Hyundai Kauai EV 64 kWh Vanguard

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TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 23-05-2021 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

Se na anterior geração a versão 100% elétrica do Kauai perdia um pouco do encanto estético da gama térmica, esta atualização aproxima-as na imagem, disfrutando ambas dos efeitos agora gerados pelas novas óticas e para-choques. E há mais novidades no interior! Teste à potente versão de 204 cv, cuja bateria de 64 kWh permite autonomia real a rondar os 500 km.

A Hyundai renovou o best-seller Kauai, SUV de génese utilitária que se soube impor comercialmente, entre outros argumentos, pela imagem impactante – de 2017 à atualidade, foram comercializadas na Europa mais de 228 mil unidades, das quais 53 mil da versão EV, lançada apenas em 2018. E assim continua nesta segunda fase de vida, com distinta personalidade assinada pelo efeito dos novos grupos óticos de tecnologia LED, continuando o EV a diferenciar-se pela grelha dianteira fechada, agora com a porta de carregamento frontal visível no lado esquerdo do para-choques. As alterações estéticas na traseira são menos evidentes face às da dianteira.

O habitáculo surge mais tecnológico e vanguardista, ao ganhar novo e bem mais atrativo painel de instrumentos de cluster totalmente digital de 10,25’’, com a decoração dos elementos informativos a variar consoante o modo de condução selecionado. Existe um cenário extra, com grafismo em formas de cubo, mas quanto a nós menos elucidativo face aos restantes. No topo da consola central surge um também novo monitor tátil de 10,25’’ a comandar o apurado e completo sistema de infoentretenimento, incluindo fileira de teclas de acesso direto a alguns menus – anteriormente, esses botões surgiam nas laterais do monitor. A maioria dos restantes elementos foi mantida, caso do comando da climatização automática ou mesmo a solução de botões na consola central, entre bancos, para seleção da caixa automática. Um pouco mais recuado, o comando dos modos de condução: Eco, Normal e Sport, existindo ainda modo Eco+ que obriga a uma pressão mais prolongada no botão. Os níveis da capacidade regenerativa da bateria podem ser controlados através das patilhas no volante.

O sistema de infoentretenimento inclui vasto leque informativo sobre a eletrificação, dando ideia de tempos de carga da bateria mediante a potência da rede – carregador embarcado para 10,5 kW em corrente alternada (um pouco menos de 7 horas para uma carga total), aceitando um máximo de 100 kW em contínua (cerca de 50 minutos para subir dos 0 aos 80%) – ou parcela  de gastos efetivos dos consumíveis do veículo (caso da climatização ou do sistema elétrico). Outras novidades: mais serviços conectados através da aplicação Bluelink para gestão de funcionalidades do veículo, à distância, via telemóvel, e um anova iluminação ambiente na zona dos pés do condutor e passageiro. Para momentos mais zen, o sistema de som inclui sons, ao vivo, de ambientes da natureza…

A gestão eletrónica da bateria de 64 kW desta versão topo de gama foi aprimorada na fase final de vida da anterior geração, em que a Hyundai aumentou a autonomia anunciada para os atuais 484 km em ciclo WLTP, correspondendo a consumo médio de 14,7 kWh/100 km. Mas, na verdade, durante o período deste teste por todo o género de estrada incluindo muitos percursos fora do pára-arranca citadino, registámos consumos médios na ordem dos 13,5 kWh/100 km, dando azo a mais de 500 km de autonomia, mesmo incluindo acelerações vigorosas, onde vêm ao cimo os feitos dos 204 cv e 395 Nm! Também os valores das acelerações por nós aferidas são em tudo melhores face às anunciadas, com este Kauai EV de 64 kW a ser um autêntico foguete por entre o trânsito citadino, além de não se acanhar em continuar a proporcionar rápidas acelerações mesmo partindo de velocidades mais elevadas – esta costuma ser uma fragilidade da maioria dos motores elétricos, que pouco gostam de lidar com ritmos acima dos 100/120 km/h.

Este feitio de ‘acelera’ com instantâneas descargas de binário (embora seja bom saber que temos sempre poder de fogo sob o pé direito, digamos que um SUV destas características não precisaria de tanta potência, pelo que acreditamos que as performances da versão de 136 cv e bateria de 39 kWh servirá bem os requisitos de uma vida cosmopolita) acaba por criar alguns problemas de motricidade ao eixo dianteiro que se fazem sentir pela direção de pouca consistência informativa, mas perfeitamente ajustada face às pretensões familiares do Kauai. De facto, a generosa autonomia, que mesmo em cenários de autoestrada permitirá percorrer cerca de 450 km sem recarregar a bateria, é um garante de tranquilidade e de versatilidade, alargando o espetro de utilização do Kauai EV 64 kW muito além da vida nas cidades. A suspensão é suave nos bons pisos, mas todo o conjunto evidencia algumas trepidações à passagem por irregularidades (o peso do conjunto é elevado…), com especial incidência em tampas de esgotos e bandas sonoras, onde se for necessário travar, o Kauai pode perder a compostura e alongar distâncias de imobilização. O isolamento face ao exterior também não é perfeito, sentindo-se muito o ruído de rolamento e algum de origem aerodinâmica.

Esta versão Vanguard, no topo da gama Kauai, com preço de 44.275 € para clientes particulares (que fica em 40.780 € com recurso a solução de financiamento da marca; e os clientes empresariais somam os vários benefícios fiscais de aquisição de modelo 100% eletrificado) expressa-se numa justa oferta de equipamentos, incluindo câmara traseira de ajuda ao estacionamento, estofos em tecido e pele, rebatimento elétrico dos retrovisores, iluminação LED, carregador indutivo para smartphone, navegação e pintura exterior de dois tons. Some-se, ainda, garantia geral de 7 anos.

Preço Kauai EV 64kWh Vanguard – Desde 40.780 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI KAUAI

EV 64 kWh Vanguard

Motor
Tipo Motor elétrico, síncrono
Potência 204 cv
Binário 395 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade útil 64 kWh
Tempo de carga (0-80%) 47m (100 kW)
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 1 velocidade
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Duplos triângulos
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,205/1,800/1,570 m
Distância entre eixos 2,6m
Mala 332-1114 litros
Depósito de combustível -
Pneus F 7jx17 - 215/55 R17
Pneus T 7jx17 - 215/55 R17
Peso 1760 kg
Relação peso/potência 8,6 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 167 km/h
Acel. 0-100 km/h 7,9 s
Consumo médio 14,7 kWh/100 km
Autonomia 484
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão -
Bateria 15000
Imposto de circulação (IUC) 0 €

Medições

HYUNDAI

Acelerações
0-50 km/h 3 s
0-100 / 130 km/h 6,9 s
0-400 / 0-1000 m 15,1 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,7 s
60-100 km/h (D) 3,3 s
80-120 km/h (D) 4,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 38,6 /10,3 m
Consumos
Consumo médio 13,2 kWh/100km
Autonomia 500 km

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