Inception Concept desvenda o futuro dos Peugeot elétricos

Peugeot Inception Concept representa a visão da Peugeot sobre o futuro do automóvel

Atualidade

Por AUTO FOCO 06-01-2023 12:02

Se dúvidas houvesse, os estudos e os concepts que os fabricantes de automóveis têm vindo a desvendar, demonstram bem as novas linhas orientadoras do que será o automóvel no futuro. O Peugeot Inception Concept é disso o último e excelente exemplo.

Também não terá sido leviana a escolha do CES de Las Vegas, o maior e mais importante certame tecnológico do mundo, como palco para a apresentação desta visão futurista dos automóveis da Peugeot, com o concept a delinear formas e funções dos modelos elétricos que a marca francesa irá lançar para o mercado entre 2025 e 2030.

As palavras são de Linda Jackson, CEO da Peugeot: "A Peugeot está empenhada na eletrificação da sua gama. Em 2023, 100% dos veículos da gama serão eletrificados e, nos próximos dois anos, serão lançados cinco novos modelos 100% elétricos. A nossa ambição é simples: fazer da PEUGEOT a marca elétrica líder na Europa em 2030. Esta visão objetiva e ambiciosa abre o caminho para uma transformação radical da Marca. Ela é representada hoje no Peugeot Inception Concept, que marca o início de uma nova era! A Peugeot fez a promessa de que o mundo é um lugar melhor com Sedução, o Peugeot Inception Concept representa, a partir de hoje, o significado desta promessa".

Mais do que um automóvel, o Inception representa, como agora se passou a chamar, uma experiência de mobilidade elétrica... Mas em que não poderiam faltar os elementos de sedução estética e a interligação do design à tecnologia, bem patente quer nas assinaturas luminosas exteriores, quer no habitáculo, palco da nova geração do conceito i-Cockpit - largas zonas digitalizadas em união com o volante de pequenas dimensões.

Segundo a marca, o Inception nasce já sobre uma das futuras e novas plataformas "BEV-by-design" da Stellantis - neste caso a STLA large -, família que já a partir do corrente ano (2023) irá abraçar um dos dez novos modelos elétricos que a marca tem na calha para os próximos anos.

No Inception Concept, a estreia da plataforma elétrica está agregada à tecnologia de 800V, que associada a uma bateria de 100 kWh de capacidade permite o anúncio de cerca de 800 km de autonomia com uma só carga. Ao baixo consumo previsto (12,5 kWh/100 km) e à rapidez dos carregamentos (recuperação de 150 km em cinco minutos) associa-se, ainda, a tecnologia de carregamento por indução.

O sistema propulsor é composto por dois motores elétricos, um por eixo, com a potência de 680 cv a permitir acelerações na ordem dos 3 segundos de 0 a 100 km/h.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade