VW Polo 1.0 Confortline

Quem dá o que tem...

TESTE

Por João da Silva 31-05-2019 12:15

Fotos: Gonçalo Martins

Para começar, uma certeza: o VW é, seguramente, um dos melhores utilitários do mercado, cumprindo com nota elevada as exigências deste concorrido segmento.

Habitabilidade e volumetria de bom nível, qualidade de materiais e de construção acima da média, desempenho dinâmico muito competente e gama completa de motorizações.

É precisamente uma motorização o que motiva este teste ao Polo, mais concretamente a introdução do 3 cilindros atmosférico de 80 cv na gama do utilitário, em substituição da antiga unidade também atmosférica de 75 cv.

Sejamos claros, o tricilíndrico de 1 litro e 80 cv da VW nada acrescenta qualitativamente à gama do utilitário alemão, parecendo-nos claramente uma versão destinada ao mercado do rent-a-car. Façamos uma comparação com o 1.0 TSI de 95 cv, que custa apenas mais 604 euros (comparando o nível Confortline; a versão Trendline não existe neste motor): na aceleração 0-100 km/h, 10,9 segundos no TSI contra 15 s no atmosférico; aos 400 metros, 17,9 vs 19,5; na recuperação 60-100 km/h em 4.ª, 14,1 vs 15,5; na recuperação 80-120 km/h em 4.ª, 11,1 vs 17 e na retoma 80-120 km/h em 5.ª, 15,3 vs 21,5. Naturalmente, os melhores resultados são sempre a favor do motor turbo. Vantagem que se estende à velocidade máxima, com diferença de 16 km/h (187 vs 171).

«Ah, então e os consumos?!», pode o leitor, e muito bem, questionar. Nesse caso, a vantagem vai (novamente) para o motor TSI, com média de 5,4 l/100 km contra 5,8 do 1.0 de 80 cv. Não é que o valor apurado para o motor atmosférico seja mau, nada disso, mas é importante para sustentar a nossa opinião de que nem isso justifica a existência deste motor na gama. A não ser, claro, para as frotas de carros de aluguer sem condutor, vulgo rent-a-car.

Além da relevância dos números, interessa as sensações ao volante. O novo tricilíndrico é um motor de utilização difícil e que exige paciência ou até bastante tolerância, pois a elasticidade é muito reduzida e as respostas são demoradas, obrigando-nos a recorrer demasiado à caixa de 5 velocidades (cujo seletor merece elogio pelo tato firme e o acerto) à procura de mais alguma genica que acabamos por não encontrar.

Contrastante com o desempenho do motor é o comportamento dinâmico e o conforto de rolamento, que se apresentam em elevados patamares de eficácia, complementando-se na perfeição. Naturalmente que o motor não tem força para exigir grande coisa do chassis, mas já o conhecemos de outras versões e sabemos do que é capaz: conforto referencial, pisando o asfalto de uma forma que habitualmente só encontramos em segmentos superiores, e grande facilidade de condução, para o qual muito contribui a direção precisa e comunicativa.

No caso concreto desta versão Confortline, e no que ao equipamento diz respeito, consideramos que a VW foi muito pouco generosa, pois faltam diversos elementos na dotação de série que são já praticamente considerados como obrigatórios no segmento, como os sensores de chuva e luz ou os sensores de ajuda ao estacionamento (pelo menos o traseiro!), itens que a esmagadora concorrência já apresenta de série nas versões de equipamento mais baixas dos seus produtos.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

VOLKSWAGEN POLO

1.0 Confortline

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 999 cc
Alimentação Injeção indireta
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 80 cv/–
Binário 93 Nm/3750 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Tambor
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,053/1,751/1,461 m
Distância entre eixos 2,551m
Mala 351 - 1125 litros
Depósito de combustível 40 litros
Pneus F 5,5jx15 - 195/65 R15
Pneus T 5,5jx15 - 195/65 R15
Peso 1125 kg
Relação peso/potência 14 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 171 km/h
Acel. 0-100 km/h 15,4 s
Consumo médio 4,8 l/100 km
Emissões de CO2 110 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos ou 90.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 102,81 €

Medições

VOLKSWAGEN

Acelerações
0-50 km/h 4,6 s
0-100 / 130 km/h 15 s
0-400 / 0-1000 m 19,5 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 10,1 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 10,4/15,5/20,7 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 17/21,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 41,6/9,8 m
Consumos
Consumo médio 5,8 l/100km
Autonomia 689 km

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