Porque aos olhos das gerações emergentes, o automóvel é cada vez mais tido como símbolo de identidade ou adorno de mobilidade colado ao conceito de tendência, moda ou afins (e cada vez menos tido como património), urge a necessidade de conferir mais (e cada vez mais...) personalidade ao meio de transporte particular por excelência. Com as marcas mais generalistas a querer seguir o exemplo das premium, a Citroën não foge à regra, com o muito cosmopolita e personalizável C3 agora disponível em série especial Elle, saída de parceria com a conhecida revista feminina.

O reforço de identidade surge como o principal foco desta série, movida pela decoração bicolor entre tonalidade da carroçaria e do tejadilho, em tom cinza-areia, a que a Citroën apelida de Sable. O teto, ao centro, apresenta ainda decoração exclusiva deste C3.
O tom Cherry Pink, trazido do logo Elle colocado nas portas dianteira, foi o escolhido para dar vida a algumas zonas da carroçaria, como a envolvente aos faróis de nevoeiro dianteiros, friso decorativo no Pilar C e ainda no contorno no primeiro quadradinho do Airbamp lateral.
A Citroën baseou o Elle no nível de equipamento Shine, o mais completo da gama C3, reforçando-lhe a identidade. No interior, os destaques vão para os tapetes específicos e para a decoração do tablier e bancos, com tecido cinza e moldura (no tablier) ou costuras (nos bancos) no referido Cherry Pink encontrado no exterior. Combinação que assenta bem à originalidade interior do C3, resultando mais cosmopolita do que propriamente... feminista!

Além da decoração única e de toda a áurea de exclusividade, o C3 Elle não se acanha na oferta de equipamentos e elementos de conforto ou tecnológicos, caso das jantes de 17’’, Airbump, sistema de navegação, sensores e câmara traseira de ajuda ao estacionamento, função de espelho de telemóvel (Mirror Link) para iOS ou Android, ou ainda elementos de inegável utilidade no capítulo da segurança, como comutação automática entre médios e máximos, alerta de saída de faixa e aviso de aproximação ao veículo da frente com travagem autónoma (Active City Break).
Se sob o capot morar este enérgico 1.2 Puretech de 110 cv, unidade 3 cilindros, sobrealimentada, a gasolina, esta irá estar ligada à caixa automática de 6 relações. Combinação que permite não só bom desempenho em todas as situações em que se pede celeridade de reações, como acrescenta descontração nas povoadas artérias das grandes cidades. O principal senão poderão ser os consumos, que em situação de trânsito facilmente tocam na fasquia dos 8l/100 km.
A caixa, admitindo dois programas de ação, (Normal e Sport, embora não contemple a presença de comandos no volante) confia q.b. na disponibilidade do motor nos baixos e médios regimes, trabalhando sem trocas desnecessárias.
O C3 continua a ser exemplo de conforto e bem-estar, quer pela ergonomia dos bancos e posição de condução descontraída, quer pela suavidade de reações das ligações ao solo. Por isso, não se estranhe algum adornar da carroçaria em curva ou a direção menos comunicativa.