Skoda Fabia Break 1.0 TSI Ambition

Escolha sóbria

TESTE

Por João da Silva 24-06-2019 08:35

Fotos: Gonçalo Martins

Carro ou carrinha? Ainda que seja verdade que nos últimos tempos a dúvida entre os compradores de automóveis seja «SUV ou... SUV?», a verdade é que ainda há quem prefira os formatos mais académicos, digamos assim.

No caso do Skoda Fabia, utilitário checo bastante procurado e que está a viver a sua 3.ª geração, tendo passado por renovação no ano passado, a diferença entre a versão de 5 portas e a carrinha está, exclusivamente, na volumetria da bagageira, uma vez que as cotas de habitabilidade são exatamente iguais. Recordemo-las: na largura à frente, o Fabia, carro ou carrinha, oferece 137 cm de largura e entre 93 e 103 cm (o segundo valor para as versões com teto panorâmico); atrás, 68 cm no espaço em comprimento para pernas, 132 na largura e 95 na altura. Valores razoáveis para o segmento e que permitem que viajem três adultos em condições aceitáveis de conforto, sendo certo que o lugar central traseiro é, como de costume, menos confortável que os laterais.

Já na bagageira reside o ponto de maior discórdia entre as versões de 5 portas e Break do Fabia: há 200 litros a separá-las: 330 na primeira, 530 na segunda, sendo que com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros, essa diferença cresce para 245 litros – ou 1150 litros contra 1395. E pronto, está na bagageira a dissemelhança maior entre Fabia carro e Fabia carrinha, que também partilham a gama de motores.

Quanto às prestações, e no caso concreto das versões equipadas com o tricilíndrico 1.0 TSI de 95 cv acoplado a caixa manual de 5 velocidades, a marca anuncia diferença de 0,1 s no arranque 0-100 km/h (a favor do Fabia 5 portas) e velocidade máxima e consumo médio iguais, respetivamente 195 km/h e 4,5 l/100 km. Nada de espantar, tendo em conta que a diferença de peso entre as carroçarias (e tratando-se de unidades com o mesmo nível de equipamento: Ambition) é de 20 kg. O 1.0 TSI não esbanja força, naturalmente, mas tem resposta expedita acima das 1500 rpm, deixando-nos guiar de forma tranquila sem recorrer em demasia à caixa de 5 velocidades, cujo seletor merece louvor pelo acerto.

Gostámos de guiar o Fabia Break, um automóvel seguro e com comportamento dinâmico competente que beneficia de direção precisa e com peso correto, além de suficientemente comunicativa para percebermos o que se passa com as rodas direcionais. Achamos que o conforto não está num patamar tão elevado quanto seria de desejar, sobretudo na transição de buracos e lombas sonoras e pisos mais rugosos, com as suspensões a deixarem chegar ao habitáculo réplicas um pouco acentuadas da energia resultante do impacto dos pneus com obstáculos indesejáveis.

O habitáculo do Fábia é composto quase exclusivamente por plásticos rijos, algo de normal no segmento. Elogio merece a excelência da construção, percebendo-se facilmente que é automóvel que vai durar sem ruídos parasitas resultantes de superfícies mais coladas. Referência, ainda, para a posição do ecrã central, o qual deveria estar um pouco mais acima, evitando que o condutor tivesse que desviar tanto os olhos da estrada para o utilizar...

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

SKODA FABIA

1.0 TSI Ambiltion

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 999 cc
Alimentação Inj. dir. CR, Turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 95 cv/5000-5500 rpm
Binário 160 Nm/1500 Nm-3500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,262/1,732/1,467 m
Distância entre eixos 2,47m
Mala 530 - 1395 litros
Depósito de combustível 45 litros
Pneus F 7jx16 - 215/45 R16
Pneus T 7jx16 - 215/45 R16
Peso 1141 kg
Relação peso/potência 12 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 185 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,9 s
Consumo médio 4,5 l/100 km
Emissões de CO2 103 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos s/ limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 102,81 €

Medições

SKODA

Acelerações
0-50 km/h 3,6 s
0-100 / 130 km/h 10,9 s
0-400 / 0-1000 m 17,9 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,8 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 9,5/14,1 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11,1/15,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 38,2/9,9 m
Consumos
Consumo médio 5,5 l/100km
Autonomia 818 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE