BMW M135i xDrive

Rapidíssimo

TESTE

Por José Caetano 01-05-2021 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

Na 3.ª geração da berlina compacta da marca de Munique, como topo de gama, M135i xDrive. A mecânica de 4 cilindros e 2 litros com sobrealimentação turbo ‘rende’ 306 cv, potência que corresponde ao ‘pedigree’ associado à imagem da divisão desportiva. À prova!

A BMW tem geração nova do compacto Série 1. Este F40 distingue-se dos dois antecessores, E81 (2004) e F20 (2011), tanto na diversidade de carroçarias (produz- -se apenas como berlina de 5 portas, devido ao decréscimo na procura das de 3) como pela disposição da mecânica, consequência de mudança importante na colocação dos motores, de longitudinais para transversais, e da passagem da tração traseira para dianteira. Todavia, mantém-se a hipótese de adoção do sistema de quatro rodas motrizes xDrive (equipamento de série no M135i).

Assim, colocou-se ponto final no elemento mais diferenciador do Série 1, no frente a frente com Audi A3 Sportback e Mercedes- -Benz Classe A, os alvos preferenciais do automóvel da BMW. No entanto, a abordagem radical dos alemães à conceção da geração nova do compacto não beliscou (muito) as credenciais dinâmicas de automóvel com desempenho melhor do que os adversários diretos, principalmente privilegiando-se a condução desportiva. Neste M135i xDrive, pelo menos, impressionaram-nos a agilidade e o tato preciso e seguro!

As qualidades dinâmicas explicam-se. Na versão de topo da gama Série 1, chassis à medida desenvolvido pelos especialistas da divisão M. Inclui direção com assistência variável – garantia de resposta mais direta (leia-se precisa e rápida) –, suspensão com regulações mais firmes dos amortecedores e menos 10 mm de altura livre ao solo, associação que beneficia muito a agilidade, por limitar os movimentos da carroçaria em curva, durante as transferências de massa, travões desportivos (identificam-no o azul das pinças) com discos de grandes dimensões ventilados internamente, para dissipação ótima do calor, condição para manutenção da capacidade até em piso molhado, e jantes de liga leve, de 19’’ (opcionais).

No Série 1 novo, mais recursos técnicos e tecnológicos com impacto na dinâmica, vide controlo de tração que tem nome próprio (ARB) e atua apenas nos limites da aderência, por beneficiar da integração na unidade de controlo no comando eletrónico do motor e não no módulo do programa de estabilidade, o que melhora a rapidez de resposta e reduz as perdas de aderência e os movimentos na direção muito comuns nos compactos com tração dianteira. Complementarmente, o BMW Performance Control intervém nas rodas interiores, em curva, para aumentar o ângulo de viragem e diminuir os riscos de subviragem.

No M135i xDrive, pacote aerodinâmico específico com impacto positivo na imagem do compacto, com os spoilers dianteiro e traseiro e as saias laterais a valorizarem muito a apresentação desportiva e o desempenho dinâmico de automóvel veloz (por exemplo, conduzindo- se a alta velocidade, a asa traseira promove a estabilidade, por reduzir as forças ascendentes no eixo...). E este BMW é um sprinter, devido à atuação combinada da mecânica de 4 cilindros e 2 litros e da caixa automática de 8 velocidades, de origem Aisin (substitui sistema da Getrag, de 7 velocidades e embraiagem dupla).

O 2.0 sobrealimentado por turbocompressor reage com doses massivas de energia aos movimentos no pedal do acelerador, com 450 Nm disponíveis às 1750 rpm e ativos até às 5000 rpm, o que garante disponibilidade imediata em todos os regimes. Já os 306 cv entram em cena só às 4500 rpm, mas cansam- se apenas às 6250 rpm. A BMW anuncia 0-100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima (limitada) a 250 km/h. São números desportivos! Sem surpresa, conduzindo-se depressa, os consumos ressentem-se. Reivindica-se média de 7,8 l/100 km, mas os 9,3 litros que medimos neste teste são muitíssimo mais realistas…A caixa adapta-se otimamente às características do motor e o sistema dispõe de modo manual ativado de forma sequencial em patilhas no volante, ação que valoriza muito a experiência desportiva… A rapidez da Steptronic depende do programa selecionado no botão de experiência na condução. Existem quatro e também afetam os desempenhos da mecânica de 4 cilindros, da direção e da climatização (contando-se com a suspensão adaptativa, a eletrónica também aumenta e diminui a firmeza do amortecimento): Eco, Comfort, Sport e Sport+.

No M135i xDrive, posto de condução estimulante. O banco tem desenho desportivo e regulações que facilitam a seleção de posição confortável, com apoios excelentes. O encosto integra apoio de cabeça decorado com o logótipo da M, o que empresta capacidade atrativa visual adicional ao compacto da BMW, sublinhando-lhe as credenciais desportivas acima da média.

A M, para acelerar nas vendas, aumentou a gama, privilegiando versões desportivas M Performance que não têm o posicionamento hiperagressivo dos topos de gama superpotentes. Os números confirmam o sucesso da empreitada, com progressão de 32,2% de 2018 para 2019, para recorde de 135.829 unidades. O M135i xDrive expressa muitíssimo bem os valores da divisão da BMW, por combinar chassis com qualidades atléticas acima da média com motor enérgico. E, assim, facilmente, condução excitante!

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Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW M135i

xDrive

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1998 cc
Alimentação Injeção direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 306 cv/4500-6250 rpm
Binário 450 Nm/1750-5000 rpm
Transmissão
Tração Integral permanente
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,319/1,799/1,434 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 380-1200 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 8jx18-225/40 R18
Pneus T 8jx18-225/40 R18
Peso 1600 kg
Relação peso/potência 5,22 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h
Acel. 0-100 km/h 4,8 s
Consumo médio 7,8 l/100 km
Emissões de CO2 176 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 239,37 €

Medições

BMW

Acelerações
0-50 km/h 1,9 s
0-100 / 130 km/h 4,9 / 9,3 s
0-400 / 0-1000 m 14,2 / 24,3 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 1,9 s
60-100 km/h (D) 2,7 s
80-120 km/h (D) 3,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,9 / 9 m
Consumos
Consumo médio 9,3 l/100km
Autonomia 537 km

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