BMW X3 xDRIVE30e

Tomada de decisão

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 24-04-2021 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

A versão híbrida Plug-In do BMW X3 utiliza a base mecânica do 330e, somando-lhe a versatilidade da carroçaria SUV, a tração integral, o espaço e o conforto. A condução e a utilização são mais refinadas face a qualquer versão Diesel e se adquirido via empresarial o X3 xDrive30e é mais barato de comprar e de manter

E de que fibra é feito o X3 xDrive30e? Na base, motor 2 litros turbo a gasolina de 184 cv associado a máquina elétrica de 109 cv, alimentada pela energia armazenada em bateria de iões de lítio (colocada sob o piso da mala) de 11,15 kWh de capacidade útil. Quando totalmente carregada, a bateria contribui com cerca de 42 km reais de utilização apenas e só em modo elétrico, embora requerendo algumas contenções por parte do condutor no que à pressão exercida sobre o acelerador diz respeito... Foi o máximo que alcançámos neste teste, numa utilização que incluiu todo o tipo de percurso, mas onde (confessamos) não foram ultrapassados os 100 km/h –, sendo que mais tarde comprovámos que o X3 atinge os 135 km/h anunciados sem precisar do motor a combustão.

Terminada a dose autónoma de eletricidade, o conjunto híbrido consegue percorrer os primeiros 100 km com apenas 4,5 litros de gasolina, valor acima dos 2,2 anunciados, mas ainda assim justos face ao peso do conjunto e às capacidades do mesmo. Continuando o teste de consumo e ainda apenas com a carga energética inicial, a média de gasolina subiu para os 6,7 l/100 km ao final de 240 km percorridos, sendo que 84 dos quais foram com o motor a gasolina desligado, o que atesta bem sobre a eficiência do conjunto, principalmente na capacidade regenerativa. Mas teremos sempre de incluir nos gastos o custo da eletricidade do carregamento inicial…

Para a gestão dos recursos energéticos, o X3 xDrive30e conta com comando eDrive (botão na consola central, junto à alavanca da caixa automática de 8 velocidades) que inclui 3 programas: Max eDrive, forçando a utilização em modo puramente elétrico, caso haja energia suficiente armazenada na bateria; Auto eDrive, com a gestão de recursos a cargo da eletrónica interna, calculando a melhor eficiência face à velocidade de circulação e pressão no acelerador; e ainda Battery Control, a partir do qual o condutor poderá preservar energia para ser utilizada mais tarde (por exemplo, em ambientes puramente citadinos, filas de trânsito e circulação a baixa velocidade, onde a rentabilidade elétrica é bastante superior à térmica) ou forçar o carregamento da bateria através do funcionamento do motor a gasolina (o que resulta num óbvio aumento de consumo). Estes três modos de gestão podem ser utilizados com qualquer um dos modos de condução: EcoPro, Comfort e Sport, não faltando ainda a configuração Sport Plus.

Na unidade testada, dotada do Pack xPlus (que inclui a linha xLine), destaque para a suavidade da condução e constante sensação de conforto de rolamento, principalmente em cidade e quando a circulação é feita em modo elétrico. O liga/desliga do motor 4 cilindros a gasolina é pouco ou nada sentido e a atuação da caixa automática perpetua essa linearidade de sensações. Mas as forças de aceleração não deixam de ser impressionantes, podendo resultar em rápidos arranques (tração integral ajuda) e espontânea entrega de força, como comprovado na sessão de medições. Ou seja, esta versão é realmente mais rápida e muito mais serena face a qualquer Diesel.

A presença de sistema de tração integral é outra das qualidades que não pode ser esquecida, seja pelo acréscimo de segurança em estrada/curva, seja pela versatilidade acrescida ao permitir utilização fora de estrada. Mesmo face ao peso elevado, as distâncias de travagens são curtas e, ao volante, a sensação de massa acrescida chega disfarçada às mãos do condutor – a pujança da mecânica também ajuda a aligeirar a dinâmica...

O interior do X3, além de amplo em todas as direções, é funcional enquanto SUV de cariz familiar, mesmo que a bagageira esteja privada de 100 litros para acolher a bateria. Olhos e mãos do condutor estão bem orientados pela certeza ergonómica dos comandos e facilidade de operação de todas as funções de bordo, em particular pela destreza e simplicidade do botão rotativo do iDrive. O ambiente 100% digitalizado do painel de instrumentos (12,3’’), monitor do iDrive de maiores dimensões (10,25’’) com serviços conectados, bem como ambiente aprimorado por bancos dianteiros desportivos, revestimentos em tecido e pele, acabamentos cromados ou luz ambiente, fazem parte do Pack xPlus que se recomenda pela essência premium.

Mais do que ter oferta alargada de motorizações, as marcas precisam destas versões plug in para cumprir metas ambientais. O X3 xDrive30e é solução interessante para o mercado dos veículos de serviço/empresa/frotas, mas onde os ganhos reais de utilização (e na ecologia...) passam por carregar a bateria sempre que possível, aproveitando- se a autonomia elétrica.

Preço BMW X3 xDrive30e – 63.470 € (para clientes particulares)

Preço da unidade testada – 72.970 € 

Extras da unidade testada: Pack X Plus – 9500 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW X3

xDrive30e

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1998 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 184 cv/5000-6500 rpm
Binário 300 Nm/1350-4000 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 109 cv (80 kW)
Binário 265 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 11,15 kWh
Módulo Híbrido
Potência -
Binário -
Transmissão
Tração Integral
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. c/ triângulos duplos
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,708/1,891/1,676 m
Distância entre eixos 2,864m
Mala 450-1500 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 7jx18-225/60 R18
Pneus T 7jx18-225/60 R18
Peso 2065 kg
Relação peso/potência -
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 210 km/h
Acel. 0-100 km/h 6,1 s
Consumo médio 2,2 l/100 km
Emissões de CO2 49 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 25000 km
Imposto de circulação (IUC) 204,81 €

Medições

BMW

Acelerações
0-50 km/h 2,6 s
0-100 / 130 km/h 6/9,6 s
0-400 / 0-1000 m 14,2/26,1 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,8 s
60-100 km/h (D) 3,8 s
80-120 km/h (D) 4,1 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,3 / 9,3 m
Consumos
Consumo médio 4,5 l/100km
Autonomia 625 km

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