Ford Focus SW Vignale

Timbre ‘premium’

TESTE

Por João da Silva 29-06-2019 13:00

Fotos: Gonçalo Martins

É no habitáculo que se notam as diferenças maiores do nível de acabamento superior Vignale da Ford comparativamente às versões menos chiques da gama Focus. por incluir materiais de melhor qualidade: o interior é amplamente revestido a pele perfurada de elevada qualidade, com duplos pespontos de cor contrastante e padrão exclusivo, há aplicações em madeira no tablier e nos painéis interiores das portas e o logótipo Vignale nos excelentes bancos e nas embaladeiras específicas.

Estruturalmente, tudo igual aos outros Focus, merecendo elogio a boa posição de condução e a ergonomia correta, com realce para o ecrã central posicionado acima do tablier, bem ao alcance da mão e da vista do condutor.

Nesta versão Vignale são de série, o novo Head-up display (bastante nítido), o ar condicionado automático, o banco do condutor com regulações elétricas, as luzes ambiente em LED, o botão FordPower (chave inteligente e ignição e paragem do motor), o sistema de navegação, o volante e punho da caixa de velocidades em pele e os tapetes dianteiros e traseiros premium Vignale. Isto só para referir os adereços e equipamentos de conforto, pois a lista é bastante mais extensa, nomeadamente no capítulo dos auxiliares à condução, onde figuram o sistema de estacionamento automático, os sensores de estacionamento à frente e atrás, assistência à pré-colisão (com travagem ativa autónoma e deteção de peões e ciclistas) e assistência à manutenção de faixa, entre outros.

Exclusivo para o nível de equipamento Vignale é o 3 cilindros a gasolina de 1,5 litros e 150 cv, mecânica com distribuição variável e que se destaca pela suavidade, reduzido ruído de funcionamento e adequada capacidade de resposta, proporcionando uma condução tranquila e despachada. As prestações que apurámos através das nossas medições não revelam um automóvel muito rápido, mas a verdade é que não sentimos, em nenhum momento, que a carrinha fosse lenta ou estivesse submotorizada, o que joga a favor do agrado de utilização garantido pelo tricilíndrico, o qual é muito bem gerido por caixa de seis velocidades suave e precisa, cujo escalonamento longo – a 5.ª e a 6.ª são claramente para reduzir o regime de funcionamento do motor – pretende garantir consumos baixos. Um objetivo para o que contribui o sistema de desativação de um dos cilindros quando as condições de condução o permitem. Daqui resultam consumos baixos quando rolamos entre os 80 e os 120 km/h, em estrada e autoestrada, portanto. Contudo, em cidade, o 3 cilindros mostra um apetite maior, não sendo estranho atingir médias em torno dos 8,5 l/100 km. Contas feitas, média ponderada de 7 l/100 km, um valor longe do anunciado pelo fabricante (5,6 l/100 km), mas aceitável para o que a mecânica oferece.

Por fim, elogio grande à capacidade dinâmica da carrinha Focus, que em nada perde para a desenvoltura da berlina, mostrando agilidade notável, graças a chassis equilibradíssimo e direção precisa e afinada para fornecer todos os detalhes importantes sobre o que se passa com o eixo direcional. Chega a impressionar a forma rápida com que conseguimos curvar ao volante da carrinha Focus e sobretudo a facilidade e segurança que sentimos ao fazê-lo. Por outro lado, notámos índices de conforto menos elevados na unidade que guiámos e que estava equipada com jantes de 18 polegadas e pneus 235/40.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

FORD FOCUS

1.5 ECOBOOST VIGNALE SW

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 1496 cc
Alimentação Inj. dir/indir., turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 150 cv/6000 rpm
Binário 240 Nm/1600 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,668/1,825/1,469 m
Distância entre eixos 2,7m
Mala 608 - 1653 litros
Depósito de combustível 52 litros
Pneus F 7,5jx18 - 235/40 R18
Pneus T 7,5jx18 - 235/40 R18
Peso 1408 kg
Relação peso/potência 9,38 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 208 km/h
Acel. 0-100 km/h 9 s
Consumo médio 5,6 l/100 km
Emissões de CO2 127 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 102,81 €

Medições

FORD

Acelerações
0-50 km/h 2,8 s
0-100 / 130 km/h 9,3 s
0-400 / 0-1000 m 16,6 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,4/7,4/10 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 7,9/10,2/12,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 33,1/9 m
Consumos
Consumo médio 7 l/100km
Autonomia 742 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE