Jeep Renagade S 1.3 Turbo Limited

Galinha dos ovos de ouro

TESTE

Por João da Silva 28-03-2020 15:55

Fotos: Gonçalo Martins

A estética é um dos principais motivos de compra deste SUV de segmento B, pelo que a Jeep optou por não mexer demasiado, não fosse isso diminuir-lhe os índices de atração. No entanto, há a destacar a grelha dianteira redesenhada e os novos grupos óticos integramente compostos por LED – de série no nível de equipamento Limited do carro que testámos –, enquanto atrás, a única novidade encontra-se nos novos farolins também dotados de tecnologia LED, igualmente incluídos no Pack Full LED. Mas muito mais importantes, como já denunciámos na entrada, são as novas mecânicas turbo a gasolina, a saber: 3 cilindros 1.0 turbo de 120 cv e 4 cilindros turbo de 1,3 litros com 150 ou 180 cv, ambas com 270 Nm de binário máximo.

Testámos a nova versão Renegade S, equipado com a versão menos potente do 1.3 turbo, acoplado à transmissão automática DDCT de seis velocidades e que tem preço superior em cerca de 10.000 € à versão-base, o que é justificado com importante incremento de equipamento. A mecânica tem, naturalmente, maior pujança do que o 3 cilindros de 1 litro e 120 cv que testámos há alguns meses, mas o desempenho da caixa automática desilude e castra aquilo que de bom se poderia extrair do 1.3, pois o efeito kick-down não existe e as relações mantém-se durante demasiado tempo, deixando o motor vazio e a subir a rotação sem fazer as rodas movimentarem-se mais depressa enquanto seleciona nova velocidade. As trocas em si são rápidas, mas a hesitação acaba por diminuir a fluidez e a agradabilidade da condução e as prestações não são tão boas quanto seriam se a caixa fosse mais expedita a decidir-se pelas trocas. Prova disso é o pouco convincente resultado de 9,9 segundos no arranque 0-100 km/h. Com 150 cv, esperava-se um pouco melhor. Curiosamente, e ainda que o valor do binário máximo não seja impressionante, as retomas são razoáveis. Menos razoável é o consumo médio de 8,3 l/100 km, longe dos 6,4 l/100 km anunciado pelo fabricante.

O Renegade tem suspensão bem calibrada, oferecendo bons níveis de conforto (que as jantes de 19 polegadas de série não penalizam) e comportamento dinâmico de eficácia pouco habitual num automóvel com tão elevado centro de gravidade. Gostámos ainda da direção direta que permite colocar com facilidade o carro em curva quando subimos um pouco o ritmo em traçados sinuosos. É também nessas circunstâncias que percebemos que a carroçaria oscila pouco nas viragens, comprovando o bom nível de segurança.

Tudo isto é percebido a partir de um posto de condução correto, onde acedemos facilmente aos comandos relativos aos sistemas de segurança e de informação. Quanto aos materiais, encontramos um misto de materiais bons com outros menos bons. Vejamos: a moldura da instrumentação em plástico parece baratucha, mas por outro lado, a zona superior das portas apresenta revestimento em borracha de qualidade razoável, ainda que na secção inferior das portas o plástico rijo volte a ser o material escolhido. Depois, na consola central, só há plástico, embora não pareça de má qualidade. De elogiar a solidez global, com nota menos positiva para o acabamento entre o teto e o pilar A e o teto e o vidro dianteiro.

O Jeep Renegade com motor 1.3 turbo e caixa automática DDCT não será o mais adequado para quem gosta de acelerar, em virtude das indecisões da transmissão, mas convence pela suavidade e quietude. Aplauso para a suspensão bem calibrada e para o habitáculo aprazível, globalmente sólido e com sistema multimédia completo e intuitivo. Gostámos ainda do conforto de rolamento e da eficácia dinâmica, bem como do farto nível de equipamento Limited S.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

JEEP RENEGADE

S 1.3 Turbo Limited

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1332 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 150 cv/5500 rpm
Binário 270 Nm/1850 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. McPherson
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,236/1,805/1,667 m
Distância entre eixos 2,57m
Mala 351-1297 litros
Depósito de combustível 48 litros
Pneus F 8,5jx19 - 205/55 R19
Pneus T 8,5jx19 - 205/55 R19
Peso 1395 kg
Relação peso/potência 9,3 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 196 km/h
Acel. 0-100 km/h 9,4 s
Consumo médio 6,4 l/100 km
Emissões de CO2 130 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos ou 75.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km
Imposto de circulação (IUC) 136,72 €

Medições

JEEP

Acelerações
0-50 km/h 3,9 s
0-100 / 130 km/h 9,9 s
0-400 / 0-1000 m 17,4 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,8 s
60-100 km/h (D) 4,9 s
80-120 km/h (D) 6,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 38,7/9 m
Consumos
Consumo médio 8,3 l/100km
Autonomia 578 km

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