Tesla Model Y Performance vs. Polestar 2 Performance

Alta tensão

CONFRONTO

Por Vítor Mendes Silva 10-06-2023 06:15

Nas versões de topo de Tesla Model Y e Polestar 2, sofisticação, modernidade tecnológica e prestações capazes de fazer corar de vergonha muitos desportivos, com aceleração 0-100 km/h em pouco mais de 4 segundos e com bateria de elevada capacidade para percorrer cerca de 400 km com uma só carga.

Elon Musk produz primeiro a pensar nos jovens, que nunca conheceram um mundo sem smartphones, ecrãs táteis ou internet sem fios e criou um conceito de automóvel em constante evolução. Hoje, um Tesla é, basicamente, uma plataforma hardware que nos próximos anos vai receber dezenas de atualizações de software, para obter mais e melhores performances, autonomia ampliada e os upgrades necessários à lista dos equipamentos de segurança e conforto.

E a jogada de mestre foi mesmo a de ter servido um automóvel com todo este potencial na embalagem discreta, mas desejada e acessível que é o formato da moda. As linhas do Model Y são sofisticadas e modernas, mas sem excessos. Equipado com as jantes de dimensões generosas, negras a condizer com os puxadores da portas e a faixa longitudinal no pequeno aileron traseiro, a imagem desta versão Performance é quase desportiva. Mas, não há nada no design do SUV compacto da Tesla que assuste o pai de família mais conservador. A fórmula é vencedora e marca americana está, no fundo, a colher os méritos do pioneirismo da sua  proposta de democratizar o automóvel elétrico de longa autonomia nos grandes mercados mundiais. E a indústria, de uma forma geral, segue-a, com mais ou menos arrojo. No pelotão da frente, encontra-se a Polestar, tendo começado como preparadora desportiva para os automóveis da Volvo e, entretanto, independente no seio do consórcio chinês Geely, para desenvolver automóveis como o 2, modelo a meio caminho entre uma berlina e os SUV, e que, por isso, tanto ataca o Model 3 como o Model Y, os dois Tesla mais vendidos. Veículo sobrelevado, com musculatura apreciável e superfícies limpas, o Polestar é mais curto e baixo do que um Y, mas igualmente imponente. Embora com menos espaço no interior. As diferenças mais notadas estão nos lugares posteriores, onde é mais apertado 5 cm na medição em largura à altura dos ombros (132 cm contra 137 do Model Y) e também do assento ao teto (92 cm contra 97). Ainda assim, talvez mais impactantes para a habitabilidade do elétrico da marca da estrela polar serão os 6 cm que tem a menos no espaço para as pernas:_medimos 73 cm do encosto posterior ao banco do frente, o que não é pouco espaço. Mas o Tesla é gigante.

O Polestar 2 oferece 440 litros de volume combinado de carga dianteira e traseira, incluindo 35 litros à frente e 405 litros na traseira, números que o Y supera também...

Além de bem mais amplo para o transporte de cinco ocupantes em ótimas condições de conforto, o cockpit do Tesla é luminoso, de tecnologia de vanguarda, e iluminado, por luz natural que irradia pelo teto panorâmico que se prolonga desde o óculo traseiro até ao para-brisas, e que o rival de ocasião também tem. Mas é mais claustrofóbico o carro produzido na China. E vantagem sobre o Tesla só mesmo na qualidade dos materiais e da montagem.

O Model Y de fabrico alemão, na Gigafactory Berlin-Brandenburg, progrediu em qualidade, sobretudo nos painéis das portas, além de uma evolução no sistema de colunas que utiliza um amplificador diferente, em comparação com a unidade chinesa da Tesla, e melhorias no mecanismo de abertura do porta-luvas e na chapeleira da mala, que ainda deixa a desejar no seu manuseamento... 

No habitáculo do 2, imagem e conteúdos mais premium, com rasgos dos Volvo, mas (ainda) mais minimalista na apresentação e recorrendo a muitos materiais sustentáveis.O painel de instrumentos é digital (ecrã de 12.3”) e os comandos físicos foram quase todos eliminados, concentrando a maioria das funções no ecrã tátil central de 11 polegadas que apresenta o sistema de infoentretenimento Android Automotive, desenvolvido em colaboração com a Google. Todas as funções do veículo, incluindo navegação, entretenimento, configurações do veículo e controlo climático, são ajustadas neste ecrã.

Como no Tesla, as atualizações Over-the-Air (OTA) permitem atualizar o software do veículo remotamente e integram plano de dados Polestar incluído nos primeiros três anos de propriedade.

Uma vez sentados ao volante, o arranque é feito de forma automática. O Tesla desperta logo que o smartphone do seu condutor se aproxima. Hoje, não há nada mais fora de moda do que uma chave na ignição. Um comando mãos livres já é coisa do passado. Para os raros clientes alérgicos às Apps, a Tesla propõe como alternativa um simples cartão plástico semelhante a um de visita (no tamanho e espessura), que abre as portas e autoriza o funcionamento dos motores. Dois, um por cada eixo, num total de 480 cv, para prestações típicas de superdesportivo. No Polestar, a mesma configuração de motor elétrico atrás e à frente, rendimento e performances semelhantes, com ascendente ligeiro do Tesla, que não é o modelo com a condução mais envolvente.

No posto de condução, pequenos comandos no volante permitem que este se ajuste às medidas e preferências de cada utilizador, mas quase tudo a bordo é controlado a partir do gigantesco ecrã tátil de 15’’, em posição ótima, ao centro do tablier. Na zona atrás do volante, onde os olhos procuram naturalmente o velocímetro, há apenas uma extensão simples de madeira polida.

Não há quaisquer botões ou teclas no centro da consola, onde procuramos os comandos básicos.

Sempre mais equilibrado em curva, o 2 beneficiou com a intervenção dos especialistas da equipa da Polestar. Entre as novidades, sistema de travagem Brembo e amortecedores Öhlins que aumentam a firmeza da suspensão sem penalizarem o conforto de rolamento.

Por fim, a autonomia:_apesar da massa superior, que advém das dimensões exteriores maiores, o Tesla faz média de 19 kWh/100 km, ficando confortavelmente na marca dos 400 km, menos 30  no Polestar.

Conduzir um Tesla continua a ser... diferente. O Model Y, mais confortável, beneficia ainda do que as dimensões maiores da carroçaria proporcionam à volumetria da bagageira, muito superior à do Polestar, que exibe uma dinâmica mais eficaz e interessante. Nas performances, ligeiras diferenças, mas no consumo e autonomia vitória clara do Tesla. O preço pende para o 2.

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Ficha Técnica

Características

TESLA Model

Y Performance

POLESTAR 2

Performance

Motor
Tipo Elétrico, síncrono (2) Elétrico, síncrono (2)
Potência 480 cv 476 cv
Binário 639 Nm 680 Nm
Bateria Iões de lítio Iões de lítio
Capacidade útil 75 kWh 78 kWh
Tempo de carga (0-80%) 12h a 7,4 kW/35 m a 145 kW 10h a 7,4 kW/40 m a 155 kW
Transmissão
Tração Integral permanente Integral permanente
Caixa de velocidades Automática de 1 vel. Automática de 1 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. multibraços Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12,1 m Elétrica/11,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,751/1,921/1,624 m 4,606/1,859/1,482 m
Distância entre eixos 2,89 m 2,735 m
Mala 854-2158 litros 405-1332 litros
Depósito de combustível - -
Pneus F 9,5jx21-255/35 R21 9,5jx20-245/40 R20
Pneus T 10,5jx21-275/35 R21 9,5jx20-245/40 R20
Peso 2141 kg 2198 kg
Relação peso/potência 4,4 kg/cv 4,6 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h 180 km/h
Acel. 0-100 km/h 3,7 s 4,4 s
Consumo médio 19 kWh/100 km 19,8 kWh/100 km
Autonomia 514 467
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 8 anos 8 anos/160.000 km anos
Bateria 20000 30000
Imposto de circulação (IUC) 0 € 0 €

Medições

TESLA

Acelerações
0-50 km/h 1,8 s
0-100 / 130 km/h 4,5/7,0 s
0-400 / 0-1000 m 12,8/25,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,0 s
60-100 km/h (D) 2,2 s
80-120 km/h (D) 2,6 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,6/9,0 m
Consumos
Consumo médio 19 kWh/100km
Autonomia 400 km

Medições

POLESTAR

Acelerações
0-50 km/h 1,9 s
0-100 / 130 km/h 4,5/6,9 s
0-400 / 0-1000 m 4,5/6,9 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,8 s
60-100 km/h (D) 3,3 s
80-120 km/h (D) 4,2 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,9/8,8 m
Consumos
Consumo médio 20,5 kWh/100km
Autonomia 370 km