O consumo no modo 100% elétrico (até 130 km/h, no máximo) situa-se entre 20 e 22 kWh/100 km. Já no programa Auto Hybrid – ação conjugada com o bloco 2.0 TFSI –, a média coloca-se a partir de 4 l/100 km, a que se soma 19,7 kWh/100 km.

Face às credenciais dinâmicas e às prestações, estes valores não são nada exagerados, antes pelo contrário, e é ainda possível gerir a energia das baterias de iões de lítio através do modo Battery Hold, reservando-a para trajetos mais pequenos ou para a cidade, por exemplo. Escolhendo-se a função Battery Charge, o motor a gasolina carrega diretamente a bateria, aí com maior penalização do consumo. Exemplo prático: no final de um percurso normal de 500-600 km é possível registar uma média de 7,9 l/100 km (a gasolina), a que se somará 7,7 kWh/100 km relativos à energia elétrica. Por vezes, esse resultado poderá ser bem diferente, com cerca de 8 l/100 km e apenas 3,6 kWh/100 km, tudo dependendo da estratégia adotada.

O modo Auto Hybrid assegura sempre o funcionamento mais inteligente, medindo o nível da carga, gerindo a recuperação da energia através das travagens e das desacelerações, ativando ou não a função à vela da transmissão S tronic (dupla embraiagem) e reconhecendo os momentos em que é possível desligar o motor térmico graças à própria inércia. Os dados preditivos da navegação, assim como a análise do tráfego e da condução são tidas em conta nesses cálculos. Quanto às operações de carga, apenas em AC (corrente alterna), a potência máxima permitida é de 7,4 kW, aí com duração prevista de 2h30m, enquanto numa tomada doméstica (2,3 kW) o processo demorará cerca de 7 a 8 horas (0% até aos 100%), conforme indicado no painel de bordo. Se o nível da carga não estiver excessivamente baixo demorar-se-á entre 4 a 5 horas.

O peso acima das duas toneladas determina a dinâmica desta carrinha A6, tendo o sistema quattro uma eficácia acrescida a toda a linha, quase sempre a provocar reações mais a direito e a gerar confiança na negociação das curvas. Basta não inventar na definição das trajetórias e acelerar de forma decidida, embora se pudesse esperar outra agilidade, apesar das reações precisas face às ordens do volante. O grau Dynamic não é radical e nem sequer altera muito a sensibilidade da direção face aos restantes programas, pelo que, neste caso, talvez fosse desejável um tato mais direto. Nos arranques nota-se a força da mecânica (450 Nm) e a forma rápida como a transmissão S tronic atua, sem queixas do chassis e da suspensão.

O conforto quase nunca é beliscado, mesmo em mau piso, sem que haja demasiado ruído, a par de uma boa insonorização interna, graças à qualidade estrutural e ao funcionamento pouco audível do agregado mecânico.

A carrinha A6 na derivação PHEV tem uma série de qualidades adicionais que se juntam às próprias características do modelo-base da Audi. Mantém uma grande dinâmica e conforto também elevado, ao mesmo tempo que acrescenta os trunfos de uma mecânica híbrida de 299 cv, com funcionamento suave e ótimas prestações. No modo 100% elétrico, o consumo está próximo de 20-22 kWh/100 km e a autonomia atinge cerca de 55 km. Mas tudo depende da condução...

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Ficha Técnica

Caracteristicas

AUDI A6

Avant 50 TFSie quattro S tronic PHEV

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1984 cc
Alimentação Injeção direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 265 cv/5250-6500 rpm
Binário 370 Nm/1600-45000 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 143 cv (105 kW)
Binário 350 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 17,9 kWh
Módulo Híbrido
Potência 299 cv (220 kW)
Binário 450 Nm
Transmissão
Tração Integral permanente
Caixa de velocidades Automática de 7 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12,1 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,951/1,886/1,490 m
Distância entre eixos 2,924m
Mala 405-1535 litros
Depósito de combustível 55 litros
Pneus F 8jx18-225/55 R18
Pneus T 8jx18-225/55 R18
Peso 2150 kg
Relação peso/potência 7,19 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h
Acel. 0-100 km/h 6,3 s
Consumo médio 1,3 l/100 km
Emissões de CO2 30 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 4 anos/80.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 204,81 €

Medições

AUDI

Acelerações
0-50 km/h 2,3 s
0-100 / 130 km/h 6,2/9,7 s
0-400 / 0-1000 m 14,4 s
Recuperações
40-80 km/h (D) s
60-100 km/h (D) 3,2 s
80-120 km/h (D) 4,1 s
Travagem
100-0/50-0km/h 33,4 m
Consumos
Consumo médio 4 l/100km
Autonomia 700 km

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