Pneus: rótulos novos a partir de maio

Nova rotulagem dos pneus vem fornecer mais informações para escolhas mais informadas

Atualidade

Por AF 22-01-2021 14:06

Em maio de 2021 será adotada uma nova rotulagem de pneus, com alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado, enquanto que o ruído exterior de rolamento é agora indicado pelo número de decibéis e pelas letras A, B ou C.

Os consumidores vão poder aceder à ficha de informação do produto, digitalizando o código QR disponível na etiqueta. Outra novidade consiste em dois pictogramas, onde um deles indica se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro indica se é um pneu com aderência em gelo.

O que muda

Na nova rotulagem, as classes de A a C permanecem inalteradas. Para as categorias de veículos C1 (turismo) e C2 (comerciais ligeiros), que anteriormente integravam a classe E para eficiência energética e aderência em pavimento molhado pertencerão agora classe D, que anteriormente estava vazia, ao passo que os que pertenciam às classes F e G serão integrados na classe E. Isto torna a escalas das classes da rotulagem dos pneus mais clara e fácil de interpretar.

A nova rotulagem de pneus foi desenvolvida para ajudar os consumidores a escolher pneus mais eficientes em termos de consumo de combustível, ao mesmo tempo que obtém informação sobre distâncias de travagem em pavimento molhado. Tanto para os consumidores como para os operadores comerciais, a opção por pneus com maior eficiência energética e pode levar a poupanças substanciais em termos de custos de combustível, bem como a uma redução de emissões de CO2. A informação clara sobre a aderência em estrada molhada contribuirá para uma maior segurança na estrada, enquanto a informação sobre o ruído exterior de rolamento é concebida para ajudar a reduzir a poluição sonora gerada pelo tráfego rodoviário.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade