Elon Musk é o homem mais rico do mundo

Patrão da Tesla e da Space X ultrapassou esta semana Jeff Bezos, fundador da Amazon, na lista das maiores fortunas.

Atualidade

Por VM 09-01-2021 01:03

Nova valorização das ações da Tesla em 4,8% esta quinta-feira conduziu Elon Musk ao n.º1 do ranking da agência Bloomberg, que classifica as pessoas mais ricas do mundo. A fortuna do empresário sul-africano é agora avaliada em cerca de 170 mil milhões de euros (aumentou mais de 120 mil milhões de euros só no último ano!), ultrapassando Jeff Bezos, que liderava esta lista desde outubro de 2017.

O fundador da Amazon, e dono da Blue Origin LLC, rival de Musk na “corrida ao espaço”, tem um património avaliado em 152 mil milhões de euros. Bezos teve de abdicar de 4% da sua participação na empresa para a ex-mulher MacKenzie Scott depois do divórcio, o que também pesou na descida de uma posição na lista dos mais ricos.

A um mês da falência

Sobre o sucesso de Elon Musk e o crescimento meteórico da valorização da Tesla, a Bloomberg descreve como “possivelmente a criação de riqueza mais rápida da história”. Ainda recentemente, o patrão do fabricante da Califórnia revelou que a sua empresa esteve a um mês da falência quando se debatia para aumentar a produção do Model 3.

Durante uma conversa informal com fãs da marca norte-americana de automóveis elétricos no Twitter, Musk foi questionado sobre o quão perto a Tesla esteve da falência no período em que não teve capacidade de produção para corresponder às encomendas da berlina mais compacta da gama, Model 3. “O mais próximo que tivemos disso [da falência] foi cerca de um mês. A fase inicial, após o lançamento do Model 3, foi extremamente stressante e dolorosa durante muito tempo, de meados de 2017 a meados de 2019. Da produção à logística, um inferno”, admitiu Musk.

Curiosamente, foi em 2018, no dia 1 de abril – das Dia das Mentiras - que Musk partilhou nas redes sociais uma imagem de si próprio, encostado a um Tesla, segurando um cartaz de papelão com a palavra "Bancarrota". Conhecido pela sua excentricidade, Musk escreveu, nessa altura, no Twitter, que “apesar dos esforços para fazer dinheiro, incluindo com uma venda massiva, de última hora, de Ovos de Páscoa, estamos tristes por informar que a Tesla está totalmente falida” Na época, pensou-se que Musk estava a gracejar: quem reconheceria nessas palavras o quão perto da falência a empresa realmente estava. Pelo menos, a atentar pela revelação agora tornada pública, também nas redes sociais.

A Tesla já percorreu um longo caminho desde que enfrentou a falência. O Model 3 não está apenas a ser produzido na fábrica principal da empresa, na Califórnia, mas também na China, na Shanghai Gigafactory. Em 2020, a marca esteve muito perto do meio milhão de unidades entregues.

Na quinta-feira, 8 de janeiro de 2021, estava assim o ‘The Bloomberg Billionaires Index’

1. Elon R Musk $209B +$14.5B +$39.6B United States Technology

2. Jeff Bezos $186B +$1.09B -$3.93B United States Technology

3. Bill Gates $134B +$225M +$2.07B United States Technology

4. Bernard Arnault $117B +$1.03B +$3.03B France Consumer

5. Mark Zuckerberg $101B -$430M -$2.06B United States Technology

Fonte: Bloomberg

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade