Volvo S90 T8 PHEV R Design

Prática confirma teoria

TESTE

Por João da Silva 25-10-2018 12:55

Fotos: Gonçalo Martins

A abrir, opinião estética: a berlina topo de gama da Volvo é uma estampa! O S90 destaca-se pela simplicidade e elegância, sobretudo no interior muito limpo de adereços, abordagem corajosa em segmento ainda algo fechado a abordagens mais frescas...

Espaçoso e fabricado com materiais de elevada qualidade, o habitáculo do Volvo é um lugar fantástico para viajar. Posição de condução excelente, ajustável em cinco segundos, e ergonomia quase exemplar, e dizemos quase porque achamos que o ecrã de infoentretenimento na consola central podia estar colocado um pouco mais acima. A posição em que está é muito melhor do que a maioria dos concorrentes do segmento médio-superior, mas ainda obriga a descer ligeiramente o olhar para o visualizar/utilizar. Estamos cada vez mais convictos que a solução dos ecrãs flutuantes, ou seja, numa posição acima do tablier, é a melhor, ainda que estes dispositivos, por incluírem quantidade enorme de informação, sejam sempre um foco de distração. Não há uma solução perfeita para o assunto.

Gostámos muito da qualidade do habitáculo, fabricado de forma muito sólida com materiais de belíssima estirpe, unidos de forma cuidada. Já o dissemos por ocasião do teste ao XC90, mas a sensação continuou a surgir-nos a cada vez que entrávamos no S90, pelo que a repetimos: ao entrarmos num qualquer dos modernos modelos da Volvo, sentimo-nos num lounge bem decorado e cool. Pode parecer uma tolice, mas é a melhor forma que encontrámos para descrever o espaço. A sensação, contudo, perde parte do encanto se ocuparmos o lugar central traseiro, onde as saliências de encosto e assento o tornam desconfortável. Ainda por cima, o enorme túnel central dificulta a arrumação dos pés.

Referência especial merece a muito boa insonorização do ruído de rolamento – não é tão eficaz a esconder o ruído do motor, mas isso é culpa do vozeirão do T8 –, bem como o conforto: nenhuma estrada é enrugada, nenhuma lomba ou buraco são demasiado grandes, nada perturba a tranquilidade do pacato automóvel sueco. Mas será sempre assim tão pacato? Vejamos.

O sistema híbrido plug-in que a Volvo utiliza neste S90 associa 4 cilindros 2.0 Turbo a gasolina com 320 cv (e 400 Nm) a motor elétrico de 87 cv (240 Nm), bateria de iões de lítio e caixa automática de 8 velocidades. A resposta do sistema depende sempre do programa de condução selecionado no comando posicionado no prolongamento da consola central. Há quatro opções de funcionamento: AWD (tração integral), Pure (só o motor elétrico é utilizado; autonomia anunciada de 35 km, solução ótima para percursos urbanos ou em ritmos médios constantes), Hybrid (os motores trabalham em simultâneo ou separadamente dependendo das condições de condução, oferecendo a maior economia de funcionamento possível) e Power (os dois motores funcionam ao mesmo tempo, para melhores prestações). O S90 arranca por defeito no terceiro, garantindo maior eficácia e eficiência. Alterando o modo, mudamos também a apresentação do painel de instrumentos digital com 12,3’’.

O peso elevado do S90 (2230 kg) não afeta a capacidade de aceleração e recuperação, como podemos comprovar nos resultados das nossas medições e que desmentem a anteriormente referida pacatez do corpulento sueco. Em aceleração forte, o 4 cilindros faz-se ouvir com intensidade. E ainda bem, pois o já referido ótimo isolamento do habitáculo dá por vezes a enganadora sensação de que estamos a rolar a baixa velocidade, quando na verdade já ultrapassámos há muito os limites estipulados...

Com contenção, os consumos são fantásticos, até porque o motor elétrico vai dando uma ajudinha, mas os exageros pagam-se com aumento do consumo. Apurámos média de 7,6 litros a cada 100 quilómetros, valor ótimo para automóvel com esta envergadura, peso e potência, capaz de cumprir 0-100 km/h em 5,4 segundos! Estamos certos que com carregamentos elétricos diários (não o fizemos devido a questões logísticas) e efetuando os cerca de 50 ou 60 quilómetros que a maioria das pessoas faz em média diariamente) a média desceria bastante, simplesmente porque metade desse valor poderia ser cumprido em modo 100% elétrico.

No S90, o conforto tem prioridade sobre a dinâmica, mas isso não quer dizer que não seja dinamicamente competente. É, e muito seguro também. Não só pela qualidade do chassis, mas também porque inclui de série diversos sistemas de apoio à condução, como o aviso de mudança de faixa, travagem automática, alerta de fadiga do condutor e Pilot Assist, sistema de condução semiautónoma que funciona a solo (pedindo por vezes intervenção do condutor) ou como auxiliar da condução.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

VOLVO S90

T8 PHEV R Design

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1969 cc
Alimentação Injeção direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 320 cv
Binário 400 Nm
Motor elétrico
Tipo Síncrono
Potência 87 cv
Binário 240 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 65 kWh
Módulo Híbrido
Potência 407 cv
Binário 240 Nm+400 Nm
Transmissão
Tração Integral permanente
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. c/braços duplos
Suspensão T Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,8 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,963/1,879/1,443 m
Distância entre eixos 2,941m
Mala 500 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 8,5jx19-255/40 R19
Pneus T 8,5jx19-255/40 R19
Peso 2230 kg
Relação peso/potência 5,47 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h
Acel. 0-100 km/h 5,1 s
Consumo médio 2 l/100 km
Emissões de CO2 48 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 201,58 €

Medições

VOLVO

Acelerações
0-50 km/h 2,1 s
0-100 / 130 km/h 5,4 s
0-400 / 0-1000 m 13,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,2 s
60-100 km/h (D) 3 s
80-120 km/h (D) 3,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,6/8,8 m
Consumos
Consumo médio 7,6 l/100km
Autonomia 657 km

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