A Volkswagen está cada vez mais empenhada na eletromobilidade e a mais recente prova do comprometimento é o anúncio de uma nova estratégia empresarial, a implementar a breve prazo, com a denominação de ‘Missão T’, em que a consoante maiúscula se refere à Tesla, com a qual o construtor alemão assume a competição direta num futuro muito próximo.
Para a concretização do programa ‘Mission T’, avançado pelo presidente executivo do Grupo VW e da marca VW (Veículos de Passageiros), Herbert Diess, o fabricante Wolfsburgo terá de a breve prazo concentrar esforços no aumento da produção de veículos elétricos. O responsável revelou, ainda, uma reunião que terá mantido com os seus homólogos da Audi e da Porsche, em abril último, em que o tema foi debatido.
“A reunião teve como mote definir a melhor maneira de alcançarmos a Tesla”, declarou Diess. “A Tesla é uma empresa focada exclusivamente no futuro, sem tradição no setor automóvel, mas influenciada pela tecnologia e pela cultura de risco”, referenciou o CEO da VW.
O executivo declarou que a Volkswagen necessita de eliminar burocracias para ser mais competitiva e utilizou o exemplo do Projeto Artemis, o modelo elétrico da Audi que está a ser produzido com estrutura organizacional de uma startup.
Vários analistas do setor acreditam que este anúncio de Diess é uma estratégia pessoal para conquistar um voto de confiança do comité executivo da Volkswagen para que renove o mandato do CEO do Grupo para lá de 2023.